Capitão Wagner lidera intenções de voto com 40,1%
Pesquisa aponta vantagem de Capitão Wagner rumo ao Governo do Estado
Imagem: Reprodução
Roson Roque
16/08/22 0:00

O candidato do União Brasil (UB), Capitão Wagner, lidera a disputa para governador do Ceará, de acordo com o levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, encomendado pelo Jornal do Cariri, em conjunto com a rede de rádios Plus FM e o Portal CN7. Na pesquisa estimulada, em que uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados, Capitão Wagner obteve 40,1% dos votos. Apesar de não ser suficiente para uma vitória ainda no primeiro turno, a porcentagem do candidato do UB se aproxima da soma das intenções de votos de todos os outros candidatos na disputa rumo ao Abolição, que é 40,9%.

No atual cenário, Roberto Cláudio (PDT), com 22,3%, e Elmano de Freitas (PT), com 17,7%, disputariam a segunda vaga do segundo turno das eleições de outubro próximo. Os outros candidatos mencionados na pesquisa, Chico Malta, Serley Leal e Zé Batista, aparecem com 0,5%, 0,3% e 0,1% das intenções. Já na pesquisa espontânea, quando não há uma lista prévia de candidatos, Capitão Wagner foi lembrado por 17,4% dos entrevistados. Neste contexto, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas aparecem tecnicamente empatados com 8,7% e 8,2%, respectivamente.

Para o Senado, o ex-governador Camilo Santana (PT) seria facilmente eleito: de acordo com a amostra, ele encontra aceitação de 62,4% do eleitorado contra 3,1% de Kamila Cardoso (Podemos), 2,2% de Amarílio Macêdo (PSDB), 0,8% de Carlos Silva (PSTU) e 0,1 de Paulo Anacé (PSol).

As intenções de voto também apontaram o favoritismo do ex-presidente Lula. Na pesquisa estimulada, 43,1% dos respondentes elegeriam o petista à Presidência da República. Atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 29,9%, seguido pelo cearense Ciro Gomes (PDT), com 13,8%. Apontada como candidata da chamada “terceira via”, Simone Tebet (MDB) obteve apenas 0,7%. Pablo Marçal, Felipe D’Ávila, Roberto Jefferson, Soraya Thronicke, Vera, Eymael, Léo Péricles e Sofia Manzano surgem com menos de um ponto percentual.

O Instituto Paraná ainda indica uma queda na popularidade de Lula e Ciro Gomes e um crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas. Entre maio e agosto, Lula caiu de 44,4% para 43,1% das intenções de voto, Ciro Gomes de 14,4% para 13,8% e Jair Bolsonaro saltou de 25,8% para 29,9%. Por outro lado, segundo o levantamento, 56,7% dos cearenses desaprovam a gestão de Bolsonaro, enquanto 38,7% aprovam e outros 4,6% não souberam ou não opinaram. A desaprovação foi maior no mês de maio, quando se registravam 61%. A reprovação ao Governo Federal é maior no público feminino (62,5%), em todas as faixas etárias (acima dos 53%) e em todos os níveis de escolaridade (acima de 52%). Feita em 60 municípios cearenses entre 8 e 12 de agosto, a pesquisa ouviu 1.540 eleitores conforme gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. A amostra representativa do Ceará alcançou um nível de confiança de 95% com uma estimativa de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ