Jornal do Cariri
Camilo leva recado direto dos FGs
Donizete Arruda
15/09/20 0:00

O governador Camilo Santana levou um susto com o discurso do prefeito Ivo Gomes em sua convenção, em Sobral, na sexta (11): “quero agradecer ao senador Tasso Jereissati pela solidariedade, pelo apoio  à nossa candidatura. É muito importante pra mim, pro Ciro, isso também. E vou dizer aqui, Ciro, o que disse pra ele (Tasso) quando a gente conversou sobre o vídeo. Eu acho que esse é o momento de recompor e dar um destino final. O desfecho que deve ser a história”. A tradução desse pronunciamento, Ciro chorou. Ivo avisou ao irmão que apoiará à candidatura de Tasso Jereissati ao Senado em 2022. E Ciro também declarou, lá em Sobral, que estará ao lado de Tasso. Essa decisão provoca mudanças no futuro político de Camilo. Ou fica até o final do Governo, ou se desincompatibilize para disputar um mandato de deputado federal ou concorre ao Senado contra Tasso, dividindo os irmãos FGs, pois o senador Cid Gomes tenderia a ficar ao seu lado. Entretanto, esse episódio impõe reflexões ao Governador.

Eleições em Juazeiro estão divididas

O rolo compressor do governador Camilo e do senador Cid Gomes para convencer partidos da base a aderirem à reeleição de Arnon Bezerra não foi nada fácil. As resistências foram monumentais. PDT sai miúdo dessa eleição, já sabendo antes das urnas serem abertas que não elegerá sequer um vereador. Gilmar Bender tem negociado seu destino. Apoiar à candidatura de Glêdson Bezerra ou ficar neutro. Glêdson está otimista. No PT, a situação é desmoralizante para um partido que se vangloriava de sua democracia interna. O PT de Juazeiro está sob intervenção da direção nacional. Depois dessa medida de força, a sigla tende a desaparecer no Município. Já no PSB, partido hoje mais próximo de Camilo, a ex-deputada Ana Paula Cruz é candidata contra Arnon. E até o ex-prefeito Raimundo Macedo, aliado do ex-senador Eunicio Oliveira, que dizia abertamente seguir às orientações de Camilo, tomou outro rumo: apoiar o PSDB de Nelinho Freitas. Nota-se que unir aliados em torno de sua candidatura não foi uma missão de sucesso para Arnon. Houve até um incidente: balões de festa encobriram o nome do DEM no painel do Arnon em sua convenção. O DEM chegou a apoiar Arnon, todavia mudou e passou a votar em Nelinho.

Glêdson começa campanha como líder

Os quatro candidatos à prefeito de Juazeiro do Norte - Arnon Bezerra, Nelinho Freitas, Ana Paula Cruz e Glêdson Bezerra - prometem uma disputa eleitoral onde não há favoritismo. Arnon conta a seu favor a máquina municipal e o apoio do governador Camilo e do senador Cid Gomes. Contra ele, tem sua administração com seus problemas na Polícia Federal, além da ameaça de ter sua candidatura impugnada na Justiça Eleitoral. Seu principal concorrente é Glêdson Bezerra, que inicia a campanha liderando as pesquisas e sendo apontado como o verdadeiro nome de oposição. Quem tenta se credenciar e surpreender aos dois principais nomes da corrida em Juazeiro é o deputado Nelinho Freitas, com sua união com Raimundo Macedo. A última candidata, Ana Paula Cruz, espera convencer os eleitores juazeirenses que sua postulação é para valer.

Intervenção é o fim da democracia

Questionado por seus filiados e dirigentes municipais nos últimos anos, a direção nacional do PT deu uma demonstração de que as tensões internas tem razão de ser. O caso Juazeiro do Norte é a verdade atual sobre a democracia petista. Simplesmente, ela não existe mais. O PT virou apenas mais um partido a ser usado como moeda de troca e servir aos interesses de seus caciques. No domingo (13), durante a convenção da legenda, os convencionais decidiram pela manutenção da decisão do “encontro de tática eleitoral”, que tirou posição pela candidatura própria. A decisão implodiu o acordo proposto pelo governador Camilo Santana, para que o partido indicasse o vice-prefeito de Arnon Bezerra. Mas, uma resolução da direção nacional atropelou a convenção municipal, mantendo a vontade de Camilo e dos FGs, de compor com Arnon, indicando o advogado da Aceni, Gabriel Santana. O nome de Gabriel Santana foi imposto e, segundo a determinação, os dissidentes estão ameaçados de serem expulsos. O ex-prefeito Manoel Santana continua dando as cartas, sob a liderança do deputado José Guimarães.

Bender saiu bem grande e pequeno

Na acirrada articulação de Juazeiro, o maior destaque foi sem dúvida o empresário Gilmar Bender, do PDT. Gilmar, chegou a se credenciar com uma ampla aliança, mas perdeu a queda de braço com o senador Cid Gomes e ficou fora do páreo. Foi massacrado, porém se tornou o que nunca fora, uma liderança política, por ter tido a coragem de enfrentar a força hegemônica dos Ferreira Gomes. Essa posição de Bender o fez grande perante a opinião pública, contudo pequeno diante de seus comandados no PDT. Bender esqueceu de atuar para fortalecer a chapa de pré-candidatos a vereador e está sendo acusado de negligência e abandono. A falta de atuação inviabilizou as candidaturas à reeleição das vereadoras Rita Monteiro e Aninha Teles, que não devem ser sequer mais candidatas. De um segundo lugar nas eleições de 2016, o PDT de Juazeiro estará totalmente fora da disputa de 2020 e sem nomes na Câmara Municipal da mais importante cidade do Cariri. Em 2016, foram quatro vereadores eleitos . As duas vereadoras prometem denunciar Bender ao Diretório Nacional.

Convenção de Zé Ailton representada

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, do PT, mostrou força política durante a sua convenção no dia 13. Foi uma das poucas convenções que reuniu tantas lideranças, como o governador Camilo Santana. O evento acabou reunindo o maior número de políticos do Ceará e do País. Zé Ailton referendou a vaga de vice-prefeito para o pedetista André Barreto. Além do governador Camilo, participaram ao vivo, o deputado estadual Fernando Santana e o deputado federal José Guimarães. E enviaram mensagens gravadas de nomes como os secretários de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Diassis Diniz; da Educação, Eliana Estrela; o ex-senador Eunício Oliveira; além do ex-presidenciável Fernando Haddad e do ex-presidente da República, Lula. A presença de Camilo mostra o nível de envolvimento pessoal de Camilo na reeleição de Zé Ailton.

PF continua investigando Aceni

A Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu - Aceni - é alvo de apuração da Polícia Federal por suspeita de ter ganho contratos na área de saúde no município de Avaré, São Paulo, em negociatas da facção paulista. A secretária da Saúde, Glauciane Torres, do Governo Arnon, em nota oficial admitiu que a Aceni está sendo investigada pela própria administração municipal, por suas ligações perigosas. Estranhamente, o prefeito Arnon, o PT nacional e os interventores que deram um golpe no diretório municipal de Juazeiro de Norte indicam um advogado da Aceni para vice de Arnon. Essa manobra dentro do PT, para agradar a Aceni, macula a candidatura Arnon. O melhor era o prefeito pedir para o PT trocar seu vice. Se mantiver esse vice, terá que dar justificativas convincentes durante toda a campanha sobre esses negócios entre ele, o seu vice e a Aceni.

Disse me disse...

Médica Gabriela Macedo é candidata de oposição à prefeito pelo Patriotas, em Campos Sales.

Prefeito Moesio Loiola desagradou sua base ao escolher como seu candidato, o sobrinho Romulo Loiola, do PDT.

Essa eleição em Campos Sales promete ser uma das mais acirradas no Cariri.

No Crato, a candidatura da professora Zuleide Queiroz está ganhando forte adesão dos movimentos sociais e dos professores da Urca.

Zuleide aparecesse bem colocada em sondagens de preferência de votos, em consequência dessa adesão.

Hoje, a oposição à reeleição do prefeito Zé Ailton é a candidata do PSOL, Zuleide Queiroz.

Nomes tradicionais oposicionistas no Crato perderam prestígio e, se tiverem juízo, desistem. Só assim, evitam um vexame nas urnas: o último lugar.

Giovanni até tentou livrar Camilo Santana das suas críticas, por ter tido tanto envolvimento na operação de atropelamento de partidos para fortalecer à reeleição de Arnon.

Apesar de todo esforço de não colidir com o Governador, Giovanni não conseguiu.

Na verdade, a velha amizade balançou. No entanto, ambos precisam ter capacidade de superar essa crise política entre eles.

Em Barbalha, falta diálogo das oposições. É o que diz o pré-candidato do Cidadania, Expedito Júnior. Ele reclama não saber quem fala pelo governador.

Diante dessa sua indignação, Expedito anunciou a manutenção da sua pré-candidatura e pode ser, mais uma vez, o fiel da balança contra o candidato de Camilo em Barbalha.

Desculpe a ignorância, o PT não tem vergonha de indicar o advogado da Aceni como candidato a vice-prefeito de Arnon Bezerra?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ