Campanha deve imunizar mais de 90% do rebanho
Com mais de 370 mil cabeças de bovinos e bubalinos, o Cariri se prepara para a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa
Foto: Viviane Petroli
Joaquim Júnior
02/06/20 21:00

Até o dia 30 de junho ocorre a primeira etapa de vacinação da febre aftosa. No Cariri, a meta é vacinar acima de 90% do rebanho existente, que ultrapassa 370 mil cabeças de bovinos e bubalinos, de acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Desta forma, o esperado é que mais de 333 mil animais recebam a proteção, o que contribui para o reconhecimento do Estado como livre da doença e possibilite bons resultados no setor econômico. Com  a pandemia da covid-19, as atuais orientações aos produtores incluem obediência aos cuidados apontados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme informou Joaquim Sampaio, coordenador estadual do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, a região do Cariri apresenta, ao longo dos anos e das etapas, bons índices de vacinação. Os resultados nos municípios são superiores a 80%, maior do que outros índices registrados pelo Estado. O ideal, contudo, é superior a 90%. “Os criadores dessa região vêm se tornando conscientizados a cada etapa. Esperamos que, aqueles criadores que ainda não aderiram, procurem fazer a sua vacinação”, conclama. Mais detalhes na edição semanal do Jornal do Cariri, que está disponível para download, no ícone de edições impressas, na barra superior do site.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ