Jornal do Cariri
Camilo vê Guimarães ser nocauteado
06/07/21 0:00

O governador Camilo Santana está decidido a ser candidato ao Senado Federal. Mesmo com os conflitos entre Ciro Gomes e Lula, Camilo não desistiu da idéia de palanque duplo. Sofreu um revés, com a reação da presidente nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann, que acusou Ciro de ser mentiroso e de ser um jagunço da direita, após o líder da oligarquia Ferreira Gomes chamar, novamente, Lula de o maior corrupto da história moderna brasileira e também ser um grande corruptor. Esse confronto atingiu em cheio ao maior aliado de Camilo na briga interna do PT, o deputado federal José Guimarães, que havia defendido que o partido não lançasse candidato próprio e apoiasse um nome do PDT, da família Ferreira Gomes. Guimarães foi acuado pela direção nacional do PT, que o ameaçou expulsá-lo, tanto que ele fez um post nas redes sociais - fraquinho, registre-se - , lamentando o comportamento de Ciro. 

Camilo trabalha por dois candidatos

Candidato ao Senado, Camilo quer interferir na escolha de seu sucessor no Abolição. Trabalha com duas alternativas. A primeira, ao se desincompatibilizar, quem assume o Governo do Estado é a vice-governador Izolda Cela. Hoje, Camilo não descarta que Izolda assuma e seja candidata à reeleição pelo PDT. Não desistiu do PT apoiar essa candidatura. Seu plano “b” é Izolda Cela assumir o Governo, terminar o mandato até dezembro de 2022, mas o candidato para concorrer às eleições será o atual presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão. A preferência de Camilo por Evandro não é escondida, tanto que Evandro tem despachado quase todos os dias no Abolição, em um gabinete ao lado do Governador. Esses dois nomes precisam do aval do senador Cid Gomes, que, por ora, se mantém calado. Entretanto, Camilo não se cansa de repetir: fará o que Cid quiser na montagem do palanque no ano que vem. Se Cid desejar, Camilo fica no Abolição e não disputa Senado. 

Rainha das fake news vira Pokémon

Além das muitas suspeitas de propagar fake news no Cariri, a influencer digital ligada ao vereador Capitão Vieira, Carol Matos, pode ter que responder por um carro “pokémon” que está sob sua posse, ou melhor: estava. Para quem não sabe, veículo “Pokémon” é como a Polícia Civil chamava no passado o carro “cabrito”. Apreendido e que ficava à disposição da Polícia, mesmo ilegal, para ser usado em operações. Daí, alguns desses carros eram emprestados de modo ilegal. Quanto ao carro apreendido da Rainha dos FaKe News, Carol Matos, estava adesivado com a marca do seu site. O veículo se encontrava estacionado em local proibido e, por isso, foi recolhido ao pátio do Demutran. Tudo parecia ser uma operação comum no trabalho do dia a dia do órgão municipal de trânsito. Contudo, por trás dessa apreensão, estava sendo estourado um escândalo que surpreendeu a política e a mídia juazeirenses.

Rainha dos Fakes está bem caladinha

 O suposto carro pertencente a Carol Matos, um Gol preto, continha uma montanha de irregularidades: além de um mandado de busca e apreensão, dezenas de multas, licenciamento e IPVA atrasados, transferência não realizada e débito no banco em que foi financiado. Flagrada, o primeiro impulso de Carol foi ir às redes sociais acusar perseguição política. Queria ser vítima. Não colou seus fakes news. Teve que apagar rapidinho suas postagens e ficar bem calada. O carro é investigado por suspeita de ser “Pokémon”, o velho carro cabrito da antiga linguagem policial. O veículo foi transferido para o pátio do Detran e deve ficar por lá uma longa temporada. Tão logo estourou o escândalo, o vereador de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira, passou a evitar de aparecer ao lado da sua influencer digital, agora conhecida como Pokémon Black, em homenagem a seu carro que não voltará mais às ruas de Juazeiro, tendo a Rainha dos Fakes News ao voltante.

Prefeito Guilherme enfrenta investigação

O jovem prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, prepara resposta a várias indagações do Ministério Público do Ceará sobre a contratação de assessoria jurídica para os meses de janeiro e fevereiro. A denúncia é assinada pelos vereadores de oposição, liderados por Rildo Teles. É a estréia do prefeito Guilherme nas investigações sobre irregularidades pelo MP cearense na sua administração. Os vereadores questionam o valor de R$ 132 mil para um escritório de advocacia. O promotor Saul Cardoso Onofre de Alencar pediu que o Município se manifeste para decidir se Guilherme responderá ou não a uma ação de improbidade administrativa. A contratação está sendo questionada por ter sido feita com dispensa de licitação. Agora, o Ministério Público cobra cópia dos contratos assinados e exige os valores que foram usados como parâmetro para a cotação de mercado, que é obrigatório na dispensa de licitação. A administração de Barbalha respondeu, mas a promotoria ainda não se manifestou. Guilherme sustenta que tudo foi feito dentro da lei.

Euforia com desempenho de Capitão

O ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, comemora o resultado da pesquisa Instituto Paraná-CN7 e Rede Plus, que colocou Capitão Wagner como favorito, em pelo menos dois cenários, na corrida eleitoral para o Governo do Estado. Argemiro, que é pretenso candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa,  teve seu nome cogitado para compor a chapa majoritária da oposição cearense. Hoje, teria a simpatia de nome como Roberto Pessoa, sem se falar que seria um representante do Cariri na chapa. Argemiro prefere continuar na luta por uma vaga de deputado estadual, pois compreendeu que o candidato preferido para compor a chapa com Capitão Wagner é do empresário Gilmar Bender. Sobre esse lançamento, Argemiro comemora o fortalecimento do palanque da oposição no Ceará.

Capitão Wagner ameaça poder dos FGS

A candidatura do deputado Capitão Wagner ameaça por fim ao domínio da oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Na primeira pesquisa Instituto Paraná-CN7 e Rede Plus, há um empate técnico entre o senador Cid Gomes – 38,1% e Capitão Wagner – 35,1. Luizianne fica em 3°, com 10,2%. Nos outros cenários, a pesquisa revela o amplo favoritismo de Wagner. Contra Roberto Cláudio a diferença é 39,1% contra 24,1% e Luizianne sobe para 14,21%. Já contra Mauro Filho, os números são: 42,6 contra 8,6%. Quem aparece nesse cenário em 2° lugar é Luizianne com 20,9%. O Instituto Paraná pesquisou em 80 municípios do Ceará e esses dados retratam o crescimento da oposição no Estado. Somente Cid tem chances de vitória contra Wagner. Para o Senado Federal, Camilo é imbatível. No cenário 1, Camilo tem 53,7% contra 22,5% de Tasso Jereissati e 4,2% de Domingos Filho. No cenário 2, Camilo aparece com 53,9%, Tasso com 22,7% e Donizete Arruda com 3,7%.

Disse me disse...

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, quer distância da crise que envolve o vereador Márcio Joias e o ex-policial João Paulo.

Na sessão da quinta-feira, a esposa de João Paulo, Letícia Leandro, foi barrada ao tentar usar a tribuna para fazer denúncias contra o vereador.

João Paulo tenta envolver o prefeito Glêdson Bezerra no caso. Darlan avalia que o caso do ex-policial já está na Justiça e a Câmara não é o fórum.

O pastor e radialista Francisco Fabiano arruma as malas para o MDB de Eunício Oliveira. Pode deixar o PL de Júnior Mano e Yuri do Paredão.

Fabiano disse que está pensando, mas que só vai ao MDB, caso Eunício seja candidato a deputado federal. Quer ser puxado pela onda Eunício.

Além de Fabiano, há mais 20 pré-candidatos com potencial de 20 a 20 mil votos querendo ser candidatos pelo MDB, para pegar carona nos votos de Eunício e Moses Rodrigues.

Eunício e Moses são eleitos sozinhosme a disputa é para ser suplente. Eunício disse à coluna que não tem pressa de definir quem será candidato pelo MDB.

Em Juazeiro, Eunício já filiou o ex-prefeito Luiz Ivan que será candidato a deputado federal. Assim, não sei se esse é o melhor caminho para Fabiano.

Outro problema: ganhou força nos últimos dias em Brasília, a proposta de aprovar o distritão, onde os 22 deputados mais votados são os eleitos.

O ex-prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra, investe na confusão sobre seu futuro político em 2022. Dependendo do interlocutor é ou não candidato.

Em Juazeiro, Arnon não descarta disputar vaga à Assembleia. Em Fortaleza, garante que trabalhará apenas na reeleição do filho, Pedro Bezerra.

Desculpe a ignorância, e aí, Carol Matos, é fato ou fake que o Gol preto apreendido, que você andava nas ruas de Juazeiro do Norte é um carro “Pokémon”?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ