Jornal do Cariri
Camilo não engole manobra de Ciro Gomes
05/07/22 0:00

Camilo Santana não esconde mais sua irritação com Ciro Gomes. Também tem reclamado da ausência de Cid Gomes nos debates sobre a escolha do candidato do PDT. No sábado (02), Camilo se reuniu com os quatro pré-candidatos do PDT na Residência Oficial. O encontro foi tenso. E Camilo chegou a bater boca com Roberto Cláudio. A governadora Izolda Cela se meteu e saiu em defesa de Camilo. Roberto Cláudio não recuou um milímetro em suas posições. Camilo se declarou enganado por Ciro, pois antes dele se desincompatibilizar, não foi colocada na mesa da sucessão, a proposta da realização de uma pesquisa para definir o candidato. A pesquisa Quaest foi feita e os resultados favorecem a candidatura de Roberto Cláudio. Camilo disse que essa forma de impor o candidato é inaceitável. Roberto Cláudio rebateu Camilo, argumentando que é um critério que merece ser respeitado: seu melhor desempenho diante da candidatura de Capitão Wagner, oposição.

Izolda se irrite com estratégia de pesquisa

Indignada. Foi assim que ficou a governadora Izolda Cela quando se reuniu com Ciro Gomes, ainda no dia 28 de junho, e lá foi informada que o PDT realizaria uma pesquisa do instituto Quaest para definir o candidato do partido ao Abolição. Nesse mesmo dia, Izolda já disse a Ciro que rejeitava esse único critério. Mas não fez nenhum comentário público sobre sua posição contrária. Firme, Izolda repetiu sua repulsa ao modelo de pesquisa para escolher o candidato do PDT durante a reunião com Camilo, Roberto Cláudio, Mauro Filho e Evandro Leitão, no sábado (02). Como não houve consenso, e sim um aprofundamento do racha interno, a governadora Izolda Cela disse que ia procurar pessoalmente ao senador Cid Gomes, para ter um téte-a-téte e resolver essa confusão. Até agora, Cid se ausentou da decisão sobre o nome do PDT, entregando essa tarefa a Ciro Gomes. Ciro tirou Camilo da coordenação desse projeto e indicou o presidente regional do partido, deputado André Figueiredo. Está distante uma saída para acabar esse conflito.

Oposição aos FG não sabe se marchará unida

O presidente regional do PL, prefeito Acilon Gonçalves, explicou que a posição a ser decidida pelo partido sobre a sucessão no Ceará, depende diretamente da vontade do presidente Bolsonaro. O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, disse que “se o Capitão Wagner declarar apoio à candidatura do presidente Bolsonaro, o PL fecha aliança com o União Brasil, e vota em Wagner”. Agora, se esse acordo não vingar, o PL deverá ter candidato próprio ao Abolição. Hoje, o nome escolhido é do ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Wagner e Acilon tem conversado quase todos os dias sobre a união das siglas. O que impediu até agora o anúncio do acordo é encontrar uma solução , pois Ciro e Cid Gomes como também os quatro pré-candidatos do PDT veem repetindo, sistematicamente, que Wagner é o candidato de Bolsonaro. Essa ligação umbilical desfavorece à campanha de Wagner, diante do favoritismo de Lula no Ceará. Entretanto, Wagner não descarta fechar com o PL e dividir seu palanque com o candidato ao Planalto, do seu partido, Luciano Bivar e também com presidente Bolsonaro. Essa questão deverá estar resolvida até o final de julho, quando acontecem as convenções do PL e do União Brasil no Ceará.

Camilo vira Doutor Honoris Causa da Urca
 
Emocionado, o ex-governador Camilo Santana recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Regional do Cariri (Urca), na sexta-feira. Camilo não quis falar sobre aliança e sucessão, pelo menos abertamente. Mas, nos bastidores, Camilo teve espaço para fazer a discussão política com os prefeitos Glêdson Bezerra (Juazeiro), Zé Ailton (Crato), Guilherme Saraiva (Barbalha), Libório Leite (Assaré), Edmilson Leite (Caririaçu) e Aniziário Costa (Jardim). Fortaleceu sua candidatura ao Senado e o nome de Izolda Cela à reeleição. O evento, que atrasou cerca de duas horas, chegou a ser criticado pela pouca presença de público. Na saída do evento, Camilo observou ser a segunda vez que se decepciona com a articulação no Crato. Ele lembrou a inauguração da estrada para o monumento de Nossa Senhora de Fátima, com a presença da governadora Izolda Cela, que não ocorreu do jeito que imaginava.
 
Glêdson decidido por Fernando e Giovanni
 
Depois de avaliar os três pré-candidatos a deputado federal de dentro de casa, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, está decidido a votar no seu vice, Giovanni Sampaio, para Câmara Federal. Estavam na lista outras opções: o ex-chefe de Gabinete, Carlos Macedo, e o médico Daniel, filho de Normando Sóracles. Ajudou na decisão a boa articulação de Giovanni na região, onde ele já fechou apoios com pelo menos sete prefeitos. E Camilo Santana assumiu compromisso de ajudá-lo na conquista de novos votos, embolando a disputa por duas vagas no PSD, partido de Giovanni. Em ascensão com sua pré-campanha, Giovanni tem mostrado viabilidade. Mesmo não havendo ainda o anúncio do apoio do prefeito Glêdson, já circula até foto pelas redes sociais. A outra definição de Glêdson é endossar à reeleição do deputado Fernando Santana, confirmada ao próprio Camilo Santana, que deram-se senador, durante a entrega do Título de Doutor Honoris Causa, na Urca. A chapa de Glêdson é toda governista. Resta uma dúvida: em quem Glêdson vai votar para governador.
 
Guilherme Saraiva quer a paz no cenário estadual
 
O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, tem se revelado um importante pacificador na disputa estadual entre PT e PDT. Filiado ao PDT e muito próximo ao ex-governador Camilo Santana, o prefeito barbalhense tem conversado corriqueiramente sobre o assunto com Camilo, um dos protagonistas da discussão estadual. Em Barbalha, o clima pacífico entre os partidos é fruto da sua discussão interna sempre a favor da aliança. Guilherme tem defendido com entusiasmo a continuidade do acordo PDT-PT e Camilo estaria ouvindo sempre esses argumentos. No fim de semana, Camilo sentou com Guilherme e os dois discutiram demoradamente sobre o assunto. A ideia de Guilherme é arrefecer a tensão entre PDT-PT e, para isso, tem acompanhado todas as agendas do ex-governador no Cariri, atuando como um bombeiro.
 
Disse me disse:
 
O ex-prefeito de Fortaleza e um dos pré-candidatos ao Governo pelo PDT, Roberto Cláudio, recebeu o Título de Cidadão Juazeirense, no último dia 30 de junho.
 
Prestigiado por prefeitos, deputados, vereadores e dezenas de lideranças da região, Roberto Cláudio impressionou pela firmeza. Fez muitos amigos.
 
Acompanhando o ex-governador Camilo Santana pelo Cariri, o deputado estadual Fernando Santana fez a discussão política.
 
Fernando deixou claro que o nome preferido é o da governadora Izolda Cela. Disse que a pesquisa retrata o momento e deu exemplo de Camilo em 2014 que iniciou com 4% e venceu.

MDB, comandado por Eunicio Oliveira, realiza encontro estaduais para discutir aliança com Capitão Wagner nos dias 13 e 14 de julho.

Desculpe a ignorância, Camilo Santana aceitará calado a rasteira que Ciro Gomes deu ao deixá-lo sair do Abolição e só então barrou à reeleição da governadora Izolda Cela?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ