Cariri aplica somente 71% das doses recebidas
Região tem como meta vacinar 175.028 pessoas
Crédito: Tatiana Fortes e Nivia Uchoa
Robson Roque
13/04/21 8:30

A vacinação contra a covid-19 avança no Cariri com a ampliação da faixa etária de vacinação, a exemplo do público entre 60 a 69 anos. Apesar disso, apenas Araripe e Várzea Alegre superaram, na segunda-feira (12), a meta populacional de imunizar pessoas de grupos prioritários com a primeira dose de imunizantes. Com meta de vacinar 3.859 pessoas que se enquadrem nos critérios de prioridade, Araripe vacinou 5.109. Várzea Alegre, que tem como objetivo a imunização de 8.041 pessoas, aplicou 8.682 primeiras doses.

A região do Cariri encontra-se com 71,24% da meta: os 29 municípios caririenses devem vacinar 175.028 pessoas e aplicaram 119.765 primeiras doses, até o fechamento desta edição, na segunda-feira (12). Restam, portanto, 50.335 integrantes de grupos prioritários a serem imunizados. Na segunda fase, já foram aplicadas as primeiras doses em 36.902 pessoas de 60 a 64 anos e 13.558 na faixa etária de 65 a 69 anos, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Ceará na sexta-feira (9). As informações sobre a segunda fase não foram atualizadas pelo Jornal do Cariri porque os dados não estavam disponíveis no IntegraSus, nesta segunda-feira (12), no fechamento desta edição.

Altaneira (37,43%) ainda não imunizou sequer metade do público prioritário previsto. Outros 16 municípios estão com média abaixo da registrada pelo Cariri, oscilando entre 60,79%, no caso de Salitre, e 69,90%, no caso de Antonina do Norte. Abaiara, Granjeiro, Milagres, Nova Olinda e Penaforte estão na casa dos 70%, enquanto abaixo de Araripe e Várzea Alegre, superando 80% de imunizados, estão apenas Farias Brito, Missão Velha, Porteiras, Potengi e Santana do Cariri.

Em termos de Crajubar, epicentro da pandemia na região, Crato registra 65,69%. O Município imunizou 14.225 pessoas em sua meta de 21.652 doses. Juazeiro do Norte, que precisa aplicar 42.950 primeiras doses, contabiliza 66,59% de imunizantes administrados, ao ter vacinado 28.601 pessoas. Barbalha soma 6.869 cidadãos imunizados, o que perfaz 65,46% da meta de imunização, que é de 10.492 doses de primeira aplicação.  

Batendo meta

O secretário de Saúde de Várzea Alegre, Ivo Leal, revela que o Município concluiu, na última sexta-feira (09), a vacinação das primeiras doses de pessoas com idade acima de 60 anos. “Iniciamos com a vacinação dos profissionais de saúde da rede pública, depois da rede privada, como também, ao mesmo tempo, a vacinação dos idosos acima de 75 anos”, explicou. A partir desta terça-feira (13), o Município dá início à segunda dose dos idosos. Na véspera, os primeiros profissionais das forças de segurança receberam a imunização. Neste momento, dez policiais foram vacinados com a primeira dose. “Vamos ficar aguardando chegar mais para continuar essa vacinação”.

Conforme o secretário, o Município segue as orientações contidas no plano estadual de operacionalização da vacinação contra a covid-19. Cada lote recebido pela Secretaria Municipal de Saúde é precedido de determinações, “de maneira que estamos seguindo essas orientações e fazendo a prestação de contas como deve ser feita”, diz Ivo. A campanha de imunização em Várzea Alegre é feita por 15 equipes de vacinados distribuídas no território municipal, seja na área urbana ou na rural, mediante levantamento feito pelos agentes comunitários de saúde.

“Temos conseguido cumprir a meta. Somos um dos municípios que mais tem vacinado no Ceará. A cada semana, quando recebemos os lotes de vacinas, a gente segue a vacinação sem medir esforços. Muitas vezes, ultrapassando a carga horária de trabalho, vacinando fim de semana. A nossa missão é alcançar todas as pessoas e imunizar o mais rápido possível, principalmente as pessoas do grupo de risco e grupos prioritários. Estamos aguardando a definição da terceira fase, que é o grupo das condições crônicas e comorbidades”, conclui o secretário Ivo Leal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ