JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Canabidiol pode ajudar em doenças neurológicas
Substância  pode ser usada no tratamento de diversas doenças
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
GENEUZA MUNIZ
28/06/22 18:00

O Superior Tribunal de Justiça decidiu  que pacientes que necessitam de canabidiol [substância química extraída da maconha] para uso próprio, sob prescrição médica, não podem ser impedidos do cultivo. Recentemente, a Câmara Municipal de Crato aprovou a criação do Dia Municipal da Conscientização do Uso da Cannabis Medicinal. Evidências científicas mostram que a substância pode ser usada no tratamento de diversas doenças neurológicas, como a epilepsia, fibromialgia e esclerose múltipla. 
 
Apesar dessas comprovações, os pacientes que necessitam da substância encontram muitos entraves para o uso, pois cerca de 30 ml do óleo fitoterápico pode custar até R$ 3 mil no Brasil. O médico Raphael Xenofonte, que é prescritor do Cannabis medicinal na região, explica que ou o paciente vai à farmácia, e infelizmente se depara com o preço elevado do Cannabis, ou ele pode adquirir através de instituições autorizadas para o cultivo. Para isso, é necessário a prescrição médica, assim como qualquer outro medicamento.  
 
Segundo Raphael, ele mesmo já fez uso do medicamento. “Com o uso do óleo, minha vida realmente mudou. Fui estudar e vi que poderia mudar a realidade das pessoas. O que me fez defender essa pauta, foi eu ter melhorado de cerca de dezesseis anos de um quadro depressivo”, concluiu. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE