Cariri discute candidaturas de primeiras-damas na disputa deste ano
Primeiras-damas são opção para aumentar representatividade
Fotos: Reprodução de redes sociais
Madson Vagner
13/01/26 0:00

As especulações políticas para as eleições deste ano apontam para um fato inédito na região: a possibilidade de ter pelo menos cinco primeiras-damas na disputa por uma vaga para deputadas. Na maioria dos casos, os movimentos são articulados por aliados dos prefeitos, que almejam maior protagonismo político na região.

Para os gestores municipais, candidatar as esposas retrata a possibilidade de ter uma representação direta, com voz, na Assembleia Legislativa, o que pode facilitar nas articulações junto ao Governo do Estado. A discussão mais recente aconteceu em Farias Brito, onde aliados do prefeito Deda Pereira defendem a pré-candidatura da primeira-dama, Liege Feitosa (PDT). Liege e Deda não confirmam a pretensão.

Além de Liege, o nome da primeira-dama de Barbalha, Catiane Landim (PT), também é especulado por aliados, mas também não é confirmado pelo prefeito Guilherme Saraiva. Apesar de não admitir a pré-candidatura, o gestor avalia a necessidade de uma conversa com o ministro Camilo Santana (PT) para tratar sobre o assunto. A ideia da base é ter um nome local na disputa para deputado estadual, para dobrar com o deputado Fernando Santana, candidato a federal.

Com os nomes mais consolidados na disputa, as primeiras-damas de Juazeiro do Norte, Sandra Cavalcante (Podemos), e de Lavras da Mangabeira, Izabely Alencar, as pré-candidaturas já são discutidas abertamente pelos prefeitos Glêdson Bezerra (Podemos) e Ronaldo da Madeireira (PSD), respectivamente.

Quem também discute uma pré-candidatura da sua primeira-dama é o prefeito de Potengi, Salviano Alencar (PDT). O nome de Alessa Alencar é colocado como alternativa para o Cariri Oeste, que segundo Salviano, tende a ficar sem representatividade na Assembleia Legislativa.

Entre os nomes cogitados para a disputa, Sandra Cavalcante é a única para disputa de deputada federal. A primeira-dama e chefe de Gabinete deve fazer parceria com o presidente da Câmara de Juazeiro, Felipe Vasques (Agir).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE