Jornal do Cariri
Camilo dividido entre candidatos ao Senado
06/06/23 0:00

A festa de aniversário do ministro da Educação, Camilo Santana, na noite de sábado (03), em sua residência no Caldas, em Barbalha, foi marcada pela simplicidade e discrição. Havia apenas 80 convidados, entre familiares, autoridades e políticos. Destaque especial para o governador Elmano de Freitas, para o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, além dos senadores Cid Gomes e Augusta Brito, e dos deputados federais José Guimarães e Eunício Oliveira. Presentes também os deputados estaduais Fernando Santana e Agenor Neto. Para prestigiar o aniversariante Camilo, compareceram ainda o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante e o empresário Chiquinho Feitosa. De Juazeiro do Norte, um único político convidado: vice-prefeito Giovanni Sampaio. O evento social começou cedo: às 18h e às 23h havia acabado. Nas conversas, algumas constáveis: somente Cid representando a oligarquia Ferreira Gomes, derrotada por Camilo. Outro fato que chamou a atenção: os 05 principais pré-candidatos a senador nas eleições de 2026- Chiquinho Feitosa, Guimarães, Eunicio Oliveira, Cid Gomes e Evandro Leitão - estavam animados e trabalhando desde agora para conseguirem as bençãos de Camilo. O ministro da Educação, Camilo Santana, impôs uma regra: durante a noite não falou de política.


Roberto Pessoa mais perto da base governista

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, está cada vez mais alinhado às demandas da base aliada, ligada ao governador Elmano de Freitas e ao ministro Camilo Santana. Na última aparição ao lado do governador Elmano de Freitas, em Jardim, no Cariri, Roberto Pessoa foi saudado como “grande amigo”. Roberto e Elmano inauguraram o trecho da rodovia que liga Jardim a Penaforte. A reivindicação foi da base de Roberto na cidade e ele foi pessoalmente agradecer a Elmano e a Camilo, que havia assinado a ordem de serviço ainda como governador. É o terceiro evento do governo Elmano prestigiado por Roberto Pessoa e, se depender de Elmano, serão muitos. Fez questão de deixar bem claro, como valoriza essa relação. Um dos líderes da oposição, Roberto estaria se reaproximando do Governo do Estado pela certeza do distanciamento dos irmãos Cid e Ciro Gomes do novo projeto comandado por Elmano e  Camilo. Essa avaliação é da deputada federal Fernanda Pessoa, filha e herdeira política de Roberto Pessoa.


Capitão Vieira comemora mais uma vitória na Justiça

O grupo de vereadores de Juazeiro do Norte, liderados por Beto Primo, sofreu nova derrota na Justiça. Esses parlamentares que contestam a eleição do presidente Capitão Vieira Neto, em março, queria a anulação do processo eleitoral  por abuso de poder. Depois de uma decisão desfavorável na primeira instância, essa turma recorreu ao Tribunal de Justiça do Ceará e teve uma nova derrota. A posição do juiz Matheus Pereira Júnior, na quinta-feira (02), é esperada como definidora para apaziguar a Câmara. Na decisão, o juiz Matheus fala em interesse pessoal se sobrepondo ao interesse público. O presidente Vieira Neto, comemora o resultado e tem falado em pacificar a Casa e a relação entre os poderes Executivo e Legislativo. Vieira tem estendido a mão ao prefeito Glêdson Bezerra, confiante que Vieira continuará presidente até 2024, passando pela sucessão de Juazeiro e deve articular para ter uma posição de protagonista nas eleições municipais.

Florisval apresenta cartaspara sucessão do Crato

O presidente da Câmara do Crato, Florisval Coriolano (PRTB), não tem medido esforços para mostrar sua viabilidade para ser o nome ungido pelo prefeito José Ailton Brasil (PT) na disputa do próximo ano. Aliados de Florisval têm repetido que ele tem trânsito com Zé Ailton, com a grande maioria dos vereadores e forças da política nacional, como o deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula. Florisval estaria criando uma base de apoio com vereadores, líderes partidários e de comunidades, além de entidades ligadas aos segmentos empresarial e comercial. Trabalha nos bastidores para fortalecer seu nome para o momento de sentar na mesa com Zé Ailton e Guimarães, de quem é aliado histórico. Florisval votou em Zé Ailton desde a primeira candidatura a deputado estadual e, em Guimarães, nas três últimas, indicando, inclusive, sua coordenação na última eleição. Quer cobrar essa conta, mas apresentando sua viabilidade eleitoral.

Giovanni condena novadivisão territorial
Não terá limites para que Juazeiro do Norte recupere o território perdido para o Crato e Barbalha. Essa é a garantia do vice-prefeito de Juazeiro, Giovanni Sampaio, que tem repetido que Juazeiro do Norte não aceitará passivamente essas alterações na sua área. Os territórios perdidos têm cerca de 2 mil moradias e significam uma baixa de quase 20 mil pessoas. Giovanni avalia que o Município foi muito prejudicado com uma lei sancionada de forma ilegal, por não terem obedecido os ritos previstos pela Constituição . Giovanni disse já avisou ao ministro Camilo Santana e ao Governador Elmano de Freitas, que Juazeiro irá questionar a lei na Justiça. Com as novas fronteiras, Juazeiro do Norte perde, além de território, recursos financeiros. Giovanni mandou um recado bem claro: vai querer saber quem são os verdadeiros amigos de Juazeiro do Norte.


Governador confirma Giovanni na direção
Conciliador, o vice-prefeito Giovanni Sampaio reservou um período de 15 dias para dirimir todas as dúvidas do Ministério Público do Ceará, antes de assumir como contratado do ISGH - organização social que administra o Hospital Regional do Cariri - a direção geral dessa unidade hospitalar. A confirmação da escolha ocorreu durante a inauguração da CE 390, ligando Jati-Penaforte, quando o governador Elmano de Freitas fez o anúncio da escolha de Giovanni para a direção geral do Hospital do Cariri e demonstrou confiança na futura gestão. Agora, fica definido: enquanto Giovanni estiver nessa função não assumirá interinamente à prefeitura de Juazeiro do Norte. Há incompatibilidades jurídicas. E ele tem ciência disso. No comando do Hospital Regional do Cariri, Giovanni pretende humanizar a administração. Uma de suas primeiras medidas será acabar com proibição do acesso de médicos ao hospital do Cariri. Outra proposta a ser implementada pelo novo diretor geral Giovanni Sampaio será a adoção da transparência em todos os contratos. Como se percebe, Giovanni quer promover uma profunda reformulação na qualidade dos serviços do Hospital Regional do Cariri.

Disse me disse…
Deputado Yuri do Paredão se dividiu entre os bancos da igreja: governista - Fernando Santana, prefeitos José Ailton, Guilherme Saraiva e Giovanni Sampaio - e oposicionista - Deputado Danilo Forte, prefeito Roberto Pessoa, Argemiro Sampaio e Rommel Feijó - na missa de abertura da festa de Santo Antônio, em Barbalha.

Deputado Eunício Oliveira disse que, em Juazeiro, o partido não toma nenhuma decisão sem ouvir Raimundão e Davi. Eunício, que é presidente do MDB no Ceará, garantiu que Davi de Raimundão só não será candidato a prefeito, se não quiser. 1º suplente de deputado federal, Nelinho negocia uma saída do MDB. Contudo, não está fácil encontrar outro partido grande que dê respaldo a uma candidatura à prefeito. Eunício tenta segurá-lo e encaixá-lo no governo Elmano. Até agora, sem sucesso.

Governo Elmano não tem tido um bom diálogo com Juazeiro. Não respondeu ao ofício encaminhado pelo prefeito Glêdson Bezerra, com o pedido de estrutura para o Juaforró, enviado em janeiro. A bronca da gestão juazeirense é que houve concessão para estrutura da Festa de Barbalha e até para o São João do Mirandão, no Crato. Glêdson não é aliado do Abolição. 

Desculpe a ignorância, quem foi o penetra que compareceu à festa do ministro Camilo Santana em Barbalha e nem presente levou?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ