Cariri avança na medicina regenerativa com cirurgia usando células-tronco
Intervenção inédita amplia perspectivas de recuperação acelerada
Foto: Divulgação
Natália Alves
09/12/25 9:00

O Cariri receberá, nos próximos dias, uma cirurgia inédita na região: o procedimento utiliza células-tronco autólogas, retiradas do próprio paciente, para estimular a regeneração celular de tecidos e favorecer a cicatrização. A intervenção cirúrgica será realizada no Hospital do Coração do Cariri (HCC), em Barbalha, gerenciado pela Fundação Otília Correia Saraiva, que também gerencia o Hospital Santo Antônio.

A cirurgia será realizada em um paciente recém amputado. A aplicação das células-tronco diretamente na área da ferida estimula a regeneração celular, acelera o fechamento da lesão e diminui o risco de infecções. Por ser um material retirado do próprio paciente, as chances de rejeição são significativamente menores.

A médica Renata Pereira explica que o procedimento é feito em um sistema de circuito fechado: primeiro é feita a retirada do tecido adiposo do paciente, de onde são isoladas as células-tronco, em seguida, o material passa por etapas de lavagem e microfragmentação, até ser preparado para aplicação. “Ele é uma esteira, onde a gente vai fazer a retirada do material autólogo, do tecido adiposo, das células-tronco do paciente”, pontua.

O procedimento será feito sob anestesia local, e a expectativa é que o paciente esteja apto a deixar o hospital em até 24 horas. Segundo a equipe médica, a técnica favorece uma recuperação mais ágil e eficaz, sobretudo em situações mais delicadas, como casos de amputação. “Ele vai poder estimular, potencializar, agilizar, trazer rapidez nessa regeneração, no processo de cicatrização”, destaca Renata.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE