Jornal do Cariri
Cariri concentra 35% da demanda psicossocial da Defensoria Pública
Juazeiro e Crato foram responsáveis por 764 dos 2.159 atendimentos na Defensoria Pública do Ceará
Conflitos familiares predominam entre atendimentos. Foto: Agência Brasil
Jaqueline Freitas
07/06/20 19:00

No último mês de maio, cerca 35% dos atendimentos psicossociais da Defensoria Pública do Estado (DPCE) foram do Cariri. Os atendimentos aconteceram nos núcleos de Juazeiro do Norte e Crato. O quinto mês deste ano de 2020 foi responsável pelo melhor desempenho do serviço psicossocial da Defensoria, que realizou 2.159 atendimentos no Estado, sendo 764 nesta região. Em relação a maio do ano passado, quando as equipes registraram 1.790 atendimentos, o aumento foi de 20% no Ceará.

Boa parte da demanda trata-se de conflitos familiares, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia e regulamentação de convivência, além de orientações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o trabalho das equipes acontece somente por telefone. “Este é, sem dúvida, um dos momentos mais desafiadores, pois a adaptação ao atendimento remoto teve que ser abrupta e imediata [por causa da pandemia]. Há prós e contras, mas com esse sistema temos conseguido realizar atendimentos das mais variadas demandas e, felizmente, atingindo excelentes resultados”, avalia a psicóloga do serviço caririense, Aparecida Gonçalves.

Para a defensora geral Elizabeth Chagas, a disponibilidade do setor em meio a pandemia é essencial à população. “Nossos assistidos estão em uma situação de extrema vulnerabilidade e o apoio psicossocial é fundamental. Sabemos que, em meio à pandemia, os cuidados com a saúde mental precisam ser redobrados: ansiedade, conflitos, insegurança, tristeza, alcoolismo e outros problemas tendem a se agravar diante do isolamento social e as incertezas”, diz.

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