Jornal do Cariri
Camilo Santana sai vitorioso das eleições
Entre as vitórias mais contundentes estão municípios como Barbalha, berço político do governador
Zé Aílton, do Crato, e Guilherme Saraiva, de Barbalha, receberam apoio de Camilo. Fotos: Divulgação
17/11/20 8:30

Apesar da derrota em Juazeiro do Norte, onde apoiava o prefeito Arnon Bezerra (PTB), candidato à reeleição, o governador Camilo Santana (PT) sai vencedor na ampla maioria dos municípios do Cariri. O grupo liderado por PDT e PT conseguiu eleger 14 dos 29 prefeitos na disputa. Outros aliados como PSB, PTB e MDB elegeram outros cinco prefeitos.

Entre os partidos que militam na oposição ao Governo do Estado, como DEM, Pros e Podemos, foram três os eleitos. Na região, a dúvida fica em torno de PP, PSDB e Psol, cada um com um prefeito eleito, além do PSD, com quatro prefeitos.

Mesmo entre os gestores eleitos pela oposição ou por partidos do centro, há possibilidades de diálogo com a maioria dos eleitos, como é o caso de Juazeiro, maior cidade da região, e Aurora, onde o candidato do PSD, Marcone Tavares, foi apoiado abertamente pelo governador Camilo.

Entre as vitórias mais contundentes estão municípios como Barbalha, berço político do governador Camilo, e Assaré, onde o candidato do PDT, Líbório Leite, derrotou o prefeito Evanderto Almeida (PSD).

Em Mauriti, o PT evitou o retorno do DEM, liderado pelo ex-prefeito Márcio Martins e seu irmão Sávio. Outra manutenção importante aconteceu em Milagres, onde a base governista elegeu Cícero Figueiredo (PDT), contra o candidato do ex-prefeito Hellosman Sampaio, o médico Abraão Sampaio (PSD).

Para articuladores do Governo no Cariri, a discussão mais difícil será em Salitre com a eleição do candidato do Pros, ligado diretamente ao deputado federal e candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner. Mas, a avaliação para o Cariri é que o governador e seu grupo conseguiram ampliar significativamente a base na região.

Seis prefeitos que disputavam a reeleição não conseguiram a vitória nas urnas: Evanderto, em Assaré; Argemiro Sampaio, em Barbalha; Arnon Bezerra, em Juazeiro; Ildesser, em Lavras da Mangabeira; Alizandra, em Potengi, e Pedro Henrique, em Santana do Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ