Jornal do Cariri
Cariri deu vitória a Elmano com média de 70% de votos
04/10/22 0:00

O candidato do PT ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas, superou todas as expectativas e venceu as eleições no 1º turno. A confirmação da vitória veio por volta das 20h, com cerca de 86% das urnas apuradas e a margem percentual de 52% superada por Elmano. O resultado surpreendeu pelas previsões de 2º turno apontadas nas últimas pesquisas sobre intenção de votos.

Com 100% das urnas apuradas, Elmano ficou com 54,02%, seguido de Capitão Wagner (União Brasil), com 31,72%, e Roberto Cláudio (PDT), com 14,14% dos votos válidos. A margem de votos que decidiu a eleição no 1º turno para Elmano veio da região do Cariri, onde o petista venceu nos 29 municípios, sempre com mais de 50% dos votos. O percentual mais baixo, 52%, foi registrado em Brejo Santo.

Entre os municípios que mais se destacaram pelo maior percentual, estão Araripe (86,26%), Farias Brito (84,94%), Assaré (82,01%) e Campos Sales (80,56%), que superam a casa dos 80%. Entre os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC), além de Farias Brito, se destacam Santana do Cariri (79,27%), Crato (79,10%) e Jardim (75,08%). Em Juazeiro do Norte, Elmano alcançou 68,80% dos votos e Barbalha 67,35%. Na média entre os nove municípios, Elmano superou os 71% dos votos. Capitão Wagner recebeu cerca de 18% e Roberto Cláudio 7% dos votos.

Logo após o resultado, Elmano se disse surpreso com a vitória em 1º turno. “Estava preparado para uma eleição de dois turnos. Nossa meta sempre foi terminar em primeiro, no 1º turno”, disse, destacando que a boa recepção, principalmente no interior, levou à análise sobre uma vitória no 1º turno, mas sempre com cautela.

Elmano reconheceu a liderança do ex-governador Camilo Santana (PT), eleito senador, seu principal cabo eleitoral. “O cearense compreendeu a mensagem que nós levamos, que o Estado teve nos últimos anos. E precisa avançar. A minha alegria é saber que o Ceará está entregue em boas mãos”, disse Camilo.

Já como governador eleito, Elmano destacou a condição favorável para enviar e discutir mensagens do novo governo com os deputados estaduais que foram eleitos. Elmano afirmou que terá muita tranquilidade para ouvir as sugestões daqueles que farão oposição ao seu governo. “Acho que temos que ter em mente que todos querem o melhor para o Ceará,” avaliou.

Lula X Bolsonaro

Assim como Elmano, o ex-presidente Lula também teve votação expressiva no Cariri, vencendo com folga nos 29 municípios caririenses. O petista teve uma média de 81,66% no somatório da região: o menor percentual foi registrado em Juazeiro do Norte (72,53%), maior colégio eleitoral da região, enquanto o maior porcentual foi em Araripe (87,88%). No Cariri, o presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve uma média de 11,58% de votos, sendo Barbalha, com 20,28%, e Araripe com 6,78%, as cidades com maior e menor percentual para o presidente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ