Jornal do Cariri
Cariri ganha ministro do STJ com sabatina confirmada
24/10/23 0:00

Há uma euforia da classe política, mas principalmente jurídica do Cariri, com a confirmação que a Comissão da Constituição e Justiça do Senado Federal agendou, para esta quarta-feira (25), a sabatina do desembargador caririense Teodoro Silva Santos, para a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A CCJ do Senado irá colocar o nome de Teodoro Silva Santos para exame, juntamente com outros dois nomes indicados pelo presidente Lula para o STJ: Daniela Teixeira, do Distrito Federal, e desembargador Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Aprovada pela CCJ, provavelmente ainda na quarta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, coloca essa indicação como pauta do pleno de senadores. Assim, a posse do ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, será marcada para a primeira quinzena de novembro. Com a chegada de Teodoro Silva Santos no Superior Tribunal, o Ceará passa a contar com dois entre 33 ministros do STJ. O outro cearense é o ministro Raul Araújo, que hoje compõe também como titular o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A posse do novo ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, tem o mérito de aumentar a representatividade nordestina na Corte Superior.

Cid Gomes troca de candidato na Assembleia
O Cariri só tem chances de assumir a presidência da Assembleia se o atual 1º vice-presidente, Fernando Santana, for o candidato do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana. A outra alternativa para o Cariri voltar a ocupar tão importante cargo, o líder do PDT, Guilherme Landim, foi rifado por seu padrinho político, o senador Cid Gomes. Diante das resistências da candidatura de Guilherme Landim no Abolição e, pessoalmente, aos aliados de Elmano, pois apoiou à candidatura de Roberto Cláudio ao Governo do Ceará, no ano passado, Cid Gomes resolveu adotar um plano “b” para retomar sua influência e sonhar com uma reeleição ao Senado, hoje descartada. Tanto, que o próprio Cid Gomes comunicou ao ministro Camilo não ser candidato a senador. A ideia de Cid Gomes foi trocar o nome de Guilherme Landim pelo deputado e, hoje secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho. Aliado de Elmano, Salmito não votou em Roberto Cláudio e conquistou o respeito de Elmano e Camilo. Só que a manobra de Cid/Salmito esbarra na vontade do presidente Evandro Leitão, de emplacar o seu sucessor. E o candidato de Evandro não é nem Guilherme Landim, muito menos Salmito Filho.

Evandro Leitão não esconde nomes preferidos
O presidente da Assembleia, Evandro Leitão, é simpático ao lançamento de Fernando Santana a sua sucessão. A legislação brasileira impede uma segunda reeleição de Evandro Leitao, que deixou o PDT e está se filiando ao PT, por onde tenta viabilizar sua candidatura à prefeito de Fortaleza. Disputará essa indicação com a deputada Luizianne Lins. A estratégia de Evandro Leitão é aprovar prévias no partido. Já Luizianne acredita ter o apoio de 2/3 mais 1 da maioria do diretório municipal, barrando as prévias e aclamando o seu nome como a candidata petista à sucessão do prefeito José Sarto. Agora, mesmo focado na sua candidatura dentro do PT, o presidente Evandro Leitão quer influenciar na indicação do seu sucessor. Daí, não esconder sua preferência por seu vice-presidente, Fernando Santana. Contudo, se essa opção estiver indisponível por sua candidatura a prefeito de Juazeiro, os nomes na fila para suceder Evandro com o seu apoio são os deputados estaduais Romeu Aldigueri e Osmar Baquit, ambos do PDT e que ajudaram a eleger o governador Elmano e Camilo senador. É bom que fique registrado, que Evandro Leitão não tem veto a Guilherme Landim. Apenas tem a justificativa de apoiar um deputado que ficou ao seu lado e de Elmano na campanha eleitoral de 2022.

Giovanni ciente do avanço de Davi e Raimundão
O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, tem demonstrado muito incômodo com o avanço do deputado estadual Davi Macedo e do seu pai, o ex-prefeito Raimundão. Os dois estão nas ruas, fazendo o que sabem melhor: promover encontros com a população e articulando com as lideranças. Giovanni é pré-candidato a prefeito, mas defende o nome do deputado estadual Fernando Santana. Sabe que o avanço de Raimundão e Davi tornará a negociação pela vice de Fernando Santana mais difícil. Raimundão e Davi terão mais poder para fazer essa indicação. Que Raimundão é base do Governo Elmano, não se discute, mas a disputa de Giovanni é pela nomeação do nome de Diogo Machado, genro de Gilmar Bender. Apesar da aproximação de Giovanni com o ministro Camilo Santana, ele sabe bem que a força eleitoral de Davi e Raimundão o desfavorece na briga pela vice de Fernando Santana.

Darlan ataca mais uma vez Capitão Vieira
Na sessão de terça-feira (17), na Câmara de Juazeiro do Norte, ninguém entendeu nada sobre a reação virulenta do ex-presidente Darlan Lobo contra o presidente Capitão Vieira Neto. Darlan aproveitou a ausência de Vieira e a inexperiência do vice Raimundo Júnior, para mostrar sua força. Reclamou da divulgação da pauta da sessão, o que foi concedido, e anunciou que ingressou novamente no Ministério Público para anular a eleição que levou Vieira à presidência da Casa. Para a grande maioria dos vereadores, essa questão já está superada e decidida pela Justiça. Darlan avalia que houve erro no processo eleitoral e que precisa ser corrigido. Não teve apoio de nenhum dos vereadores, inclusive, os que estavam ao seu lado na época da eleição. Nos corredores da Câmara, a avaliação é que essa atitude inesperada de Darlan é uma tentativa de voltar a ser ouvido sobre às decisões do Legislativo juazeirense. Mas, se depender da atual Mesa, ele continuará isolado. Se tornou inconfiável.

Glêdson começa a montar sua base para a reeleição
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, está sentindo o isolamento em que foi colocado na política local. E tem sido muito criticado por isso. Para reverter esse quadro, Glêdson reuniu seus aliados para um café, na sexta-feira (20), para conversar sobre a sua reeleição. Estavam presentes o empresário e ex-candidato a prefeito, Gilmar Bender, e seu genro Diogo Machado. Também compareceu o médico Daniel Sóracles, o ex-vereador Tarso Magno, o secretário executivo de Saúde, Roberto Sampaio, e o casal Paulo e Andrea Landim, hoje, com o comando do PSDB de Juazeiro. Esse grupo tem demonstrado estar aliado ao prefeito, mas tem feito críticas sobre o afastamento político dele com a classe política. Glêdson prometeu se abrir mais às articulações e pediu ajuda aos aliados para avançar na montagem do seu palanque.

Disse me disse…
Deputado Yury do Paredão esteve reunido com presidente estadual do MDB Ceará, Eunício Oliveira, em Brasília.

No encontro, Eunício e Yury debateram o as eleições municipais do ano que vem. Discutiram fechar acordos em vários municípios do Cariri.

Sim, Eunício abriu as portas do MDB para filiar Yury do Paredão, assegurando o partido para que Yury possa ter tranquilidade na sua luta pela reeleição em 2026.

O vereador Luís Carlos está ameaçando deixar a base governista no Crato. Luís Carlos teme o desgaste da Câmara no caso Aegea Saneamento.

Na contramão da posição adotada pela base, Luís Carlos tenciona pela fiscalização do contrato e admite ir à Justiça para desmembrar a cobrança da água e do esgoto.

O PCdoB de Juazeiro realizou sua conferência no sábado e elegeu os novos dirigentes com o estudante Artur Brito na presidência.

Artur Brito derrotou Aurélio Matias. A surpresa calou fundo o ex-senador Inácio Arruda, presente ao evento. Inácio não falou sobre sucessão municipal em Juazeiro do Norte.

Desculpe a ignorância, após confessar ter sido covarde nas eleições estaduais do ano passado, Cid Gomes vai admitir ter traído o irmão Ciro Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ