Jornal do Cariri
Camilo: respiradores em junho
26/05/20 0:00

Na primeira rodada dos 200 respiradores que vieram da China e foram distribuídos pelo governador Camilo Santana, o Cariri não pode ser contemplado. A razão: é a região onde a contaminação da covid está menos ativa, com menos casos registrados e com menor número de óbitos.  Por isso, Camilo justificou deixar fora do benefício da distribuição os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Mauriti, dentre outros. Entretanto, Camilo telefonou para o prefeito Arnon Bezerra e teve contato com outros do Cariri, assegurando que até o dia 15 de junho chegará mais 300 respiradores. Nesse lote, a região será prioridade. Ciente de que a hora é saber compreender as dificuldades enfrentadas pelo Ceará, o prefeito Arnon Bezerra declarou que há vagas em Juazeiro para os infectados. E se precisar, ele anuncia que irá comprar leitos de UTIs na rede privada do Crajubar, para os que necessitarem ser atendidos. Ao se comportar desse modo,  Arnon não colide com o Abolição e aguarda os respiradores de junho, junto com Zé Ailton e os outros prefeitos do Cariri, que sonham com o equipamento para salvar vidas.

Arnon continuará licitando tudo
 
Mesmo com o decreto de calamidade pública em vigência, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, disse, em entrevista à Rádio Plus FM Cariri, que continuará fazendo licitação. Arnon enalteceu os meios de fiscalização e disse que em Juazeiro é diferente; não vai “dar sopa para o azar”. Cobrado pela abertura da UPA da Lagoa Seca e do Hospital de Campanha, disse que tudo vai acontecer no seu tempo. A UPA deve ser entregue em breve, mas não abre mão da licitação do Hospital de Campanha. Arnon destacou que os recursos prometidos pelo Governo Federal, algo em torno de R$ 22 milhões, nem chegou e tem gente dizendo que a Prefeitura já recebeu R$ 88 milhões. Arnon disparou: “os críticos são muitos, mas as boas ideias são poucas. Prefiro ouvir às ruas, como tenho feito”.
 
Juazeiro no rumo do Governo do Estado
 
Questionado sobre as pressões para a reabertura do comércio local, o prefeito Arnon Bezerra garantiu que tudo será feito em consonância com as decisões do Governo do Estado. Defende o enfrentamento conjunto e a despolitização da pandemia. Arnon não reclamou por não ter recebido respiradores no atual momento. Avalia a sua situação como cômoda, frente aos outros municípios do Ceará, que vivem o pico com elevado número de casos de coronavírus. Arnon preferiu reclamar das Fake News, que tem atacado sua administração. Apesar de não falar nomes, Arnon citou recentes vídeos incentivando o uso da cloroquina, sem qualquer comprovação cientifica. Um recado direto ao vice-prefeito Giovanni Sampaio, que foi ao município de Floriano, no Piauí, acompanhar a experiência com o remédio em casos de Covid-19. Arnon evitou falar de política, mas garantiu que tem gente sem projeto, querendo levar vantagem com a situação de muito sofrimento no mundo.

Saída de Bender motiva lideranças

A provável desistência do pré-candidato a prefeito, Gilmar Bender, da corrida eleitoral em Juazeiro, anda estimulando outras lideranças a entrar na disputa pela Prefeitura. Sem Bender, que polarizou a última eleição com o prefeito Arnon Bezerra, a sucessão fica aberta. Pelo menos, dois grupos estão de olho. O deputado estadual Nelinho Freitas e o ex-prefeito Raimundo Macedo andam se articulando. Nelinho, através do grupo Anjo da Guarda, pertencente ao seu pai, está arrendando uma rádio em Juazeiro, que segundo informações, será usada para dar destaque a suas ações. Nelinho chegou a anunciar a sua pré-candidatura, porém acabou recuando a pedido do seu partido, o PSDB. Entre os aliados de Raimundão, há quem sonhe com uma candidatura de dentro de casa. Davi de Raimundão, que por hora ocupa uma vaga na Assembleia, é o favorito. Se decidir encarrar a campanha, Raimundão terá que romper com o governador Camilo Santana.

Raimundão ameaça deixar órfãos

Após ter desistido da sua reeleição por inviabilidade política, o ex-prefeito Raimundão ainda é avaliado como fiel da balança na disputa de Juazeiro. Além do prefeito Arnon Bezerra, o grupo liderado pelo vice-prefeito Giovanni Sampaio e o vereador Glêdson Bezerra, também sonha com o apoio do ex-prefeito. Recentemente uma composição com Glêdson, Giovanni e Dr. Santana deve ser tentada novamente. A avalição é que, com a união, a aliança poderia atrair Raimundão para indicar a vaga de vice. Quando perguntado sobre essa possibilidade, Raimundão diz apenas que quer ouvir o governador Camilo Santana. Pelo menos, na teoria, deixa transparecer fidelidade. Aliados do ex-senador Eunício Oliveira, em Juazeiro, garantem que o MDB seguirá com Camilo e se Raimundão seguir outro caminho, vai sem o partido.

Tolerância Zero adotado na Câmara


A Câmara de Juazeiro do Norte passou a adotar uma tática de tolerância zero para coibir ataques. Depois de apoiar uma série de denúncias formais contra o radialista Cícero Lúcio, pré-candidato a vereador, e o empresário Jurânio Gondim, agora é a vez do comunicador e pastor evangélico Naldo Granjeiro. O pastor, que também é pré-candidato a vereador, comanda um programa gospel e tem usado o espaço para denegrir vereadores. O primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto, pediu a cópia da gravação com os ataques, para formalizar ação judicial por notícia falsa, calúnia e difamação. Vieira não descarta acionar a Justiça contra a rádio, que por sinal é acusada de funcionar de forma ilegal. O pastor radialista já tenta resolver a situação sem a necessidade de o caso ir à Justiça, mas Vieira Neto está irredutível.

Abolição deve anunciar candidato


A base governista está sob tensão com a informação de que o governador Camilo Santana vai anunciar o nome do pré-candidato a prefeito em Barbalha nos próximos dias. Quem conversou com o governador, garante que Camilo apontará o nome nos próximos dez dias. Na avaliação das lideranças do PT e PDT estão no páreo: deputado Fernando Santana, Vevé Siqueira e Guilherme Saraiva. Apesar da badalação desses nomes, há quem acredite que Camilo pode surpreender com um nome fora do “circuito político”. Internamente, o enfrentamento e as articulações ganharam força; mas, com a informação do anúncio, o tempo para conflitos pela indicação diminuiu. O deputado federal José Guimarães está sendo convencido a defender o nome do ex-prefeito Zé Leite. Quem o pressiona, contudo esquece que o ex-prefeito, além de ter a maior rejeição de Barbalha é ficha suja. Camilo não irá indicá-lo.

Disse me disse...

O PT de Juazeiro já tem o primeiro nome para levar para o processo interno de escolha de candidato. O administrador Laurivan Cruz registrou pré-candidatura a prefeito.

Laurivan garante que tem o apoio da maioria das alas petistas, mas o ex-prefeito Dr. Santana desconhece a formalização da pré-candidatura.

O pastor Francisco Fabiano está de malas prontas para sair do Pros. Acredita que poderá manter sua pré-candidatura a prefeito.

Fabiano está estimulado pela provável reabertura da janela partidária, com o adianto das eleições para 6 de dezembro. Acredita estar de volta ao páreo.


Senador Cid Gomes retornou para o Crato, ao lado da família, para passar a quarentena e concluir sua recuperação médica.

Prefeito Zé Ailton tem dedicado toda sua atenção a combater a covid no Crato. Esqueceu totalmente a sua reeleição.

                                                
O confronto que estourou na semana passada, entre o ex-presidente Lula e Ciro Gomes, ainda não teve reflexos na política do Ceará.


Lula avisou que não há mais possibilidade de acordo com os Ferreira Gomes. Ciro retrucou: que viajou para Paris, no segundo turno, nas eleições de 2018, para não se acompanhar de bandido. No caso, o petista Fernando Haddad.

Camilo Santana assiste de camarote esse conflito entre Lula e Ciro, e não dá uma única palavra. Dedica todo o seu tempo para a covid e assim escapa dessa polêmica.
Desculpe a ignorância, como terminará a relação dos FGs com o governador Camilo, após essa troca de farpas entre Lula e Ciro?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ