Jornal do Cariri
Camilo vira alvo da família Bolsonaro
23/03/21 0:00

O presidente Bolsonaro enviou, através da FAB, 100 cilindros de oxigênio para o Ceará. Atendeu a um apelo do deputado estadual André Fernandes. Esse volume é insuficiente para resolver a demanda dos hospitais cearenses. Mas, doado é bem vindo. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que deveria estar ciente de que o Governo Federal poderia colaborar muito mais - não apenas no Ceará, mas em todo o Nordeste - no combate à covid, foi às redes sociais debochar do governador Camilo Santana. Declarou: “quem precisa de Camilo Santana, se tem André Fernandes”. Eduardo Bolsonaro fez política com um assunto que não merece discussão: vidas. Há uma ampla mobilização no Estado para garantir oxigênio, vagas de leitos e UTIs, onde todos participam independente de partido para salvar vidas. André Fernandes compreendeu isso. Já Eduardo Bolsonaro não. Esse espírito bélico da família Bolsonaro não combina com a crise em que passa o Ceará.


Bosolnarismo raiz desafia lógica


Mais nova pesquisa do instituto Datafolha revela que a base política do presidente Bolsonaro, os bolsonaristas raiz, se mantêm firmes na defesa das posições do líder deles: a pandemia não está fora de controle, há vacinas sendo distribuídas em ritmo acelerado e a responsabilidade pelas quase 300 mil mortes de covid no Brasil é em grande parte dos governadores e prefeitos. A culpa do presidente Bolsonaro é mínima, e ele está isento. Não se assustem com essas conclusões. O que está ruim vai piorar, para quem enxerga a verdade que está acontecendo no País. Já no mundo bolsonarista, que hoje ainda engloba 42% de brasileiros, a pandemia está bem cuidada, e não há razão para preocupações. A culpa do medo da população é da Rede Globo. Sim, e nem há tanto convencimento em tomar uma vacina, principalmente a chinesinha, a CoronaVac.


Maioria dos brasileiros se distancia


Não há uma pesquisa específica sobre o Ceará, ou o Cariri. Entretanto, 57% dos brasileiros rejeitam os métodos usados pelo presidente Bolsonaro na direção do combate à covid. Criticam o fato dele não usar máscara, insistir na utilização da cloroquina, que não há comprovação científica de que apresenta resultados positivos, e a todo instante boicota o trabalho dos governadores e prefeitos para evitar aglomerações. Aumentou o número de brasileiros que hoje estão contra Bolsonaro. O presidente da República percebeu que sua situação política é desconfortável. Tanto que no domingo (21), ao comemorar seu aniversário com apoiadores, ameaçou: meu Exército é verde oliva e estão esticando a corda. Nesta segunda (22), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, foi enfático em São Paulo na crítica aos negacionistas. Mesmo sem citar o nome de Bolsonaro, um recado claro e direto ao presidente. Disse: “negacionismo virou brincadeira de mau gosto”.

Cid não assina manifesto no Senado

A dedicação do governador Camilo em comprar vacinas, única solução para derrotar o coronavírus, teve um gesto de unidade no Senado Federal nesta segunda (22). Sessenta e cinco senadores assinaram uma moção internacional dirigida a OMS, a ONU e a outros organismos importantes, pedindo apoio para tirar o Brasil do sufoco em que estamos metido, por não termos comprado vacinas em 2020. Dos três senadores cearenses, dois assinaram: Tasso Jereissati e Eduardo Girão. Estranhamente, Cid Gomes não assinou. E nem esclareceu sua recusa. Esse documento é supra partidário. Tem como meta convencer líderes mundiais a enviar vacinas para o Brasil, que se tornou um problema sério para todas as nações do mundo. Sem vacinar os brasileiros, não tem como aniquilar o coronavírus. O Senado assumiu um papel de liderança. É preciso vacinar todos.

David de Raimundão pressiona por cargos
 
O deputado estadual Davi de Raimundão iniciou uma mudança de postura junto ao Governo do Estado. Na última semana, Davi esteve no Palácio da Abolição, em reunião com o assessor especial de Relações Institucionais, Nelson Martins. Pauta: a política na região do Cariri. A conversa foi bem diferente das reuniões anteriores. Dessa vez, o tête-à-tête girou apenas em torno dos cargos de Governo. Davi quer mais influência nas indicações dos órgãos na Região. Argumenta ser da base do governo Camilo e precisa se fortalecer para a eleição do próximo ano. Nelson Martins ouviu ainda reclamações sobre deputados estaduais que tem muitas indicações, enquanto ele, Davi, não tem nenhuma. Nelson nem disse que sim, nem disse que não. Prometeu levar o caso ao conhecimento do governador Camilo.
 
Davi pressionado pelo grupo do pai
 
A pressão exercida por Davi de Raimundão junto ao articulador político do governo, Nelson Martins, é resultado da proximidade da eleição. As derrotas em Juazeiro do Norte e Aurora, essa última berço político do grupo liderado pelo seu pai, o ex-prefeito Raimundo Macedo, deixou sua base desamparada. Se defende que para se credenciar junto às principais lideranças do Cariri é necessário mostrar força na conquista de cargos  em órgãos e departamentos do Governo. O estopim para essa rebelião de Davi de Raimundão ocorreu depois das escolhas na Policlínica de Barbalha, onde ele alega não ter emplacado nenhum apadrinhado. Essa discussão irrita o governador Camilo. Politicamente,  Davi justifica precisar de espaço para se reeleger, porém esquece que foi suplente nos dois primeiros anos de mandato. E contou com a articulação decisiva do governador Camilo para permanecer na Assembleia Legislativa.
 
Dança das cadeiras enfraquece o PT
 
O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, tem demonstrado pouca paciência para esperar pelos bons resultados na sua administração. Em menos de três meses, já promoveu duas trocas na Secretaria de Saúde e outras mudanças na Administração, Desenvolvimento Social e Governo. Além da busca por eficiência, Guilherme aproveita para fazer política. Contemplou o PDT com mais uma secretaria, Desenvolvimento Social, diminuindo a participação do PT. Agora, com a saída do vice-prefeito Vevé Siqueira, da secretaria de Governo, os petistas ficam com duas pastas, enquanto o PDT está contemplado com cinco. Guilherme fortalece seu partido, mas cria um problema com os petistas. Vevé demonstrou insatisfação, mas não verbalizou.
 
Disse me disse...

Justiça Federal condenou o ex-prefeito Raimundo Macedo por desvios na merenda escolar de Juazeiro do Norte. Pena é de detenção.

Outras três pessoas que faziam parte da administração Raimundão foram condenadas pelo envolvimento no esquema que gerou prejuízos superiores a R$527 mil.

Raimundo Macedo garante que irá recorrer para comprovar a inexistência das irregularidades apontadas pela Justiça Federal nessa decisão.
 
Nas mudanças em Barbalha, o vice-prefeito Vevé Siqueira acabou enfraquecido. Foi o único a deixar uma pasta sem ser indicado a outra.
 
Vevé tentou indicar seu sucessor, mas não conseguiu. Foi às redes sociais dizer que continua apoiando a gestão e ajudando no que for solicitado.
 
O descontentamento de Vevé ficou aparente. Vevé foi sacrificado para atender ao PDT. Até agora, o PT não tomou satisfação.
 
Adversários na campanha, o deputado estadual Nelinho Freitas e o prefeito de Juazeiro Glêdson Bezerra começam a trabalhar juntos.
 
Glêdson agradeceu uma emenda de R$ 200 mil para reforma de uma praça no bairro São José, vinda de Nelinho.
 
Na corrida eleitoral em Juazeiro, quem tem se colocado como opção é o radialista e pastor evangélico, Francisco Fabiano. Quer ser deputado, estadual ou federal. Quem decidirá é deputado federal Junior Mano.
 
Governador Camilo continua calado. Ciro Gomes esculhambou Lula em entrevista neste domingo (21) ao jornal O Estado de São Paulo.

Pregou aviso: não participará de lambança com Lula, a quem considera um condenado por corrupção. Nem Lula nem o PT o perdoam. E promete dar o troco.

Desculpe a ignorância, como o governador Camilo Santana sairá desse aperto na briga de Ciro Gomes contra Lula e o PT?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ