Jornal do Cariri
Canabidiol pode ajudar em doenças neurológicas
Substância  pode ser usada no tratamento de diversas doenças
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
GENEUZA MUNIZ
28/06/22 18:00

O Superior Tribunal de Justiça decidiu  que pacientes que necessitam de canabidiol [substância química extraída da maconha] para uso próprio, sob prescrição médica, não podem ser impedidos do cultivo. Recentemente, a Câmara Municipal de Crato aprovou a criação do Dia Municipal da Conscientização do Uso da Cannabis Medicinal. Evidências científicas mostram que a substância pode ser usada no tratamento de diversas doenças neurológicas, como a epilepsia, fibromialgia e esclerose múltipla. 
 
Apesar dessas comprovações, os pacientes que necessitam da substância encontram muitos entraves para o uso, pois cerca de 30 ml do óleo fitoterápico pode custar até R$ 3 mil no Brasil. O médico Raphael Xenofonte, que é prescritor do Cannabis medicinal na região, explica que ou o paciente vai à farmácia, e infelizmente se depara com o preço elevado do Cannabis, ou ele pode adquirir através de instituições autorizadas para o cultivo. Para isso, é necessário a prescrição médica, assim como qualquer outro medicamento.  
 
Segundo Raphael, ele mesmo já fez uso do medicamento. “Com o uso do óleo, minha vida realmente mudou. Fui estudar e vi que poderia mudar a realidade das pessoas. O que me fez defender essa pauta, foi eu ter melhorado de cerca de dezesseis anos de um quadro depressivo”, concluiu. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ