Jornal do Cariri
Cariri elege quatro deputados estaduais e três federais 
O governador eleito Elmano de Freitas (PT) contará com apoios de parlamentares reeleitos que integram a base de apoio ao governador petista
Imagens: Reprodução/ Redes Sociais
Robson Roque
04/10/22 8:00

A região do Cariri elegeu quatro deputados estaduais e três federais neste domingo (02). No cenário local, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) contará com os apoios de Fernando Santana (PT), Davi de Raimundão e Danniel Oliveira (ambos do MDB), parlamentares reeleitos que integram a base de apoio ao governador petista. Elmano sinalizou a necessidade de ter suas pautas apoiadas pelos deputados do PDT, partido com a maior bancada na Assembleia Legislativa do Ceará e do qual o caririense Guilherme Landim é filiado. 

No cenário nacional, além da eleição de Camilo Santana (PT) ao Senado, o pleito deste ano marcou o retorno à Brasília, para atuar na Câmara Federal, do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Junto dele, estarão outros dois caririenses: Idilvan Alencar (PDT), reeleito com 187.433 votos, um crescimento de 21% em relação à eleição de 2018; e o empresário Yury do Paredão (PL), que assume um cargo político pela primeira vez com 90.425 votos.

José Guimarães (PT), André Figueiredo (PDT), Eunício Oliveira (MDB), Idilvan Alencar (PDT) e Yuri do Paredão (PL) foram, nesta ordem, os candidatos à Câmara Federal com a maior quantidade de votos na região. Candidatos não naturais do Cariri, mas que mantêm ligação com a região, também receberam votações expressivas. São os casos de José Guimarães, André Figueiredo (PDT), Domingos Neto (PSD), Fernando Pessoa (UB) e José Airton Cirilo (PT). 

O deputado estadual Nelinho (MDB), agora suplente a deputado federal, mantém a expectativa de assumir o cargo, caso Eunício se torne ministro em um eventual novo governo de Lula. Dois ex-prefeitos caririenses também estão na suplência: Arnon Bezerra (PDT), de Juazeiro do Norte, a deputado federal, e Moésio Loiola (PP), de Campos Sales, a estadual.

Outros suplentes são os vereadores Pedro Lobo (PT), Lucas Brasil (PCdoB), Thiago Esmeraldo (PP), Jacqueline Gouveia (MDB) e Mariângela Bandeira (MDB), que obtiveram menos voto do que a ex-candidata a prefeita do Crato, Zuleide Queiroz (PSOL), também suplente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ