Jornal do Cariri
Camilo mostra força na Assembleia
Evandro Leitão deve ser eleito presidente da AL-CE nesta terça (08). Reprodução Instagram
Donizete Arruda
08/12/20 0:00

O governador Camilo Santana mostrou ser hoje a maior liderança política do Ceará, ao eleger o novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça-feira (08). O senador Cid Gomes queria impor a candidatura de Guilherme Landim ou outro nome ligado diretamente aos FGs, mas Camilo ouviu e provou que hoje quem dá as cartas no Estado é ele. Ciente que o Governador deseja que Fernando Santana fosse escolhido sucessor de José Sarto, eleito prefeito de Fortaleza, Cid tratou logo de vetá-lo. Acostumado com a truculência dos Ferreira Gomes, Camilo não se desgastou. Comprovou ser um craque na astúcia política. Absorveu o veto ao seu candidato, porém deu um rasteira em Cid e Ciro Gomes. Vetado Fernando Santana, Camilo escolheria outro nome. A desculpa oficial do veto é que o candidato tinha de ser do PDT, maior bancada no parlamento cearense.


Governador provou quem manda mesmo


Não houve atritos de Camilo com Cid ou Ciro Gomes. O presidente da Assembleia, José Sarto, nem se envolveu nas discussões. Camilo comunicou a Cid que o novo presidente a ser eleito seria o atual 1° Secretário, Evandro Leitão, do PDT. Estava obedecido o critério exigido pelos FGs a Camilo. Leitão é deputado ligado diretamente ao Governador, que não tiveram como impedir a indicação. Preferiam outra opção, mesmo que não fosse Guilherme Landim. Mas, não houve espaço para negociações. Camilo bateu o pé e afirmou estar resolvida a escolha do presidente. Seria Evandro Leitão, apresentado nesta segunda (07) e eleito nesta terça-feira como o sucessor de Sarto.


Controle majoritário da Mesa Diretora


Havia um compromisso na gestão atual, que quem ocupasse algum cargo não poderia repeti-lo no período 2021-2022. Camilo mudou essa norma. Queria que seu principal aliado, deputado estadual Fernando Santana continuasse exercendo a 1ª Vice-presidência. E foi além: manteve o deputado estadual Daniel Oliveira, do MDB, do seu parceiro político Eunício Oliveira, como o 2° Vice-presidente. Como assim? Os FGs fariam então a 1ª Secretaria. Nada feito. De novo, o governador Camilo Santana falou que a vaga seria de um deputado do PDT, porém com ligação direta com o Abolição. O ungido: Antonio Granja. Dos sete membros da Mesa Diretora, Camilo ficou com cinco. Além desses quatro, ainda nomeou Audic Mota como 2º Secretário. Os outros dois membros: Erica Amorim e Apostolo Luiz Henrique são mais próximos de Camilo do que dos FGs.

Está em jogo governo tampão em 2022


Ao bancar o nome de Evandro Leitão para presidência da Assembleia, Camilo Santana começa a construir sua candidatura ao Senado. Hoje, é desejo de Ciro Gomes e dos FGs impedir que Camilo deixe o Abolição em abril de 2022, para concorrer a uma vaga de senador. Nesta segunda (07), o prefeito reeleito de Sobral, Ivo Gomes, esteve com o senador Tasso Jereissati. A reunião comprova que Tasso é o candidato de Ciro e Ivo para o Senado Federal. Tanto, que Tasso já se lançou como pré-candidato à sucessão de Davi Alcolumbre à presidência do Senado. Com o controle da Assembleia, Camilo pode sonhar em deixar o Abolição junto com Izolda Cela e eleger um governador que governará por nove meses, que assegure a sua eleição ao Senado Federal. Os FGs perderam essa batalha.

Golpe sujo para Camilo ficar no cargo


Se os FGs resolverem jogar baixo, mantendo a vice-governador Izolda Cela no cargo, para obrigar Camilo Santana a ficar até o final do seu mandato, o Governador pode fazer isso, contudo, não descartem um rompimento, hoje improvável. Camilo quer ser senador em 2022 e não abre mão dessa possibilidade. Ciro e Ivo Gomes vetam essa candidatura. Cid Gomes preferia que ele seguisse seus passos e não disputasse as eleições daqui a dois anos. Entretanto, se Camilo insistir, Cid até o apóia, no entanto, a máquina do Estado estará a serviço da reeleição de Tasso. Camilo quer virar esse jogo. Por isso, o governador tampão tem que ser um aliado dele e aceito pelos FGs. Anotem aí: Fernando Santana é uma alternativa para ser o governador por nove meses. Evandro Leitão continuaria presidente da Assembleia.  

Crise na passagem para novo Governo

 
A equipe de transição em Juazeiro do Norte está passando por uma crise entre os indicados pelo prefeito Arnon Bezerra. Ninguém quer ficar na equipe que discute o setor da saúde. A motivação para a discórdia é a presença da ex-secretária de saúde, Francimones Albuquerque, indicada por Giovanni Sampaio para compor a equipe de Glêdson Bezerra. A debandada começou pela secretária Glauciane Torres, que pediu para sair alegando problemas de saúde na família. A saída de Glauciane foi acompanhada pelo seu sub-secretário que, sequer, deu satisfação. O ex-secretário Lucemilton, também, descartou compor a equipe. Os três se retiraram, inclusive do grupo de WhatsApp da gestão. Deixaram o prefeito Arnon na mão num momento difícil. Mas, apesar dos abandonos, o trabalho está sendo  conduzido pelo chefe de gabinete Nildo Rodrigues.

 
Disputa acirrada na Câmara de Juazeiro

 
Depois do presidente Darlan Lobo ter sugerido que teria uma reeleição fácil, com a promessa de 11 dos 21 votos da Câmara, a situação virou. O vereador eleito, Beto Primo, lançou sua candidatura ao Legislativo e garante: tem o apoio do deputado estadual Nelinho Freitas, candidato derrotado, e do prefeito eleito Glêdson Bezerra. Na lista de Darlan existem, pelo menos, quatro vereadores eleitos que vieram dessas duas coligações. Nelinho e Glêdson ainda não se pronunciaram sobre a disputa. Há quem garanta que Darlan não é o ideal para ambos. Glêdson chegou a ser qualificado por Darlan como traidor e Nelinho teria se decepcionado com Darlan, que prometeu mudar de lado e não o fez. Darlan, por sua vez, mantém a confiança na reeleição. Mas, com certeza, não esquece 2017, quando perdeu depois de uma mudança de lado da vereadora Aninha Teles, no último dia. Detalhe, prefeito eleito Glêdson Bezerra não está falando nada.
Glêdson aprendeu rápido o caminho

O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, assumiu uma posição de liderança no Ceará. Esteve em Brasília, onde foi recebido em ministérios e com a bancada federal, defendendo interesses não apenas de Juazeiro do Norte, mas também do Cariri. Glêdson desempenha um papel que a população cobrava dos seus últimos representantes. Sabe cobrar e exigir o respeito que Juazeiro e o Cariri merecem. Também tem um comportamento exemplar nas negociações com as autoridades, que com essa postura, o elogiam e notam a mudança de qualidade na administração pública. Juazeiro do Norte vem evoluindo. Agora, o caminho é Glêdson Bezerra honrar seus compromissos. Não será complicado, pois por sua primeira viagem à Capital Federal, ficou claro, que o Ceará está vendo surgir mesmo um líder, fato alvissareiro para a democracia no Estado.

 
 
Disse me disse...

 
Depois de abandonar Arnon, o ex-secretário Lucemilton está de malas prontas para Barbalha. Articula uma indicação na gestão Guilherme Saraiva.
 
Antes de pousar em Juazeiro do Norte, Lucemilton fez parte da gestão Ronaldo Mattos em Crato. Virou profissional de cargos de indicação.

Prefeito Guilherme Saraiva não definiu a função que sua futura esposa ocupará na gestão. Em Barbalha, todos dizem que ela é a prefeita de fato. Isso não acaba bem.


Guilherme é do diálogo. Saiu grande das urnas e será o prefeito de Barbalha. Quem disser o contrário, tenta criar intrigas.
 
No Crato, o vereador Bebeto Anastácio está se despedindo da Câmara, mas sem esquecer seu veio investigativo. Quer deixar uma CPI em curso.

 
Bebeto garante que vai aprovar uma CPI para investigar a empresa responsável pelo 0800 da saúde. Até agora, o pedido não foi encaminhado.
 
Ainda na Câmara do Crato, a reta final do ano legislativo tem sido pouco prestigiado pelos vereadores que não foram reeleitos.
 
Nomes como Lunga, Mauricim e Jales nem participam mais das sessões, que foram reduzidas a uma por semana. Falta quórum e projetos. 

  
Desculpe a ignorância, o governador Camilo Santana enquadrou de verdade os irmãos Ciro e Cid Gomes nas eleições da Mesa Diretora da Assembleia do Ceará?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ