Jornal do Cariri
Campanha alerta sobre diagnóstico precoce da leucemia
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INC), em 2021 serão diagnosticados pelo menos 10 mil novos casos da doença.
Luan Moura
06/02/21 19:00

O segundo mês do ano é marcado pela campanha de prevenção e combate à leucemia: Fevereiro Laranja. A mobilização foi iniciada em 2019 e tem como objetivo alertar às pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, bem como estimular a doação de medula óssea para transplantes. Essa doença é conhecida pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INC), em 2021 serão diagnosticados pelo menos 10 mil novos casos da doença.

Na observação da médica e coordenadora UTI pediátrica HSA, doutora Ana Flávia Bacalhau, nessa doença o diagnóstico precoce melhora o prognóstico do paciente, por isso a importância de chamar atenção para a doença.  Segundo a médica, os sinais e sintomas da doença são variáveis. “Palidez, febre, manchas no corpo, cansaço físico fácil e sangramentos espontâneos. Algumas vezes dores articulares e aumento de linfonodo”, explica. Ela conta que é importante procurar um médico o mais precoce possível, para realizar avaliação e os exames. O hemograma é o exame básico, a partir dele e do físico, o paciente segue para exames mais específicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ