Candidatos adiam confronto em horário eleitoral gratuito
Propaganda eleitoral gratuita está no ar desde o último dia 09.
Foto: Reprodução
Madson Vagner
13/10/20 19:00

A propaganda eleitoral gratuita está no ar desde a sexta-feira (09), nos mais 570 municípios do Brasil. No Crajubar, maior conglomerado urbano da região do Cariri, o início da propaganda não confirmou o que estava sendo desenvolvido na pré-campanha: um enfrentamento de ideias e acusações entre bases de apoios dos atuais prefeitos e suas oposições. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha têm prefeitos candidatos à reeleição.

A campanha do prefeito Arnon Bezerra (PTB), em Juazeiro, tem relacionado as ações desenvolvidas pela gestão e sua necessidade de continuidade. Já a oposição, liderada pelos candidatos Glêdson Bezerra (Podemos), Ana Paula Cruz (PSB) e Nelinho Freitas (PSDB), têm direcionado críticas amenas à gestão de Arnon, com foco maior na saúde. Além de poucas críticas, os candidatos oposicionistas têm usado seu tempo no horário eleitoral, prioritariamente, para se apresentar aos eleitores, com a participação de apoiadores e familiares. As críticas mais contundentes estão sendo feitas por Ana Paula, que promete construir um novo hospital municipal e melhorar os salários dos profissionais da saúde.

Em Crato, o prefeito Zé Ailton Brasil (PT) também tem investido na estratégia de sequência administrativa como diferencial para o desenvolvimento do Município. A campanha se baseia em conquistas como estabilidade fiscal, obras e a parceria com o Governo do Estado. Na oposição, as críticas dos candidatos Arthur de Zé Adega (PSL) e Dr. Aluísio (Pros) seguem na direção dos aumentos de impostos e da taxa de água, essa de responsabilidade da Saaec (Sociedade Anônima de Águas e Esgotos do Crato). Aluísio Brasil chegou a gravar em frente a empresa para demonstrar sua insatisfação. Ele promete rever os valores praticados. Arthur de Zé Adega, promete rever a política fiscal, que segundo ele, tem atingido toda a população cratense. Já a candidata do Psol, Zuleide Queiroz, tem se mantido no debate sobre a necessidade de maior atenção aos desequilíbrios sociais no Município. Os três candidatos também aproveitaram o horário eleitoral para se apresentarem aos eleitores.

Em Barbalha, o esperado confronto entre as candidaturas do prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) e Guilherme Saraiva (PDT) ainda não aconteceu. Os candidatos tem aproveitado seus programas para apresentarem propostas e se apresentarem a população. Apesar do clima político mais ameno, a expectativa é que o debate começará a ficar mais acirrado a partir do dia 19, quando a propaganda gratuita terá atingido 10 dias e a fase inicial de apresentações dos candidatos terminar.

As propagandas estão sendo divididas em dois blocos de 10 minutos cada, em rádio e TV. Além dos blocos, veiculados nos períodos da manhã e tarde, os candidatos têm 70 minutos de inserções diárias na programação, também em rádio e TV. A propaganda gratuita vai até o dia 12 de novembro e o primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. No Cariri não acontecerá segundo turno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ