Cariri demonstra mais força que o Ceará e o Nordeste
01/11/22 0:00

O resultado da eleição presidencial no Cariri chama a atenção pela firmeza e unidade do pensamento político sobre o cenário nacional, desde o primeiro turno. A média acima de 82% dos votos em 26 dos 29 municípios mostra que a política nacional está acima das disputas municipais. O desempenho melhor que o do Ceará e do Nordeste, ambos na casa dos 69%, é o maior já recebido para um candidato na história. Na carona do resultado, muitos prefeitos tentam aparecer como responsáveis pelo sucesso nos seus municípios. Esquecem que seus verdadeiros desempenhos, medido para 2024, ficou no primeiro turno com a votação de seus estaduais e federais. Se a força dos gestores estivesse estampada no resultado deste segundo turno, prefeitos como Cicero de Deus (Araripe) Edson Veriato (Potengi) e Dariomar Rodrigues (Altaneira), seriam quase incontestáveis. Seus municípios deram mais de 90% dos votos a Lula. Vale salientar, os prefeitos estão longe de ser unanimidades.

Fernando reafirma parceria com Marcone em Aurora

Rumores de que o deputado estadual reeleito Fernando Santana, estaria prestes a romper com o prefeito de Aurora, Marcone Tavares, foi desmentido pelo prefeito e reafirmado por Fernando. A dúvida ficou no ar, após a saída da secretária de Ação Social, Ana Lúcia, fiel a Fernando na gestão Marcone. Fernando foi o mais votado em Aurora, com uma votação histórica, com mais de 37% dos votos. Deixou para trás nomes como Davi de Raimundão, com 20%, filho do município. A oposição tem requerido a maior votação, no conjunto, com o apoio aos candidatos a federais, como Carlos Macedo, Yury do Paredão e Eunício Oliveira. Para Marcone, a oposição terá que provar isso nas urnas em 2024.

Em Barro, Câmara e prefeito sobem o tom

Como esperado, a oposição de Barro encurralou o prefeito George Feitosa. Na segunda quinzena de outubro, a maioria na Casa rejeitou projetos como o que trata da contratação de cuidadores e profissionais de apoio para a educação, mesmo com avaliação de urgência. Outro projeto, o que trata de concessão de crédito, para a construção de um novo local para a “Feira dos Animais”, também não convenceu os parlamentares. O prefeito reclamou da falta de atenção a Educação e o desenvolvimento. Mas, George não ficou apenas na defensiva; foi às rádios e escancarou: tem uma auditoria que mostra um rombo de R$ 2,3 milhões no Fundeb. Se o Ministério Público Federal entrar, alguém vai responder por improbidade.

Zé Helder, o todo poderoso de Várzea Alegre

Questionada a liderança, ao dar em média 25% dos votos para seus candidatos a estadual (Guilherme Landim) e federal (Domingos Neto), apesar das primeiras colocações, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, mandou recado aos críticos: os votos do Município pertencem a ele. Zé Helder garantiu que a oposição tem os 20% dados a Capitão Wagner já que a votação de Roberto Cláudio teve sua permissão no apoio do vice, Fabrício Rolim. Permissão dada também ao presidente da Câmara, Alan Salviano os vereadores Robério Vieira, Ciete do Sindicato e Robério Vieira, além de outros como Carlos Kleber, Pedro Sátiro e o médico Carlyle Aquino, para votarem em outros nomes a estadual e federal.

Enquanto isso...

Claro, Zé Helder requereu pra si os votos de Elmano, Camilo e Lula, que ficaram, respectivamente, com 75%, 82% e 79%. E que fique claro: quem quiser ser candidato em 2024, tem que pedir permissão ao “todo poderoso”.

Agora é esperar mais uma declaração de Zé Helder, sendo o dono dos 83,07% dos votos dados a Lula neste segundo turno. O problema para Zé Helder é que ensaia um racha, enquanto ele se joga confete.

Em Granjeio, quem promete estar de volta ao jogo da sucessão municipal é o ex-prefeito Raimundo Duclieux, o Dr. Gudy, que teve suas contas de 2016 aprovadas por unanimidade pela Câmara no dia 24.

Dr. Gudy teve outras duas contas aprovadas e resta apenas a 2013, que teve empate em 4 a 4 e que deve ir ao Judiciário. A última aprovação jogou uma dúvida sobre a base do prefeito Chico Clementino. Será?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ