Jornal do Cariri
Camilo trabalha forte para aproximar Cid e Elmano
07/02/23 0:00

O novo presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, assumiu o cargo nesta segunda (06). Projetos essenciais ao crescimento do Ceará - metrô de Fortaleza é um deles - dependem diretamente de financiamentos do Banco de Desenvolvimento do Brasil. Ciente da necessidade de parcerias entre o Governo do Ceará e o BNDES, o governador Elmano de Freitas prestigiou a solenidade de posse no Rio de Janeiro. O presidente Lula e seu vice, ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, também estavam lá. Outra presença destacada foi a do ministro da Educação, Camilo Santana, que levou a tiracolo o senador Cid Gomes e o primeiro suplente de Cid, empresário Julio Ventura Neto. Mercadante agradeceu com um enorme sorriso a presença da comitiva cearense. E se dispôs a colaborar decisivamente para o êxito dos projetos de parcerias entre Governo do Ceará e BNDES. Nessa posse, o que chamou a atenção foi o esforço de Camilo de aproximar o governador Elmano do senador Cid Gomes. Camilo considera Cid um irmão na política, apesar de não querer cumprimentar a Ciro com um aperto de mão. Quer distância de Ciro. Contudo, a relação entre governador Elmano e Cid Gomes é fria, e de desconfiança. Elmano não tem intimidade nem com Cid, muito menos com Júlio Ventura Neto. Daí, o empenho pessoal de Camilo de fazer brotar uma sólida amizade entre Elmano e Cid.

Leia a edição do Jornal do Cariri desta semana clicando aqui


Guimarães prestigiado em evento do PT no Cariri
 
O deputado federal e líder do governo Lula, José Guimarães, saiu fortalecido do encontro realizado no fim de semana no Crato. Cerca de 800 pessoas se espremeram no auditório do Colégio Objetivo, para ouvir Guimarães sobre as ações pretendidas pelo governo federal para o Cariri. A grande quantidade de pessoas acabou inviabilizando a discussão mais aprofundada do Seminário “O Cariri do Futuro”, proposto para ouvir as demandas da região. Guimarães reconheceu ter subestimado o número de militantes que estariam presentes. Assim, pediu desculpas e garantiu que voltará para aprofundar as discussões. O contratempo não apagou o brilho do evento.

Guimarães no Cariri visa eleições 2026

José Guimarães se surpreendeu com a quantidade de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças de toda a região. O resultado da discussão sobre o Cariri do Futuro será levado aos governos estadual e federal. A ideia de Guimarães é levar esse seminário a todas as regiões do Ceará. O Cariri foi a largada do projeto eleitoral de Guimarães para 2026: ocupar uma das duas vagas de senador. Guimarães sabe que o sucesso desse objetivo tem uma grande batalha no ano que vem. Sua intenção é tornar o PT o maior partido do Estado, pavimentando a reeleição do governador Elmano de Freitas e sua candidatura ao Senado Federal. A segunda vaga de senador será disputada pelos partidos aliados. Guimarães não tem preferência. Essas negociações serão tratadas tanto pelo governador Elmano quanto pelo ministro Camilo Santana. Essa vaga aberta no campo governista será disputada pelo senador Cid Gomes, candidato à reeleição, do PDT, pelo deputado federal Eunício Oliveira, do MDB, e também pela petista Luizianne Lins, que tem revelado o sonho de ser senadora.
 
MDB do Cariri não entra no atrito estadual
 
Depois dos protestos no MDB do Ceará, liderados pelos ex-deputados Audic Mota e Leonardo Araújo (vice-presidente estadual), as lideranças do partido no Cariri decidiram: devem continuar ao lado do deputado federal Eunício Oliveira, presidente estadual e o principal alvo das críticas. Audic e Leonardo acusam Eunício de trabalhar apenas para um grupo, deixando de lado puxadores de votos, no caso, eles. Eunício contesta essas críticas. E apresenta fatos contestando essas reclamações. Nomes como o deputado estadual Davi Macedo e seu pai, o ex-prefeito de Juazeiro, Raimundão, principais lideranças do MDB no Cariri, garantem que a crise não chegará à região. Os diretórios de toda a Região continuam sob o controle de Eunício, com a articulação de Davi e Raimundão. Audic e Leonardo foram derrotados nas urnas e acusam o partido de não fazer movimentos para recolocá-los no cenário político, o que Eunício rebate: uma injustiça. Não à toa, Audic e Leonardo devem ser nomeados secretários do Governo Elmano de Freitas.


Governador cumpre promessa de dialogar


O governador Elmano de Freitas disse, durante a campanha eleitoral do ano passado, que eleito conversaria com todas as forças políticas do Ceará para promover o desenvolvimento do Estado. Elmano cumpriu a promessa na última sexta (03), no Abolição, em Fortaleza. Durante o lançamento do programa de saneamento básico, que na primeira fase beneficiará 17 municípios, Elmano dialogou com três principais prefeitos ditos de oposição no Ceará. Numa mesma fotografia, pousou ao lado do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa e do Eusébio, o prefeito e presidente regional do PL no Estado, Acilon Gonçalves. Não parou por aí: noutro momento, tirou uma foto com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, na companhia do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana. Outro destaque reveladores dessas imagens foi o discurso de lançamento feito pelo governador Elmano. Sem rodeios, destacou a sua alegria de contar ali com a presença do prefeito Roberto Pessoa e de outros prefeitos que não votaram nele e, hoje, o diálogo a favor do povo cearense é uma realidade. Prefeito Glêdson Bezerra foi simpático no evento, agradecendo a Elmano a inclusão de Juazeiro do Norte já na primeira etapa do programa de saneamento.

Glêdson dribla críticas e se aproxima do PT
 
Uma verdadeira enxurrada de ataques foram direcionadas ao prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e ao deputado estadual Fernando Santana nas redes sociais. Glêdson esteve em Fortaleza para a assinatura do contrato com a Cagece, para dar início às obras do saneamento básico de Juazeiro do Norte, a convite do próprio governador Elmano de Freitas, que comandou o evento. Ao lado de Fernando, seu principal articulador dentro do Governo do Estado, Glêdson foi atacado com as lembranças das tensões da campanha eleitoral, quando votou em Capitão Wagner no primeiro turno e anunciou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro, no segundo. Os críticos esqueceram que Glêdson votou, também, nos petistas Camilo Santana e Fernando Santana, que hoje fazem a aproximação de Glêdson com o PT. As críticas desferidas em Glêdson têm o claro DNA de filiados do PT, em Juazeiro, antecipando o tom da disputa para 2024.

 
Disse me disse…
 
O deputado estadual Davi Macedo anda conversando com lideranças de Juazeiro do Norte para decidir sobre uma possível candidatura a prefeito.
 
Para surpresa de todos, até no seu grupo, muitos avaliam que ainda não é a hora. Davi pode reconstruir a aliança com Nelinho Freitas e indicar o vice.
 
Depois de momentos de indecisão, o vereador cratense Pedro Lobo resolveu tentar sua viabilização para disputar a Prefeitura em 2024.
 
Em conversa com lideranças, Pedro Lobo disse que quer se credenciar para ser candidato da base do prefeito Zé Ailton. Não esconde de ninguém: só será candidato com apoio de Zé Ailton.
 
Outro que tenta se cacifae para a disputa no Crato é o empresário e suplente de deputado federal Rafael Branco.
 
Rafael faz um caminho diferente dos demais. Na última semana esteve em Brasília com AJ Albuquerque para se fortalecer ainda mais no PP.

O problema de Rafael Branco é que o PP sumirá, ainda este mês, com a federação formada com o União Brasil.

Desculpe a ignorância, o líder do Governo Lula, José Guimarães, já deu a largada para sua campanha ao Senado em 2026?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ