Jornal do Cariri
Campanhas de Lula e Bolsonaro se preparam para reta final no Cariri
Ações de campanha devem se intensificar nos próximos dias
Foto: Antonio Augusto -Ascom TSE Urna eletrônica
18/10/22 0:00

As campanhas de segundo turno das eleições presidenciais na região do Cariri se intensificaram neste fim de semana. Apoiadores do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ainda planejam a reta final da campanha com reuniões e ações pontuais.

No sábado (15), a coordenação petista reuniu lideranças da região, em Juazeiro do Norte, para organizar a campanha. No mesmo dia, o grupo realizou uma caminhada em Crato e um adesivaço em Barbalha. Os eventos tiveram a presença do coordenador estadual da campanha, deputado federal José Guimarães, além do deputado estadual reeleito pelo MDB, Davi de Raimundão, confirmando o envolvimento do partido na campanha.

Guimarães revelou que tem percorrido o Estado, organizando lideranças e militâncias para impulsionar a votação. Lula teve 65,91% dos votos no 1º turno e a coordenação tem como meta ultrapassar os 70% no Ceará. A meta foi estabelecida em reunião na sede do comitê, em Fortaleza, no dia 10, com a presença e compromisso do senador Cid Gomes (PDT).

Na base bolsonarista, o deputado federal eleito pelo PL, Yury do Paredão, deve assumir as ações de campanha nesse segundo turno. Ele aguarda a orientação do seu partido e, nos próximos dias, terá uma reunião em Brasília, com o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, para definir ações. Nas redes sociais, Yury já iniciou a campanha mostrando números do governo Bolsonaro.

Também da base bolsonarista, o ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio (União), reclama da falta de contato da coordenação estadual e revela que as poucas ações estão sendo direcionadas de forma individual pela militância. Garante que a campanha está na rua, mas de forma limitada.

Argemiro disse que, junto com o ex-prefeito Rommel Feijó, está tentando contato com Fortaleza, para organizar melhor a reta final da campanha no Cariri. Argemiro disse esperar por mais estrutura, para manter ou ampliar o bom desempenho em Barbalha, onde Bolsonaro teve o melhor percentual do Crajubar, com 20,26%.

Em Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que tem sido cobrado por uma posição sobre o segundo turno, ainda não se manifestou. No primeiro, Glêdson esteve ao lado do Capitão Wagner (UB) para o Governo do Estado,e tambémno palanque dos petistas Camilo Santana, senador eleito, e Fernando Santana, deputado estadual reeleito.

Base do PDT na campanha

Sobre a participação do PDT na campanha petista no Cariri, o deputado estadual reeleito e líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, Guilherme Landim, disse que a grande maioria das lideranças filiadas a sigla na região já estão engajadas na campanha de Lula.

Guilherme tem se colocado como articulador do partido pela adesão à campanha petista e citou municípios com prefeitos do PDT que já iniciaram os trabalhos no 2º turno. Missão Velha, Araripe, Brejo Santo, Porteiras, Jati, Nova Olinda, Abaiara, Milagres, Caririaçu e Várzea Alegre, foram alguns dos citados por Guilherme.

O pedetista disse que tem percebido pouca motivação em alguns deputados da base pedetista, mas destaca que todos anunciaram seguir as orientações do partido. Guilherme falou que, mais que ampliar o percentual de votos, é preciso manter o que foi conquistado no primeiro turno, em que vários municípios do Cariri deram acima de 80% dos votos para Lula.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ