Jornal do Cariri
Camilo não quer papo com Ciro Gomes
31/01/23 0:00

O ministro da Educação, Camilo Santana, concedeu uma extensa entrevista as páginas amarelas da revista Veja. A declaração mais relevante foi ter solicitado não responder nenhuma pergunta sobre Ciro Gomes. Não houve jeito. A Veja indagou de Camilo: … Ciro Gomes diz que o senhor se afastou (rompimento com Família Ferreira Gomes) porque Lula lhe prometeu um ministério. Procede? Camilo foi incisivo: Não, e prefiro não falar sobre Ciro Gomes. Só digo que a população deixou claro sobre o que pensava sobre ele nas urnas. Camilo não precisava ser mais verdadeiro. Colocou Ciro no lugar dele. Ciro ficou em 4º lugar na corrida presidencial, com míseros 3% dos votos. No Ceará, o desempenho também uma lástima. Ciro enterrou sua carreira e, no embalo, ainda possibilitou o fim da oligarquia Ferreira Gomes no Ceará. Os erros de Ciro foram tão devastadores, tanto nas eleições presidenciais quanto estadual, que é crítica a chance do senador Cid Gomes se reeleger em 2026. Dependerá da lealdade do ministro Camilo. Cid e os FG foram riscados do mapa político cearense. Para complicar, Ciro e o candidato derrotado do PDT, Roberto Cláudio, estão decididos a fazerem oposição ao Governo Elmano de Freitas. Já Ciro aceitou o PDT aderir ao Governo Lula, no entanto, pessoalmente é contra. Nesse quadro, mandato do senador Cid Gomes só pode ser confuso, pois não tem condições de ser um aliado firme em Brasília a Lula, e no Ceará a Elmano. Mas, Cid sabe que seu futuro depende da boa vontade de Camilo. Elmano não tem relação alguma com Cid ou os FG. Ao contrário, tem fortes resistências.

Yanny e Glêdson têm difícil missão pela frente
O diálogo precisa voltar para o bem do povo de Juazeiro do Norte. A presidente da Câmara, Dra. Yanny Brena, quer mesmo por fim a queda de braços que há anos se instalou entre a Câmara e o Poder Executivo de Juazeiro do Norte. Depois da decisão judicial que suspendeu a concessão do empréstimo de U$ 80 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), assinado em 27 de dezembro de 2022, Yanny aposta no diálogo para acabar com o acirramento político que tem impedido a aprovação de medidas importantes pelo Poder Legislativo. Yanny alega que já se reuniu com os vereadores, inclusive com o Capitão Vieira Neto, autor do Projeto de Lei que revoga a autorização para contrair o empréstimo, e garante que a maioria da Câmara é favorável a chegada do recurso. Ressalta ser necessário explicar melhor a destinação dos U$ 80 milhões. A presidente disse que está à disposição do prefeito Glêdson Bezerra para reverter à situação. Glêdson, em nota, agradeceu o empenho da atual presidente, mas lembrou que foram os vereadores que revogaram a autorização e ingressaram na Justiça pedindo a suspensão do empréstimo. Não custa nada Glêdson acreditar num acordo para resolver esse impasse. Afinal, todos sabem que não é fácil desfazer esse atrito entre a Câmara e Prefeitura de Juazeiro. Yanny e Glêdson têm uma difícil missão pacificadora pela frente.

Vieira Neto vai deixar Darlan na mão
O embate entre a presidente Yanny Brena e o ex-presidente Darlan Lobo, líder da oposição à gestão da Câmara, já apresenta surpresas. Aliado de primeira hora de Darlan, o vereador Capitão Vieira Neto já estaria na base de Yanny, na administração da Câmara de Juazeiro. Vieira tem conversado com Yanny e entendeu que a aliança com a presidente favorece o encaminhamento de suas denúncias e reivindicações contra a gestão de Glêdson Bezerra, a quem faz oposição ferrenha. Darlan não se pronunciou sobre a provável união, mas não deve esquecer. Agora, terá que melhorar de sua imagem para concorrer à reeleição em 2024. Por enquanto, assiste Yanny puxar todos os vereadores para o seu lado, inclusive, os da sua base do prefeito Glêdson.

Florisval no páreo pela sucessão de Zé Ailton
Recebida como legítima a articulação feita pelo presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano, para se credenciar como nome para disputar a sucessão do prefeito Zé Ailton Brasil. Quem ocupa essa função, normalmente, sonha em ascender a cargos maiores, como o de prefeito. Florisval tem conversado com as principais lideranças da base e da oposição, como os ex-prefeitos Ronaldo Mattos e Zé Adega, mostrando ter bom trânsito nas diversas correntes cratenses. Precisa ter cuidado especial para não se queimar. Sua pretensão de suceder Zé Ailton é justa. Agora, o problema é conversar simultaneamente com a situação e a oposição. Deve ter em mente que é fundamental na corrida eleitoral ter lado. E Florisval sustenta ser um político de compromissos.

Elmano, Camilo e o prefeito definem nome
Os pretendentes a suceder o prefeito Zé Ailton no Crato se sonham em ser o candidato do bloco governista devem ter em mente um objetivo: o indicado deve estar, prioritariamente, filiado ao PT. Esse o partido de onde deve sair o escolhido. Outro fator fundamental: ter as bênçãos do trio que baterá o martelo: governador Elmano de Freitas, ministro da Educação, senador Camilo Santana e o prefeito Zé Ailton. É fato que essas conversas iniciais revelam ser Florisval um político sem arestas, contudo para viabilizar-se como candidato, precisa estar atento aos movimentos de quem definirá as candidaturas dos dois lados. Entender os gestos do trio petista no campo governista. Na oposição, é outra realidade. Após exercer o seu terceiro mandato de presidente da Câmara, Florisval garante estar preparado. E, claro, argumenta que seu desejo é apenas ouvir opiniões. De público, Florisval não assume a sua pré-candidatura e se coloca à disposição do grupo ligado ao prefeito Zé Ailton. Hoje, sua meta é ter o apoio de Zé Ailton, Camilo e Elmano.

Previdência de Juazeiro tem um grande salto

O prefeito Glêdson Bezerra está comemorando o excelente resultado alcançado pelo Instituto Previne Brasil. A situação da previdência dos servidores de Juazeiro do Norte ficou em 71º lugar no Ceará, e 1º do Crajubar. É preciso fazer uma comparação com os resultados da gestão passada, do ex-prefeito Arnon Bezerra. Em 2020, Juazeiro do Norte ocupava a última colocação no Ceará, entre os 184 municípios. Houve um avanço de 112 posições em dois anos durante a gestão Glêdson. Segundo o prefeito de Juazeiro, o cenário hoje é outro e comprova como se deve tratar o dinheiro público. Faz festa, do caixa apresentar R$ 100 milhões em investimentos.
Disse me disse…

Houve disputa entre PDT, PT e MDB na montagem da Mesa Diretora da Assembleia do Ceará. Mas, está tudo superado. O presidente Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas mostraram habilidade e muito diálogo.

Assim, Evandro Leitão será reeleito presidente por mais dois anos. Não tem adversários. É candidato único.

A 1ª Vice-presidência continuará com o petista Fernando Santana, e a 2ª Vice com o pedetista Osmar Baquit.

O motivo da briga entre partidos: a 1ª Secretaria, que era ocupada por Antônio Granja, não reeleito.
Governador Elmano e Evandro aceitaram as ponderações do presidente Eunício Oliveira.

O 1º Secretário será mesmo Daniel Oliveira. O 2º suplente emedebista, Leonardo Araújo, será nomeado secretário de Assuntos Federativos.

Desculpe a ignorância, neste confronto entre Prefeitura e Câmara de Juazeiro do Norte, tem como alguém estender a mão para um acordo de paz e a população não perder U$80 milhões?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ