JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Cariri contra o abuso sexual
Foto: Marcello Casal Jr.
20/05/25 0:00

Neste domingo, 18 de maio, municípios da região do Cariri realizaram mobilizações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Porteiras, adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) lançaram um curta-metragem intitulado “Eu te escuto”, sobre o abuso sexual. O filme traz uma narrativa forte e necessária sobre os perigos do abuso e a importância de denunciar. A Secretaria de Proteção Social de Milagres reforçou o compromisso com a proteção da infância e juventude, e segue trabalhando com o apoio do Conselho Tutelar e outros equipamentos de proteção à criança e ao adolescente. A prefeitura de Barro destacou que é necessário garantir um futuro seguro, digno e  cheio de amor para todas as crianças.

São João

O prefeito de Granjeiro, Chico Clementino, anunciou, por meio das redes sociais, uma nova edição do tradicional São João do Povo, uma festa feita para a população de Granjeiro e para todos os visitantes que pretendem celebrar as festas juninas na cidade.

Lixo

Alunos do ensino médio de Salitre foram à Câmara Municipal da cidade para apresentar um projeto sobre descarte consciente de lixo. O trabalho dos estudantes foi apresentado pelo vereador Silvio Pinto, e recebeu apoio dos demais parlamentares.

Encontro

O Cras de Jati promoveu um encontro  com  crianças e  cuidadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, celebrando o Dia Nacional da Família. O momento seguiu um cronograma cheio de afeto, trocas e aprendizado.

Conscientização

A Secretaria Municipal de Saúde de Campos Sales promove ações de conscientização e prevenção em quatro  campanhas: Maio Vermelho: dedicado a Prevenção e Controle das Hepatites Virais e Combate ao Câncer Bucal;  Maio Roxo: alerta para a conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais; e o Maio Cinza: voltado para o Combate ao Câncer Cerebral.

Cassação em Abaiara

A Justiça Eleitoral de Abaiara decidiu, em primeira instância, pela cassação dos mandatos do prefeito Ângelo Furtado Sampaio (PT), do vice-prefeito Ricardo Leite de Figueiredo, do vereador João Sampaio Martins Neto (MDB) e do ex-prefeito Francisco Joaquim Sampaio, por prática de compra de votos nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada com base em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pela comissão provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Abaiara. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Professor Angin (como é mais conhecido) afirmou que recebeu a notícia com surpresa, mas de consciência limpa. “Todos vocês sabem que eu sempre caminhei dentro da lei, mas a verdade vai parecer”, disse. O prefeito vai recorrer da decisão, e permanecerá no cargo.

Contas desaprovadas

A Câmara Municipal de Aurora confirmou a desaprovação das contas de governo, referentes ao exercício financeiro de 2020, de responsabilidade do ex-prefeito João Antônio de Macêdo Júnior, conhecido como Dr. Júnior Macêdo. A medida foi formalizada pelo presidente da Casa, vereador Osasco Gonçalves (PT), por meio do Decreto Legislativo nº 02/2025, promulgado na última sexta-feira (16). A decisão segue o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), que recomendou a rejeição das contas. Durante a 12ª Sessão Ordinária da atual legislatura, o projeto obteve seis votos favoráveis à aprovação das contas e cinco contrários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE