Cariri é contemplado com Plano Estadual para População em Situação de Rua
Cerca de 90 pessoas participaram do encontro regional no Cariri
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
26/08/25 9:00

Construído de forma participativa, o Plano Estadual para População em Situação de Rua foi oficialmente lançado pelo Governo do Ceará e deve alcançar todas as regiões do Estado – inclusive o Cariri, que recebeu encontros regionais e será uma das contempladas com a iniciativa. O documento foi elaborado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em parceria com o Conselho Estadual de Garantia de Direitos para a População em Situação de Rua e Superação de Rua (Cepop). A entrega e a assinatura do projeto foram feitas em 19 de agosto, data que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

De acordo com Lidiane Rebouças, secretária-executiva da Cidadania e Políticas sobre Drogas, o encontro regional no Cariri reuniu cerca de 90 pessoas no Auditório da Universidade Regional do Cariri (Urca). Como explicou, a discussão nos encontros era realizada em eixos, considerando como temas principais Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados. “Em cada um dos eixos, eram sugeridas propostas que também serviram de base para as discussões do encontro estadual e das propostas e metas apresentadas no Plano”, contou Lidiane.

Desta forma, ela destaca que as ações do Plano são desenhadas para todo o Estado e têm como ponto central a articulação com os municípios para que as ações tenham capilaridade. Ela destacou, inclusive, que muitos pontos apontados nas discussões são competências municipais e já passam a integrar as ações das gestões municipais, que esteve junto nas discussões regionais.

Ações no Cariri

De acordo com Lidiane Rebouças, a SPS atualmente já executa ações na região, com destaque para os programas Prevenção e Cuidado na CE, que leva atendimento aos municípios, com ações de cuidado, redução de danos, formação de profissionais e sociedade civil; +Papo +Atitude, com a realização de rodas de conversas nas escolas públicas estaduais; e Resenha da Prevenção, que atua de forma preventiva ao uso de drogas, por meio de projetos comunitários esportivos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE