Jornal do Cariri
Camilo pede calma sobre futuro
29/06/21 0:00

O governador Camilo Santana já consultou 120 prefeitos do Ceará sobre as possibilidades de apoiar sua candidatura ao Senado Federal. Hoje, Camilo consegue unir uma sólida base de sustentação. Entretanto, Camilo mantém a lealdade ao senador Cid Gomes. Em todas as suas conversas, sempre repete: meu destino está ligado ao desejo de Cid. Se Cid quiser que eu não concorra a senador, e conclua meu mandato até o fim, assim farei. Se Cid avaliar que devo entrar na luta eleitoral e disputar um mandato ao Senado, assim farei. Contudo, na edição desta segunda (28), do jornal Valor Econômico, Camilo admitiu publicamente, pela primeira vez, desistir de seu sonho de ser senador. Antecipou que a vontade de Cid é por sua continuidade no Abolição, até o final de 2022, comandando as eleições estaduais e entregando o Governo a seu sucessor. O Governador pede cautela e afirma que só decidirá sobre ser ou não candidato no ano que vem. Ocorre que as eleições foram antecipadas.

Camilo faz campanha com Evandro

O senador Cid Gomes tem dito que Camilo é livre para escolher o melhor caminho para sua carreira política. Mas, sempre tem um complemento ao comentar a sucessão dele: se eu fiquei até o final, e não tive mandato, garantindo a vitória de Camilo, por que Camilo não pode ficar também até o fim, e não concorrer a nada. Seria o mesmo direito. A prevalecer essa tese, Camilo não deixa o Abolição e passa a ser peça fundamental no jogo sucessório. Tanto que, na semana que passou, esteve no Cariri ao lado do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, apresentando-o às principais lideranças da região. A presença de Evandro Leitão em obras ao lado de Camilo levantou suspeitas que ele seja o nome que esteja sendo trabalhado para sucedê-lo com o aval dos Ferreira Gomes, como candidato do PDT ao Governo do Ceará. O outro pré-candidato, Roberto Cláudio, está muito desgastado com os escândalos da covid. Izolda Cela, ao decidir assumir o Governo e não sair junto com Camilo, teria se queimado. Há mais uma alternativa: o deputado federal Mauro Filho, nome preferido por Ciro Gomes.

Lula lança Luizianne ao Governo

O jornal Valor Econômico desta segunda (28) trouxe outra importante revelação: o candidato do PT ao Planalto, Lula, escolheu a deputada federal Luizianne Lins como candidata do partido para enfrentar o PDT e os irmãos Ciro e Cid Gomes. Quer derrotá-los no Ceará. Cansou de ouvir ataques de Ciro. Lula não acredita na candidatura de Camilo a senador pelo PT e está estimulando que partidos aliados indiquem um nome do Cariri para a chapa majoritária com Luizianne. O MDB está interessado nessa vaga, apesar do PT aceitar esse acordo com o lançamento de um nome novo pelo partido. Hoje, quem está interessado em ser candidato é o reitor da Universidade Inta, de Sobral, Professor Oscar Rodrigues. Seu projeto é concorrer a governador, mas pode acabar sendo candidato ao Senado.

Raimundão não quer aliança com Arnon

Os ex-prefeitos de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo, se reuniram no dia 20 de junho para discutir eleições e alianças para 2022. A conversa na casa de Raimundão foi proposta por Arnon e teve duas pautas: eleição para o Governo do Ceará e aliança para as candidaturas proporcionais de Pedro Bezerra e Davi Macedo. Arnon propôs uma parceria entre Pedro, seu filho, candidato à reeleição para a Câmara Federal, e o deputado estadual Davi Macedo, filho de Raimundão. Prometeu inserir Davi em outros colégios eleitorais e tentou convencer Raimundão a fechar apoio ao candidato dos FGs ao Abolição. Raimundão recusou as duas propostas e Arnon saiu de mãos vazias. Davi e o pai já se comprometeram em caminhar junto à candidatura de Nelinho Freitas a federal e devem permanecer assim. Quanto a governador, só vão definir a quem apoiar no ano que vem.

Arnon investe na cassação de Glêdson

A conversa de Arnon com Raimundão teve, ainda, outro ingrediente. Arnon aposta que a chapa Glêdson e Giovanni será cassada no TRE do Ceará. Assegurou a Raimundão ter maioria de votos no tribunal, para decretar o fim do mandato de Glêdson e previu sua volta ao poder através de uma eleição suplementar, com ele próprio ou um nome apoiado por ele, ainda em 2021. Para tanta rapidez, Arnon sustenta ter respaldo também no TSE em Brasília. A verdade é que Arnon está muito empenhado e tem feito várias incursões junto aos desembargadores do TRE cearense. Durante a conversa, Raimundão pediu que Arnon se aquietasse e deixasse Glêdson e Giovanni governar. Arnon saiu chateado e, com a negativa de Raimundão, avalia sair a federal e lançar Pedro a estadual. Tudo para combater Davi e Nelinho.

Davi reclama de desprestígio com Camilo

A presença do governador Camilo Santana no Crajubar, para visitar hospitais e as obras da Arena Romeirão, acabou alargando a distância com o grupo do ex-prefeito Raimundão. Mesmo sendo da base do Governo Camilo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Davi Macedo não foi convidado e nem avisado sobre a visita. Davi reclamou por ser o único deputado de Juazeiro do Norte e, segundo ele, não foi prestigiado com uma simples lembrança de um convite para acompanhar o Governador no Município. Apesar da falta de prestígio, Davi não cogita rompimento com Abolição. Disse acreditar em boicote de quem rodeia Camilo. Mesmo sabendo do evento, Davi não foi ao encontro do Governador e disse esperar um contato para explicar a falta de cortesia. A avaliação é que a união com o grupo do deputado Nelinho Freitas, coloca Davi diretamente no grupo de oposição nas próximas eleições. Esse o motivo da insatisfação do Governo com Davi.

Crise grande na oposição do Crato

O vereador Gabriel Figueiredo dá mais um passo para encurtar sua carreira política no Crato. Está perto de romper com seu padrinho e maior aliado político, o ex-candidato a prefeito, Aloísio Brasil. Com uma tática suicida, deixando de lado sua defesa e partindo para um ataque desordenado, agora, Gabriel está empenhado em destruir o presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Gabriel protocolou pedido de cassação do presidente, num processo já decidido pela Justiça e sentença determinada. Aloísio foi contra a investida e deve entrar na linha de tiro de Gabriel que, agora, está aliado a Arthur de Zé Adega, que também assinou o pedido. Aloísio já disse não concordar com essa postura e voltou a pedir que Gabriel se concentre na sua defesa, mas foi ignorado. Na Câmara, a avaliação geral é que Gabriel está descontrolado. E corre o risco de perder seu mandato.

Disse me disse…

Badalada nos quatro cantos de Juazeiro, a filiação de Luiz Ivan ao MDB foi encarada como uma resposta às articulações do irmão, Arnon Bezerra.

Luiz Ivan quer ser candidato, mas não tem o apoio de Arnon. O incentivo veio do deputado estadual Rafael Branco que, de quebra, deu a legenda.

Agora, Luiz Ivan decide se enfrentará o irmão (Arnon) nas urnas. Sempre foi o melhor cabo eleitoral de Arnon em Juazeiro.

A família do suplente de deputado federal Normando Sóracles, falecido em decorrência da covid, recebeu a visita de Domingos Filho.

Domingos estava acompanhado da mulher, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar; prestou condolências e convidou todos a se filiarem ao PSD.

O vereador barbalhense André Feitosa deu entrada na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, com complicações da covid.

Muito querido em Barbalha, André tem as orações da população que torce pela sua recuperação. André é forte aliado do governador Camilo Santana.
Mesmo convidado pelo presidenciável Lula para compor a chapa majoritária, Eunício Oliveira deve disputar uma vaga de deputado federal em 2022.

Lula programa visita ao Cariri no segundo semestre deste ano, tão logo o Brasil esteja vacinado e os eventos políticos liberados.

Quem também está em dívida com a região é o presidente Bolsonaro. Cancelou sua vinda a Juazeiro do Norte, programada para semana passada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ