Jornal do Cariri
Campanhas de vacinação registram baixa procura
Joaquim Júnior
26/04/22 18:00

Diante da baixa procura pela vacinação, a Secretaria da Saúde do Ceará, junto aos municípios, antecipou a aplicação das vacinas contra influenza e sarampo em crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade. Agora, equipes de saúde de todo Cariri aguardam a retomada no ritmo de vacinação, que apresentou queda em todo cenário nacional. Como apresenta a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas incluem desde febre e tosse a infecções e lesões que podem levar à morte.

A coordenadora de imunização de Juazeiro do Norte, Ana Luísa Leite, conta que a vacinação para o público infantil foi antecipada devido aos altos números de internação de crianças e também devido aos números de síndromes respiratórias registrados. Até o momento, o Município não registrou nenhum caso de sarampo – assim como em Barbalha. Rachel Oliveira, integrante da coordenadoria de Imunização, conta que, no ano passado, 74,4% das crianças foram vacinadas com a primeira dose aos 12 meses de idade. Entre os fatores que podem estar contribuindo com a baixa adesão, ela cita a falta de comprometimento de alguns pais e falha na busca ativa realizada pelas equipes. “A mudança desses fatores elevaria a cobertura vacinal. Já estamos trabalhando com isso”, comenta.

Danielle de Norões, gerente da Vigilância Epidemiológica e Imunização do Crato, explica que as ações de prevenção e combate ao sarampo são contínuas. No Município, ainda no ano passado, um caso de sarampo foi registrado e levantou alerta entre autoridades de saúde. Após a confirmação, ela explica que foi realizada investigação epidemiológica no local do caso, onde se buscaram contatos diretos com o paciente nos últimos 15 dias e realizaram procedimentos como emissão de alerta para a Rede de Atenção em Saúde do município; Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal no município, resultando em 499 atualizações da vacina Tríplice Vira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ