JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Camilo Santana é a estrela solitária do PT como candidato ao Planalto
21/01/25 15:33

O presidente Lula realizou, nesta segunda (20), a primeira reunião ministerial do ano. Em seu discurso, Lula mostrou o seu desejo de transferir o cargo para um presidente democrata, rechaçando a possibilidade do Brasil eleger um candidato de direita nas eleições de 2026. Esta semana, a edição da revista Veja revela que o episódio de taxar o Pix, proposta que saiu do laboratório do Ministério da Fazenda, afundou as chances do ministro Fernando Haddad ser candidato do PT à sucessão presidencial. Assim, a Veja publica que restou como “estrela solitária” petista o ministro Camilo Santana: “Entre os nomes que correm por fora como alternativas, quem se encontra em melhor momento é Camilo Santana, titular da Educação. Ele passou a ser ventilado como um possível plano B principalmente pela ala de Gleisi Hoffmann, presidente da sigla e rival interna de Haddad. Camilo tem os seus trunfos para tentar vencer essa disputa. Pesquisa Ipec de dezembro mostrou que a educação é avaliada positivamente por 37% do eleitorado, como regular por 27% e como ruim ou péssima por 34%. Pode não ser uma maravilha, mas é a única área entre todas as nove pesquisadas em que a avaliação positiva supera a negativa.” Outro trunfo inegável de Camilo para se tornar candidato é o apoio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Escândalo ameaça
tranquilidade da Alece

Estourou uma dor de cabeça para os 46 deputados estaduais do Ceará. Nesta segunda, o Ministério Público, através da Procap, deflagrou a operação Simulatio, cujo alvo foi um deputado estadual cearense, suspeito de rachadinha: “Conforme a investigação da Procap, um deputado estadual supostamente realizava empréstimos financeiros perante um advogado que atuava como agiota. Posteriormente, o deputado oferecia cargos de assessor parlamentar no gabinete dele para o advogado indicar nomes. Em troca, os assessores fantasmas indicados pelo advogado e lotados no gabinete do deputado repassavam ao advogado parte dos salários recebidos, de forma a pagar as dívidas pelo deputado. ”Um dos alvos dessa investigação, o advogado agiota é também suspeito de ter outros clientes com mandato. O MPCE não confirma nada e nem divulga o nome do deputado estadual que foi alvo da operação Simulatio. Essa investigação que é mantida sob sigilo, teria flagrado um deputado estadual em rachadinha, e ameaça agora ter novos desdobramentos. Na Alece, essa apuração provocou o silêncio dos deputados. Dizem que não sabem quem é o deputado investigado por usar o método de rachadinha para pagar suas dívidas com um agiota advogado.

PT dividido no Cariri é
problema para Guimarães

A divisão nas bases do PT no Cariri é um motivo de preocupação para o deputado federal José Guimarães. Durante o encontro do partido em Juazeiro do Norte, no fim de semana, Guimarães ouviu sobre o avanço político do ministro Camilo Santana na região. Camilo e Guimarães podem protagonizar uma disputa pelo comando do partido, em eleição interna que acontece ainda no primeiro semestre. Hoje, Guimarães tem o controle da grande maioria dos diretórios do Cariri, mas, naturalmente, Camilo tem multiplicado o seu grupo e avançado sobre Guimarães. Camilo tem filiados suficientes para fazer a disputa no interior e na capital conta com o apoio do prefeito Evandro Leitão, para conseguir o controle dos votos que definirão o comando estadual do PT. Guimarães tem maioria, mas sabe que pode haver uma reviravolta. Apesar da tensão, criada ainda na pré-campanha de 2024, Guimarães e Camilo podem se sentar para construir o consenso. Para se garantir, Guimarães tem recorrido à direção nacional, para estancar o avanço camilista. Mesmo com se vier a contar com o respaldo da presidente nacional, Gleise Hoffmann, Guimarães está ciente que não tem força para se contrapor a Camilo, Elmano e Evandro, além dos prefeitos petistas no Estado.

MDB fará a disputa
de federal em Juazeiro

O MDB trabalha para se fortalecer na maior cidade do Cariri, Juazeiro do Norte. Sob o comando do ex-prefeito Raimundo Macedo, reeleito presidente no último sábado (18), o partido está construindo uma chapa de federal muito forte para as eleições de 2026. Deseja que os principais nomes do partido venham de Juazeiro. Raimundão está fechado em manter o ex-deputado estadual, Nelinho Freitas, na disputa de federal, garantindo mais apoio fora de Juazeiro. Para fortalecer ainda mais a chapa, Raimundão articula a filiação do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Vasques, para a corrida por uma vaga de federal. A chegada de Felipe e a permanência de Nelinho deve segurar o deputado federal Yury do Paredão no MDB para concorrer à reeleição. Yury já avaliava deixar o MDB por inviabilidade eleitoral da legenda. A chapa de candidato a federal ainda deve ficar mais forte com a atração de outros nomes, a partir da distribuição de colégios do deputado Eunício Oliveira. Com o apoio do ministro Camilo, Eunício acredita que estará na chapa majoritária, como candidato ao Senado. E a promessa dele é apoiar todas as candidaturas do MDB, inclusive a da vice-governadora Jade Romero.

Fernando Santana de
volta ao dia a dia da Alece

Depois de oito dias ausente do Brasil, para permitir que o presidente do TJ do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, assumisse nesse período o Governo do Ceará, o presidente da Alece, Fernando Santana, reassumiu o cargo. E como presidente da Assembleia tem se dedicado a cuidar dos preparativos tanto da posse de Romeu Aldigueri, quanto de conhecer os detalhes da secretaria de Recursos Hídricos. Fernando Santana está ciente dos desafios de entregar todas as obras planejadas pelo governo Elmano de Freitas na área hídrica do Estado. Entusiasmado com essa missão dada a ele, por Elmano, Fernando Santana tem fez avaliações e estudado currículos para a montagem de toda a estrutura da toda poderosa secretaria de Recursos Hídricos. Antes mesmo de assumir as funções de secretário, Fernando Santana tem ocupado bem as suas redes sociais para informar à sociedade. Diante da chegada do inverno, falando como secretário, Fernando Santana publicou: “As chuvas trazem esperança e renovação, mas também exigem atenção e cuidado. A SRH reforça: cuidar da água e da própria segurança é essencial”. Mas Fernando Santana pensa adiante e mostra seu grande desafio na SRH: “O Governo Federal investe no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) através do Novo PAC! E não é pouca coisa não: são 145 km de canais, túneis e sifões levando água pra todo lado!”

Oposição de Juazeiro
isolada e sem força

Os vereadores Capitão Vieira Neto e Márcio Joia devem experimentar algo novo nesta legislatura, depois de terem participado das principais decisões no Legislativo juazeirense, há pelo menos 12 anos. Opositores assumidos, os dois vereadores estão isolados de qualquer decisão da Câmara. Eles estão fora de comissões e de grupos que discutirão o Poder Legislativo. Marcio e Vieira se preparam para compor o chamado baixo clero. As recentes decisões da nova Mesa Diretora deixaram esses vereadores, que eram protagonistas no parlamento de Juazeiro, fora de tudo. Nesse mesmo caminho estão Bilinha, Cicinho Cabeleireiro e Jaqueline Gouveia. Por atuarem mais ao centro, Cicinho e Jaqueline devem se integrar, mas com algumas restrições. Organizado, o grupo que comanda a Câmara aposta na mudança total como princípio. Sobre as reações dos dois ex-caciques, a atual direção da Câmara avalia nenhum dos dois tenham um comportamento firme e de efetivo confronto. Dizem, que Vieira deverá se ocupar em explicar a contabilidade e o excesso de servidores na sua gestão, que são investigados pelo Ministério Público. Por sua vez, Márcio Joia enfrenta questionamentos sobre a sua evolução patrimonial. Esses recados da atual Mesa Diretora funcionariam como conselho, para que ambos fiquem quietos. Porém, todos sabem que tanto Vieira quanto Márcio Jóia não são de temer conflito.

Disse me disse…

Situação do prefeito Glêdson Bezerra pode ficar desconfortável no Podemos. Secretário de Turismo, Eduardo Bismark, deve disputar a sua reeleição pelo partido.

Se senador Cid Gomes decidir romper com ministro Camilo e governador Elmano, concorrerá ao Abolição pelo Podemos?

 Em Juazeiro, quem deve entrar na disputa de deputado estadual é o blogueiro e vereador Lukão. Para isso, avalia sair do PSDB.

Lukão pode ser convidado pelo MDB de Raimundão e deve fortalecer a legenda para Davi Macedo. Terá como tarefa dobrar com Felipe Vasques.

Na crise petista, um aliado fiel de Guimarães no interior ameaça romper com o grupo por quebra de acordo. A crítica é ao deputado De Assis.

O suplente Pedro Lobo teve acordo na Assembleia quebrado e vai deixar o mandato antes do previsto. Em reunião, foi direto: covardes e sem palavra.

No encontro de Juazeiro, Pedro Lobo se recusou a compor a mesa de comando do evento. O motivo foi o deputado De Assis presente na mesa.

Depois desse conflito ser exposto, Guimarães trabalha para apagar esse incêndio interno no PT.

Desculpe a ignorância, quem é o deputado estadual alvo do MPCE?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE