Jornal do Cariri
Campanha vai implantar DIU em 900 mulheres
 Ação visa  diminuir o índice de gestações não planejadas no Município
Foto: Rodrigo Nunes/Divulgação Ministério da Saúde
GENEUZA MUNIZ
28/06/22 20:00

Nos próximos meses, o município de Crato beneficiará 900 mulheres com a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Todo o atendimento é agendado nas Unidades Básicas de Saúde. A mulher com idade acima de 18 anos deve agendar a triagem em seu bairro. O serviço é uma parceria com o Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas (CEPEM).

A primeira beneficiada é Brena Borges de Lima, de 23 anos. Ela conta que já havia procurado o serviço de saúde para a inserção do DIU. “Eu encontrei com a agente de saúde e ela me informou desse atendimento. A enfermeira me orientou, eu já tinha todos os documentos em casa e deu certo. Já tenho dois filhos e, por enquanto, não quero mais”, comentou. O DIU é indicado para mulheres que procuram uma solução reversível e não se adaptam ou possuem contra indicações a outros métodos contraceptivos.

O primeiro atendimento ocorreu no último dia 22 de junho, no Centro de Especialidades Médicas [o antigo posto da grota]. A campanha segue até o final do ano. Outros pré-requisitos são: apresentar exame de prevenção, USG transvaginal (ambos de até no máximo 1 ano) e, no dia da implantação, estar no período menstrual ou realizar o BETA HCG no dia anterior.

No Brasil, a política pública que trata do planejamento familiar define um conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais. Para diminuir o índice de gestações não planejadas e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros, o Sistema Único de Saúde disponibiliza diversos tipos de métodos contraceptivos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ