Jornal do Cariri
Capacete Elmo é apresentado em universidade em Portugal
Dispositivo foi idealizado por professor cearense e utilizado no combate à Covid-19
Foto: SSPDS
Natália Alves
24/05/22 16:30

O capacete Elmo, dispositivo criado a partir de pesquisas científicas e tecnológicas no Estado do Ceará, foi apresentado para o Curso de Especialização Suporte Ventilatório no Doente Crítico Adulto, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, pelo professor, médico pneumo intensivista e superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Marcelo Alcantara. O convite partiu da universidade, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Idealizado por Marcelo Alcantara em 2020, o capacete de respiração assistida, Elmo, é um dispositivo para suporte à respiração em caso de insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, sendo capaz de melhorar a oxigenação e evitando a necessidade de intubação, ou de outros dispositivos de ventilação mecânica em UTI. O aparelho foi apresentado aos estudantes da universidade do Porto como dispositivo não invasivo de respiração assistida.

O dispositivo pode ter salvo até 40 mil vidas em meio aos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19, sendo considerado o melhor case de inovação do Brasil, decidido por votação popular no último mês de março. “Os alunos assistiram à apresentação da história do capacete, experimentaram o Elmo e aprenderam, na prática, como funciona”, destacou Marcelo Alcantara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ