Jornal do Cariri
Candidatos aprovados em concurso pedem convocação
Certame teve o resultado final divulgado em dezembro de 2019.
Candidatos solicitam convocação. Foto:Pedro Everson
Samylla Alves
18/08/20 19:00

A pandemia de covid-19, que tem causado uma crise na saúde e na economia, também comprometeu a convocação dos aprovados no último concurso público de Juazeiro do Norte. O certame teve o resultado final divulgado em dezembro de 2019. Em julho deste ano, 59 enfermeiros plantonistas, farmacêuticos, médicos e técnicos de enfermagem foram convocados, no entanto outros segmentos estão aguardando convocação. Buscando pressionar o Poder Público, os aprovados estão realizando manifestações pacíficas e reuniões com representantes do Executivo e Legislativo.

Uma comissão foi formada para dialogar com o Poder Público. Entre as principais reivindicações estão: cronograma de convocações, encaminhamento para a Câmara Municipal da Lei de cotas femininas para cargos da segurança pública, dentre outros. “Tivemos uma reunião com representantes do Executivo em março, mas por conta da pandemia paralisamos as atividades presenciais e passamos a realizar manifestações virtuais. Com a reabertura do comércio, realizamos um protesto, seguindo todas as recomendações de segurança e, no dia 19 de agosto, às 16h, teremos uma nova reunião com os secretários para cobrar um cronograma de convocação”, explica Jaqueline Dantas, aprovada para o cargo de assistente social e agente administrativo e membro da comissão multiprofissional de aprovados.

A Procuradoria Geral de Juazeiro do Norte informou, por meio de nota, que a homologação em meio à pandemia da covid-19 comprometeu a convocação dos aprovados, já que o Conselho de Governança Fiscal recomenda a não convocação de aprovados em concurso público enquanto perdurar a pandemia. No entanto, em razão da urgente necessidade, visto a situação de emergência em saúde, a administração decidiu convocar profissionais deste segmento para as ações de enfrentamento. A nota diz, ainda, que o Município está dentro do prazo de convocação dos aprovados, que é de dois anos contados da homologação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ