Jornal do Cariri
Impresso
x
Acesse sua conta
Em breve.
Baixar Versão impressa
Camilo Santana sai vitorioso das eleições
Entre as vitórias mais contundentes estão municípios como Barbalha, berço político do governador
Zé Aílton, do Crato, e Guilherme Saraiva, de Barbalha, receberam apoio de Camilo. Fotos: Divulgação

Apesar da derrota em Juazeiro do Norte, onde apoiava o prefeito Arnon Bezerra (PTB), candidato à reeleição, o governador Camilo Santana (PT) sai vencedor na ampla maioria dos municípios do Cariri. O grupo liderado por PDT e PT conseguiu eleger 14 dos 29 prefeitos na disputa. Outros aliados como PSB, PTB e MDB elegeram outros cinco prefeitos.

Entre os partidos que militam na oposição ao Governo do Estado, como DEM, Pros e Podemos, foram três os eleitos. Na região, a dúvida fica em torno de PP, PSDB e Psol, cada um com um prefeito eleito, além do PSD, com quatro prefeitos.

Mesmo entre os gestores eleitos pela oposição ou por partidos do centro, há possibilidades de diálogo com a maioria dos eleitos, como é o caso de Juazeiro, maior cidade da região, e Aurora, onde o candidato do PSD, Marcone Tavares, foi apoiado abertamente pelo governador Camilo.

Entre as vitórias mais contundentes estão municípios como Barbalha, berço político do governador Camilo, e Assaré, onde o candidato do PDT, Líbório Leite, derrotou o prefeito Evanderto Almeida (PSD).

Em Mauriti, o PT evitou o retorno do DEM, liderado pelo ex-prefeito Márcio Martins e seu irmão Sávio. Outra manutenção importante aconteceu em Milagres, onde a base governista elegeu Cícero Figueiredo (PDT), contra o candidato do ex-prefeito Hellosman Sampaio, o médico Abraão Sampaio (PSD).

Para articuladores do Governo no Cariri, a discussão mais difícil será em Salitre com a eleição do candidato do Pros, ligado diretamente ao deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner. Mas, a avaliação para o Cariri é que o governador e seu grupo conseguiram ampliar significativamente a base na região.

Seis prefeitos que disputavam a reeleição não conseguiram a vitória nas urnas: Evanderto, em Assaré; Argemiro Sampaio, em Barbalha; Arnon Bezerra, em Juazeiro; Ildesser, em Lavras da Mangabeira; Alizandra, em Potengi, e Pedro Henrique, em Santana do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ