Candidatas mulheres continuam sendo minoria nas disputas eleitorais do Cariri
03/09/24 0:00

Apesar das campanhas estimulando a presença das mulheres na política, e o fortalecimento da tese da necessidade de mais mulheres candidatas nas eleições para prefeituras e câmaras municipais, o quadro eleitoral no Cariri ainda é desfavorável às mulheres. Nas eleições municipais marcadas para outubro, se mantém o cenário de baixa representatividade feminina em câmaras municipais e, sobretudo, para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Levantamento do Jornal do Cariri descobriu que 85% das candidaturas para prefeito são de homens, que totalizam 56 candidatos contra apenas 10 candidatas. A única cidade que destoa dessa realidade é Altaneira, onde a prefeitura da cidade será disputada por duas mulheres: Késia (PSB) e Silvania (PT). As demais mulheres que enfrentam às urnas disputam o cargo com homens. Nesse quadro estão: prefeita Gislaine Landim (PSB), de Brejo Santo, e Mônica Mariano (PT), de Jati, que trabalham pela reeleição. A novidade é o número maior de mulheres candidatas a vice-prefeita, com 23 das 66 candidaturas lançadas. Nas eleições para as câmaras municipais, o número de candidatos masculino é quase o dobro do quantitativo feminino. São, ao todo, 1.028 homens contra 567 mulheres concorrendo a um mandato de vereador. De novo, Altaneira registra a menor diferença entre candidatos homens e mulheres concorrendo à Câmara Municipal, com sete candidaturas femininas e nove masculinas. Na outra ponta, Juazeiro do Norte tem a maior proporção, com 204 candidatos contra 120 candidatas.

Camilo quer uma agenda por semana no Crajubar 
O ministro da Educação, Camilo Santana, está disposto a fazer a diferença nas campanhas do Cariri, com foco, principalmente, nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. No sábado (31), Camilo foi o protagonista de uma grande carreata em Juazeiro, para fortalecer a campanha de Fernando Santana, e já deixou agendado outra série de eventos de campanha no Crajubar, para o próximo sábado (07), quando serão contemplados novamente os três municípios. Camilo avalia que sua presença pode fazer a diferença em campanhas como a de Juazeiro, hoje, maior foco da preocupação da base aliada dos governos Lula e Elmano no Cariri. Internamente, a presença de Camilo na campanha de Juazeiro tem gerado uma expectativa de que lideranças se engajem mais na disputa. E impulsionem cada vez mais a candidatura de Fernando Santana a prefeito de Juazeiro do Norte.

Programas de Fernando e Glêdson têm tempo parecido
Começou a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Entre os 07 principais candidatos a prefeito no Crajubar, o candidato a prefeito do Crato, André Barreto, lidera com o maior tempo de rádio: 05 minutos e 40 segundos. Em segundo lugar, também só com horário para propaganda de rádio está o prefeito Guilherme Saraiva, de Barbalha, com o tempo de 05 minutos e 24 segundos. Nesse ranking do tempo de propaganda, o prefeito Glêdson Bezerra está em terceiro lugar com o tempo de rádio e TV de 05 minutos e 17 segundos, seguido por Fernando Santana com 04 minutos e 42 segundos. Ocupando a quinta colocação está o candidato Antonio Neto, de Barbalha, com 04 minutos e 35 segundos. Quem tem o menor tempo é o candidato Lucas Brasil, do Crato, com apenas 41 segundos. Nesse embate de convencimento ao eleitor em Juazeiro, tanto Fernando Santana quanto Glêdson fizeram altos investimentos na elaboração de bons programas de televisão. Fernando Santana tem usado repetidamente a figura do ministro Camilo, do governador Elmano e do presidente Lula, todos juntos na defesa de sua candidatura. Mas, os programas de Fernando também dedicam atenção a sua vice, Maricele Macedo, e aos políticos que o apoiam no Município, como Raimundão, Arnon Bezerra, Luiz Ivan, Gilmar Bender, Giovanni Sampaio, além dos deputados Yury do Paredão e Davi Macedo. Com popularidade em alta, Camilo está empenhado em garantir vitórias de seus candidatos em todo o Cariri.

André Figueredo empenhado em reeleger Glêdson
A corrida eleitoral de Juazeiro do Norte transcendeu o Cariri. E até mesmo o Ceará. O duelo entre prefeito Glêdson e Fernando Santana movimenta Brasília. No final de semana, enquanto o ministro Camilo usava todo o seu prestígio para unir as lideranças e reforçar a campanha de Fernando Santana, numa mega-carreata, o presidente nacional do PDT, deputado André Figueiredo, fazia discursos por todo Juazeiro pregando que a população reelegerá pela primeira vez, um prefeito. No caso, Glêdson. Esse confronto entre Camilo e André contagiou os militantes e eleitores das duas candidaturas. Camilo sabe que tem poder de transferência de voto, e usará essa influência para favorecer o crescimento de Fernando Santana. André Figueiredo não se intimidou, e destacou a administração de Glêdson. Disse que Glêdson Bezerra realizou obras, que estavam paralisadas, que foram abandonadas por antigas gestões, e ressaltou reformas e construções de novos equipamentos públicos. Reforçando a crença no sucesso de sua campanha, André e Glêdson, reforçaram o fato do prefeito de Juazeiro ter uma vida toda dedicada à cidade. A administração de Glêdson, apesar de respaldada por André Figueiredo, tem sido criticada por Fernando Santana e Camilo. Fernando tem condenado sistematicamente a gestão da saúde, apontando atrasos em consultas de medicamentos.

PF avisa estar atenta a golpes contra eleitor
A farsa montada pelo ex-candidato a vereador do Iguatu, Eliomar Cardoso, que apareceu amarrado com arame farpado, e disse ter sido sequestrado e torturado por membros de uma facção, provocou a ira da Polícia Federal. Quem resolver desafiar a PF com esses golpes sujos, sabe que quebrará a cara. Agentes lotados em Juazeiro do Norte foram deslocados até Iguatu, para investigar o abuso do poder econômico da candidatura de Rafael Gadelha, apoiado pelo prefeito Ednaldo Lavor e Yury do Paredão. A acusação contra Rafael Gadelha é a distribuição de combustível no posto contratado pela prefeitura, para quem fosse prestigiar a carreata do candidato do prefeito Ednaldo. Na cidade, a PF foi acionada para acompanhar a violência contra Eliomar Cardoso. Levado a uma delegacia da Polícia Civil, e intimado a falar a verdade, o candidato ainda resistiu, mas acabou confessando a sua mentira. Para escapar de explicações sobre uma farra a sua família, Eliomar diz ter inventado esse sequestro. Esse falso sequestro custou caro: Eliomar Cardoso teve sua candidatura a vereador banida pelo PT, que abriu processo na Comissão de Ética para expulsá-lo. E não surgiu uma única voz para defender Eliomar Cardoso. Não podia ter defesa para esse crime contra a nossa democracia.

Eliomar Cardoso não conseguiu bancar mentira
A Polícia Federal desvendou, no sabado, 31, um caso de falsa comunicação de crime envolvendo o candidato Eliomar Cardoso, que disputava um mandato de vereador na Câmara de Iguatu. Em depoimento, todo choroso, alegou ter sido vítima de sequestro. Era uma mentira deslavada. Após uma simples investigação da PF, as autoridades confirmaram que o candidato simulou o próprio sequestro. Acuado, o candidato Eliomar Cardoso confessou que forjou o sequestro, colaborando com os agentes da Polícia Federal. Diante dos fatos, a Polícia Federal reitera o seu compromisso com a verdade e com a aplicação da justiça, destacando que crimes dessa natureza serão rigorosamente apurados e os responsáveis responderão pelos seus atos. O candidato será indiciado por falsa comunicação de crime, conforme previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro. Esse fato deve inibir outros golpes tramados por candidatos, que buscam se vitimizar e passam a denunciar falsas ameaças de morte, como também atentados de ataque, tudo para mexer com o coração dos eleitores e ganhar votos. Os candidatos com a farsa desmontada no Iguatu precisam ficar de olho aberto: a PF não cairá nesses velhos golpes, conhecidos de eleições passadas. Não cola mais.

Disse me disse…

No Crato, cresce a disputa entre os candidatos a vereador da base governista. No PT, a tensão passa por acusações de favorecimento a Hermínio Brasil.

No PDT, Mateus Leite desperta ciúmes com os apoios de Dr. Dudé e Eliane Estrela.

O prefeito Zé Ailton tem tido muito trabalho para acalmar os ânimos, e mostrar que nenhum candidato à Câmara do Crato é discriminado.

O locutor dos eventos do candidato da oposição, Aloísio Brasil (União Brasil), entregou o jogo de como está a disputa no Crato.

Durante a inauguração do Comitê, na última semana, o locutor disse: “não vamos esmorecer não; por que nós vamos virar”. Terá sido uma gafe?

De passagem pela região do Cariri, o deputado federal Eunício Oliveira voltou a prometer que o suplente Nelinho Freitas assume em breve a sua vaga na Câmara dos Deputados.

Eunício deve tirar licença de 120 dias, a princípio, para se dedicar a reta final das campanhas lideradas pelo MDB no Ceará .

Desculpe a ignorância, os óculos viraram moda nas eleições municipais do Ceará este ano?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ