Jornal do Cariri
Camilo se reúne com Elmano e Cid Gomes
23/08/22 0:00

A violência dos três discursos - Mercado São Sebastião, Comitê presidente da Câmara de Fortaleza, Antonio Henrique, e inauguração do Comitê de Roberto Claudio - de Ciro Gomes contra Camilo Santana e Elmano Freitas tem uma explicação: Ciro implodiu a oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Ao impor à candidatura de Roberto Cláudio, em detrimento da reeleição da governadora Izolda Cela, Ciro rompeu com os irmãos Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. O resultado foi catastrófico. Nem Cid nem Ivo votam em RC. Ivo, mais afoito, declarou apoio a Camilo, e nesta segunda (22), criticou Capitão Wagner. Antes, na semana passada, declarou que não vota em RC. Daí, nesse cenário eleitoral, sem alardes, sem fotos, Camilo se reuniu com Cid e o candidato a governador Elmano Freitas. Camilo considera Cid, um aliado. E não fala, mas espera que Cid venha para o 2º turno, quando Elmano irá enfrentar a oposição no Ceará, liderada por Capitão Wagner. Detalhe: esse encontro entre Camilo, Cid e Elmano foi avalizado pela governadora Izolda Cela.

Ciro monta grupo de pistoleiros de língua

Durante sua passagem pelo Ceará, no final de semana, Ciro Gomes definiu pela montagem de uma tropa de choque com a participação de políticos e profissionais de imprensa, para atacar sistematicamente a Camilo e Elmano. Lidera esse grupo de língua afiada os vereadores de Fortaleza, Adail Júnior e Didi Mangueira. A ordem é bater diariamente nas candidaturas de Elmano Governador e Camilo Senador. Ciro está inconformado com a firmeza de Camilo de não ter aceito sua truculência de querer vetar à candidatura da governadora Izolda Cela ao Abolição. Camilo exigiu respeito e está provando que a oligarquia Ferreira Gomes pode estar com os dias contados. O próprio Ciro declarou que não irá ser candidato ao Planalto pela quinta vez, em 2026. Agora, seu desempenho é tão sofrível, que está ameaçado de perder a 3ª colocação nas pesquisas para a candidata Simone Tebet, do MDB.

Ciro não se conforma com força de Camilo

Inconformado com a liderança de Camilo Santana no Ceará, Ciro não tem poupado os ataques a Camilo. Neste domingo, Ciro foi além: não bastasse ter feito ameaças a Camilo e Elmano, jogou uma praga. Ciro ao discursar na periferia de Fortaleza, no bairro Parque Sabta Rosa, disparou: “ Mas eu voltar ao Ceará, para mim, é uma coisa que necessariamente com todos os meus 42 anos de experiência, mexe com meu coração. Meu coração que já está quase inteirando 65 anos, de maneira que ao invés de fazer um discurso, eu queria conversar um pouco com vocês, para controlar a emoção e não dizer umas verdades que eu tenho vontade de dizer. Mas, que Deus vai dá o caminho da justiça. E o espinho que eu sinto hoje de traição no meu coração, Deus vai dá a lição.” Camilo reagiu postando: “Onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensa que eu leve o perdão”. E completou: “Nada é mais profundo e verdadeiro do que a oração de São Francisco.”

Camilo vai aumentar pressão sobre base
 
Camilo Santana não está satisfeito com a manutenção dos colégios eleitorais do Cariri, ligados a ele, que continuam se articulando com candidatos do PDT. Apesar do recado de que estão em uma disputa, a divisão continua. No sábado, o presidente do PDT, André Figueiredo, lançou para o Cariri sua campanha de reeleição a deputado federal, em um restaurante do Crato. Estavam presentes o vice-prefeito André Barreto, vereadores e secretários da gestão municipal, além da ex-deputada estadual Fabíola Alencar, detentora de cargo de confiança no Governo do Estado. André Barreto tinha assumido apoio aos candidatos indicados por Camilo. Todos devem ser chamados para conversar. O prefeito Zé Ailton é o coordenador da campanha de Camilo e Elmano no Cariri.
 
Glêdson se fortalece para eleger bancada
 
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, mostrou força no lançamento dos seus candidatos à Câmara Federal, Giovanni Sampaio, também seu vice-prefeito, e à Assembleia, deputado estadual Fernando Santana e de Camilo Santana senador. Reuniu uma multidão para o evento no sábado e impressionou Fernando e Giovanni. Glêdson deixou claro a necessidade de eleger Fernando e Giovanni para fortalecer seu projeto político. Já Fernando, garantiu que estará do lado do prefeito juazeirense nas próximas lutas, um aceno para 2024. Antes do evento foi gerada uma expectativa para a presença de Camilo, que acabou não comparecendo, mas enviou o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, hoje, seu representante fiel na região. Para Governo, Glêdson vota em Capitão Wagner.
 
Guilherme se fortalece como homem de confiança

 
Em todas as reuniões com os prefeitos da base do Cariri, Camilo Santana tem repetido não admitir a divisão de votos, deixando claro que trabalha contra a reeleição de André Figueiredo. Imediatamente, após a primeira reunião, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, veio a público anunciar apoio irrestrito aos candidatos do PT, Fernando Santana e José Guimarães. Camilo responsabilizou Guilherme por fazer, também, o trabalho junto à Câmara e com as lideranças do Município. Desde então, Guilherme caiu em campo e tem entregado resultados a Camilo. Por sua fidelidade e empenho, Guilherme passou a ser o homem de confiança de Camilo no Cariri.
 
Carlos Macedo articula parceria com Raimundão
 
E o que parecia improvável, pode acontecer na política caririense. O ex-chefe de gabinete do prefeito Glêdson Bezerra e candidato a deputado federal, Carlos Macedo, está articulando uma parceria com o ex-prefeito Raimundo Macedo, o Raimundão. A parceria é para fortalecer o deputado estadual Davi de Raimundão. Carlos Macedo estaria disposto a dobrar com Davi em Juazeiro e Aurora. Inimigos históricos, Carlos e Raimundão disputam há décadas o comando da Prefeitura de Aurora. Em 2020, ambos perderam a eleição para Marcone Tavares (PSD). A parceria abre espaço para uma discussão focada na eleição de 2024, colocando os dois no mesmo palanque. Para fechar a parceria, Carlos Macedo não cobra fidelidade e aceita a outra parceria de Davi, hoje, com Nelinho Freitas.
 
Disse me disse…
 
Apesar de não falar publicamente, Giovanni Sampaio não esconde a vontade de tomar a cadeira de Arnon Bezerra na Câmara dos Deputados.
 
Giovanni sabe dos seus desafios, mas aposta na força da articulação de Camilo e é do prefeito Glêdson Bezerra para superar o ex-prefeito de Juazeiro do Norte.

O foco prioritário do senador Cid Gomes na candidatura a estadual da irmã, Lia Gomes, está enfraquecendo a candidatura do sogro Leitão Moura. Cid não teria gostado de Leitão apoiar Roberto Cláudio.  

O empresário Rafael Branco, candidato a federal, não esconde sua satisfação com a reaproximação com o ex-governador Camilo Santana.
 
Rafael esteve com Camilo no dia 17, em Fortaleza, quando fecharam uma parceria. Rafael vota em Camilo, que assumiu compromisso de ajudar em sua eleição.

Desculpe a ignorância, onde vai parar esse ódio que Ciro nutre hoje de Camilo Santana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ