Jornal do Cariri
Capitão Wagner quer Cariri ao seu lado
15/06/21 0:00

Candidato ao Governo do Ceará, deputado federal Capitão Wagner se prepara para assumir, em agosto, a presidência regional do PSL no Estado. Antes mesmo de se filiar a nova legenda, está visitando municípios do interior cearense para formar uma base de oposição ao Abolição e aos irmãos Ciro e Cid Gomes. Uma das prioridades de Wagner é o Cariri. Busca construir uma candidatura tendo como seu vice um nome da região. O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, coordenador da campanha, defende o empresário Gilmar Bender como companheiro de chapa do Capitão Wagner. Roberto Pessoa garante que essa aliança surpreenderá e dará ao Ceará o futuro que sua gente espera, derrotando a oligarquia dos FGs. As conversas entre Capitão Wagner, Gilmar Bender e Roberto Pessoa estão em fase de namoro. A intenção de Bender é ser candidato a deputado federal. Está recebendo um convite para a chapa majoritária. Terá de refletir.

Camilo insiste em unir quem não quer conversar
A sucessão do governador Camilo Santana passa necessariamente pelo Cariri. O governador Camilo Santana, hoje, está decidido a deixar o cargo em março e buscar o mandato de senador. Como candidato do PT, partido que não pretende se desfiliar, Camilo terá de fazer uma aliança informal com os Ferreira Gomes. Afinal, o PT terá candidato ao Governo do Ceará. Essa uma decisão do presidenciável Lula. Camilo não desistiu de unir Lula e Ciro, mas essa união está cada dia mais impossível. Na semana que passou, em visita ao Rio de Janeiro, Lula fez duras críticas ao comportamento ˜errático” de Ciro. Por sua vez, Ciro elogiou no final de semana os eleitores do presidente Bolsonaro, defendendo-os de ataques de petistas que os chamam de “fascistas” e “gado”. Nesse ambiente, Camilo está ciente que seu futuro político é num palanque diferente dos FGs, se continuar determinado a ficar no PT. E no PT, Camilo não deverá apoiar o nome do partido ao Governo, pois é defensor da candidatura de Cid Gomes.

Fernando Santana é opção do Cariri na Assembleia
A mudança de domicílio eleitoral do deputado Fernando Santana para Juazeiro do Norte causou muito frisson à toa. Em Barbalha, a oposição não perdeu tempo e criticou a atitude como sendo uma traição. Já em Juazeiro, apesar do apoio da cúpula petista local, Fernando Santana virou alvo de apoiadores do prefeito Glêdson Bezerra. A troca foi vista como uma investida para uma possível queda de Glêdson e a realização de nova eleição. Fernando Santana contestou essa possibilidade. Defendeu ao Jornal do Cariri a absolvição do prefeito Glêdson e ressaltou que é inelegível. Para ser candidato, é preciso domicílio eleitoral de um ano. A disposição de fazer política em Juazeiro do Norte por Fernando Santana é fortalecer o PT no Cariri. Não há hipótese, disse Fernando Santana, deixar de lado Barbalha. Continuará fazendo política no Município. Seu projeto é concorrer à reeleição a Assembleia no ano que vem, e se credenciar para disputar a presidência do Poder Legislativo, na vaga hoje ocupada por Evandro Leitão.

Ministério Público inocenta Darlan
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, conseguiu se livrar de uma denúncia que poderia manchar seus mandatos à frente do Poder Legislativo. Acusado de nomear 50 assessores próximo a eleição de 2020, como pagamento a “supostos cabos eleitorais”, o alívio veio com a decisão do promotor Francisco das Chagas Silva. O promotor disse não ter constatado a irregularidade de que tratava a denúncia. Entre os anos de 2017 e 2020, Darlan nomeou apenas 14 assessores, nada anormal levando em conta que outros vereadores mantinham entre 9 e 10 assessores. Entre eles, Adauto Araújo, Marcio Joias e até o prefeito Glêdson Bezerra, na época vereador. Sobre o caso, Darlan criticou quem ocupa o Ministério Público com mentiras, desinformação e informações falsas, ressaltando quem o exerce com dignidade e respeito à população.

Filho de Normando detona sem pena Idab
O diretor da Unidade Covid de Juazeiro do Norte, Daniel Lima, filho do radialista Normando Sóracles, desabafou em um grupo de rede social (WhatsApp) de médicos e profissionais da saúde contra a qualidade dos serviços do Idab. Daniel qualificou a empresa Idab de “vagabunda” e seus representantes de “canalhas”. Bem no estilo do pai, Daniel desafiou os representantes da Idab a lhe confrontarem, sob a ameaça de mostrar tudo que tem sob seu poder e contar tudo que sabe. E disparou, falando de uma festa que na verdade era a festa da orgia. Resta, agora, ao Ministério Público de Juazeiro e o prefeito Glêdson Bezerra ouvirem o que Dr. Daniel tem a falar e comprovar de fraudes. A permanência do Idab em Juazeiro é insustentável. Rompimento do contrato do Idab não pode durar mais essa semana.

MP Federal está de olho no dinheiro do covid
Os prefeitos que se reelegeram devem ficar atentos às investigações que o Ministério Público Federal (MPF) e a própria Polícia Federal abriram contra municípios do Cariri, mas também cidades de todo o Ceará. São dezenas de denúncias de corrupção com os recursos federais liberados para o combate à covid, que se perderam no meio do caminho. As irregularidades se repetem da mesma maneira por todo o Brasil: superfaturamento, produtos fantasmas, e outras fraudes já identificadas. Não será surpresa se, em breve, começarem as operações contra esses gestores que se mantêm nos cargos e são suspeitos de malversarem as verbas do combate ao covid. Quem não escapará também são os ex-prefeitos. Esses também serão alvos de apuração. Os atuais prefeitos estão sendo intimados a prestarem informações sobre os gastos da administração passada. Ou colabora, ou se enrola. No Cariri, as revelações vão chocar pela irresponsabilidade no trato com os recursos do covid.

Apuração ameaça tirar Roberto Cláudio do páreo
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio tem a simpatia do senador Cid Gomes para suceder Camilo Santana. Só Camilo Santana não tem esse mesmo sentimento. Prefere outro candidato dos FGs para ser apoiado ao Governo do Ceará. Cid e Camilo permanecem dialogando. Roberto Cláudio está em São Paulo acompanhando tudo. Tenta amolecer o coração de Camilo. Não consegue. Para complicar sua vida, as investigações do Ministério Público do Estado e Federal estão a todo vapor em Fortaleza contra ele. Na mira dos procuradores e promotores, os gastos de mais de R$ 90 milhões com o Hospital de Campanha do PV (Estádio Presidente Vargas). Na apuração, se destaca os plantões de 24 horas remunerados a R$ 25 mil por médico. Os valores foram pagos ainda de forma cumulativa para plantões de 5 horas. Para os promotores, esse foi o diferencial do esquema de corrupção. Até os mais experientes se assustaram com o valor pago em mão de obra para o atendimento a covid-19 no hospital. Os promotores estão confiantes que com as quebras dos sigilos fiscal e telefônico de Roberto Cláudio, sua situação ficará mais difícil. RC rebate e jura que não fez nada de errado na gestão do hospital de campanha do PV.

Disse me disse

O vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, sofreu uma tentativa de assalto quando viajava para Fortaleza no sábado, dia 12.

Na fuga, Giovanni acabou tendo o carro atingido por um disparo, mas conseguiu sair do local ileso e denunciou a violência no posto da PRF, que estava vazio.

Nas redes sociais, Giovanni está sendo questionado porque não revidou. Respondeu que, da próxima vez, espera contar com a presença do crítico.

Giovanni Sampaio mostrou toda sua habilidade ao volante para sobreviver das balas: dirigiu de ré por 500 metros e depois deu um cavalo de pau. Quem não tivesse essa capacidade, poderia ter morrido.

Vivo, Giovanni Sampaio agora conta esse feito a todos e desaconselha o uso da BR 116 no trajeto Juazeiro - Fortaleza.

A Prefeitura de Juazeiro está mostrando uma boa recuperação financeira. Até os mais críticos têm elogiado as ações em prol dos servidores.

Na mesma semana, o prefeito Glêdson Bezerra anunciou aumento de 100% aos médicos e o pagamento da primeira parcela do 13º.

Articulando em Brasília, o deputado estadual Rafael Branco esteve com Tiago Pontes, secretário nacional de Mobilidade Urbana.

Ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a secretaria deve liberar recursos para municípios do Cariri, a pedido de Rafael.

Desculpe a ignorância, a Idab já arrumou a Rural para ir embora de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ