Jornal do Cariri
Camilo Santana toma posse como ministro da Educação
O senador eleito assume o MEC após convite do presidente Lula. A ex-governadora Izolda Cela assume como secretária-executiva da pasta.
foto: Divulgação
GENEUZA MUNIZ
02/01/23 8:30

O senador eleito Camilo Santana (PT), escolhido pelo presidente eleito Lula para assumir o Ministério da Educação (MEC) tomou posse neste domingo, 1º de janeiro. O chefe do Executivo nacional empossou todos os chefes de ministérios horas após ser oficializado como presidente. O ex-governador do Ceará publicou vídeo do momento em que é oficializado como ministro da Educação, e agradeceu ao presidente Lula. A ex-governadora Izolda Cela acompanha Camilo na gestão do MEC, ao assumir como secretária-executiva — o cargo “número dois” — da pasta.

À frente do MEC, Camilo poderá tomar como exemplo as experiências da educação no Ceará, referência para todo o país. Ele foi governador por dois mandados, entre os anos de 2015 e 2022.

Ao falar sobre a nomeação para ministro da Educação, Camilo disse à GloboNews nesta quinta-feira (22) que pretende realizar um pacto com estados e municípios para recuperar a educação do país, “devastada pelo atual governo”.

“Nós temos que correr o mais rápido possível, construir uma grande pactuação nacional, um regime de colaboração, que foi o que nós fizemos aqui no Ceará quando governador do Estado, com todos os entes federados desse país, os municípios do Estado”, disse Camilo. O Ceará desenvolveu, no governo de Camilo, um modelo de alfabetização que melhorou, por exemplo, a aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ