Jornal do Cariri
Camilo e Cid Gomes não se encontram na Expocrato
18/07/23 0:00

A relação entre o ministro Camilo Santana e o senador Cid Gomes está longe de um rompimento, porém é inegável o clima tenso deixado depois da reviravolta no PDT. Cid Gomes assumiu o partido e começou a dar as cartas nas articulações do partido para as eleições municipais do próximo ano. A intenção do presidente estadual interino do PDT, Cid Gomes, é, no mínimo, eleger 60 prefeitos pedetistas e outros 50 em aliança com o PDT. Cid Gomes quer retomar o controle da política do Ceará para uma banda da dividida oligarquia Ferreira Gomes, comandada por ele. O seu irmão, Ciro Gomes, está decidido a permanecer no PDT, entretanto fazendo dura oposição ao próprio Cid Gomes, a quem só o trata como “traidor” e ao ministro Camilo, a quem acusa de querer dominar sozinho politicamente o Estado. O nervosismo no ambiente político dos antigos amigos e aliados, Camilo e Cid Gomes, ficou aparente durante a Expocrato, quando os dois não se encontraram. E nem se esforçaram para aparecer juntos. Cid foi à festa na sexta-feira, enquanto, depois da abertura, Camilo só apareceu para o encerramento, no domingo seguinte.

Elmano não engole modelo político de Cid

A relação do governador Elmano de Freitas com Cid Gomes é e continuará sendo fria. Elmano não confia no estilo da família Ferreira Gomes. E nunca aceitou às agressões de Ciro Gomes a Lula na última campanha. Calou-se, porque tanto Lula quanto Camilo pediram o seu silêncio. Elmano está sempre pronto para responder a Ciro. E também a Cid Gomes. Prefere se manter distante dos conflitos. está certo. Elmano não vai se meter na confusão do PDT do Ceará. Soube da briga entre o presidente nacional, André Figueiredo, e o ministro Camilo Santana. André Figueiredo não engoliu a indiferença que recebeu de Camilo na abertura da Expocrato. Mesmo presente no palanque da festa, não teve seu nome citado por Camilo. André Figueiredo não aceitou essa atitude. Viajou para a Croácia, e promete responder a Camilo na liderança nacional do PDT. André Figueiredo tem repetido que o PDT merece respeito do Abolição. E ele, retomará o controle do partido já em dezembro. O mandato de Cid Gomes é curto. No esforço de não aumentar a crise com o PDT que é grande, aliados de Camilo propagaram na Expocrato não existir qualquer tensão entre ele e Cid. Justificam que Camilo e Cid Gomes tiveram apenas um desencontro de agendas. Não é bem assim: a turma de Cid Gomes reclama de fogo amigo nas críticas ao promotor aposentado Leitão Moura, à frente da gestão da Expocrato. Leitão é sogro de Cid Gomes.
 

Guimarães articula filiação de Guilherme para o PT
Uma reunião na sexta-feira, num restaurante de Juazeiro do Norte, selou o futuro do prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva. Guilherme deve se filiar mesmo ao PT. Essa articulação foi feita pelo deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães, com as presenças do vice-prefeito Vevé Siqueira e dos vereadores do PT barbalhense. O entendimento começou a ser construído pelo ministro Camilo Santana, ainda na campanha de 2022, quando Guilherme, mesmo sendo do PDT, decidiu apoiar à candidatura do petista Elmano de Freitas ao Abolição. Fiel a Camilo, o prefeito Guilherme aproveita, agora, para estreitar as relações com Guimarães, uma das maiores lideranças do partido no Estado. E candidato à senador em 2026. Guimarães faz todas as suas apostas em fazer o máximo de prefeitos do PT em 2024. Em Barbalha, Guilherme Saraiva tem uma reeleição bem pavimentada.
 

Guilherme Landim dá tom entre PDT e PT para 2024
Não haverá unificação da base do governo Elmano de Freitas. Pelo menos, 3 dos 13 deputados estaduais do PDT devem continuar com as críticas ao Abolição. Essa avaliação é do deputado estadual e líder do PDT na Assembleia, Guilherme Landim, que afirma: é bom aprender a conviver com essa situação, com dissidências na bancada. Para o líder pedetista, o ideal é que fossem pacificadas as posições. Mas, reconhece Guilherme Landim que é preciso trabalhar com a realidade do momento: o PDT está e continuará rachado. Guilherme Landim garante que o presidente estadual interino, Cid Gomes, irá propor um entendimento e até anunciou a formação de uma comissão para dialogar. Essa postura da nova direção cearense do PDT, contudo, não abre mão de criticar as posições adotadas pelo PT nas últimas eleições nas disputas eleitorais em Fortaleza, sempre de enfrentamento aos nomes lançados pelo PDT, quando o PT ocupava o comando do Governo do Estado. Guilherme Landim é o deputado estadual mais próximo a Cid Gomes. Seu nome está na mesa de negociações com governador Elmano, como exigência de Cid Gomes para suceder Evandro Leitão na Assembleia Legislativa.
 

Roberto Pessoa constrói aliança com Elmano
Na Expocrato, um dos camarotes mais prestigiados foi do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Por lá, passaram políticos aliados ao governador Elmano de Freitas e de oposição ao Abolição. O ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, era um dos entusiastas do lançamento de uma candidatura contrária à reeleição do prefeito Guilherme Saraiva, em Barbalha. Inelegível, Argemiro está fora da corrida eleitoral. Será apenas cabo eleitoral. Roberto Pessoa confirmou aos presentes, que disputa no ano que vem sua reeleição. Descartou, apesar de ter sido estimulado a ser candidato ao Governo do Ceará em 2026. Seu grande objetivo é conseguir um novo mandato à frente da prefeitura de Maracanaú. No Cariri, Roberto Pessoa manterá seu trabalho político “ajudando a seus amigos” em vários municípios da região sul do Ceará. A novidade nas eleições de Maracanaú, com reflexos no Cariri, é que o governador Elmano de Freitas deve apoiar à reeleição do prefeito Roberto Pessoa. O PT, através de Elmano, Camilo e José Guimarães, pode até indicar o vice-prefeito na chapa de Roberto Pessoa. Esse acordo tem o mérito de fortalecer e muito à reeleição do governador Elmano.

André Barreto cobra acordo para ser candidato
O vice-prefeito de Crato, André Barreto, vai tentar sua filiação ao PT, para se viabilizar na disputa do próximo ano. André tem reclamado o cumprimento de um suposto acordo feito entre o ministro Camilo Santana e o deputado federal André Figueiredo, em 2020, para que ele fosse o sucessor do prefeito Zé Ailton Brasil. O PT diz que, se houve o acordo, esqueceram de combinar com o deputado federal José Guimarães, que já colocou como critério, ser filiado ao PT. André tem tentado um encontro com Camilo para discutir sua saída do PDT e seu ingresso no PT. Contudo, a articulação não está nada fácil. Barreto continua sendo o candidato de André Figueiredo, mas Camilo, agora, demonstra mais interesse pelo nome da secretária de Educação do Estado, Eliane Estrela. Já Guimarães tem preferido o silêncio. Entretanto, o candidato precisa mesmo é das bênçãos do prefeito Zé Ailton Brasil.
 
Disse me disse…

 
No domingo de encerramento da Expocrato, Camilo recebeu muitas reclamações com relação a gestão da Expocrato, hoje com a Accoa.
 
Reclamaram da falta de atenção em relação aos altos preços praticados na festa. A Câmara do Crato já estuda uma resposta às empresas gestoras.
 
Uma foto com o deputado federal José Guimarães, o prefeito Zé Ailton e o articulador Roberto Brasil, circulou nas redes sociais no Crato.
 
A foto selou a manutenção de Roberto, pai do vereador Lucas Brasil, na base governista. Pelo menos, por enquanto, Lucas se mantém no PCdoB.
 
O Crato chora a morte do sindicalista e presidente do PDT por décadas, Júnior Matos, que faleceu nesta segunda-feira (17), de infarto.
 
Júnior dedicou sua vida à militância de esquerda e ao ativismo sindical. Presidiu por décadas o sindicato dos Servidores do Crato. Era suplente de vereador.

Desculpe a ignorância, o prefeito Glêdson Bezerra vai trocar o Podemos pelo PDT ou União Brasil?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ