Jornal do Cariri
Campanha alerta sobre prevenção do câncer de próstata
Crajubar intensifica ações em prol da saúde masculina
Foto: Reprodução Redes Sociais
Samylla Alves
13/11/20 17:24

Com o objetivo de promover a conscientização dos homens quanto à prevenção e o combate ao câncer de próstata, as secretarias de Saúde de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha intensificam as ações voltadas ao público masculino durante o mês de novembro. Serão ministradas palestras, realização de testes rápidos e os atendimentos nas unidades de saúde em maior escala, para estimular os homens a cuidarem da própria saúde. Culturalmente, os homens têm mais dificuldade para realizar os exames de rotina e, com a pandemia de covid-19, a situação fica ainda mais complicada. Em 2020, o Ceará deve contabilizar 3.300 novos casos de câncer de próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. A patologia merece atenção especial do público masculino, tendo em vista que inicialmente a doença é assintomática. “É fundamental que os homens procurem com regularidade as unidades de saúde, principalmente aqueles que possuem histórico familiar de câncer. Na maioria das vezes, o paciente só se dar conta de que tem a doença quando a patologia está mais avançada, o que dificulta as chances de cura. É preciso trabalhar com prevenção e saber que o preconceito pode matar”, diz o urologista Edgar Ferreira.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata será o mais frequente este ano no Ceará, com 3.300 novos casos. Mesmo diante de uma pandemia, é fundamental que os homens realizem o check-up anual, para evitar que a doença seja detectada e tratada tardiamente. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 20% dos tumores de próstata são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morrem em decorrência da doença. No entanto, quando há a detecção precoce, no estágio inicial, as chances de cura são em torno de 90%.

Para sensibilizar o público masculino, as secretarias de Saúde de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha intensificam as ações nas Unidades Básicas de Saúde, com realização de palestras e ampliação da oferta de exames. Também serão realizadas visitas a empresas da região, para reforçar a importância da realização dos exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ