Jornal do Cariri
Camilo deve concorrer ao Senado
18/05/21 0:00

O jornal Folha de São Paulo, edição de domingo (16), traz reportagem - Governadores pretendem conduzir sucessão e prevêem mandato sem fim – que revela que Camilo Santana irá se desincompatibilizar no próximo dia 30 de março de 2022, para disputar o  mandato de senador. Segundo a matéria, Camilo continuará filiado ao PT e sua candidatura terá o aval do presidenciável Lula. Outra informação publicada pela Folha de São Paulo: a aliança do PT com o PDT dos irmãos Ciro e Cid Gomes permanecerá no Ceará, através de um palanque duplo, onde Camilo pedirá votos para Lula e o senador Cid Gomes, provável candidato ao Governo, se encarrega de levantar a bandeira do irmão Ciro como seu candidato a presidente. Na teoria, está tudo acertado. Porém, há muitas dúvidas e questionamentos a serem respondidos tanto por Lula, quanto por Ciro, e pelos partidos envolvidos, o PT e PDT nacional e cearense. Certo mesmo, só que a decisão do governador Camilo deixar o governo para enfrentar as urnas e ser o novo senador do Ceará a partir de 2023.

Governador começa a fazer consultas

Apesar de sua candidatura ao Senado já ser notícia nacional, o governador Camilo Santana deflagrou um processo interno de consultas individuais aos prefeitos de sua base de apoio. Inicialmente, priorizou fazer uma consulta aos prefeitos do Cariri, onde é maior sua proximidade política. Nos últimos 15 dias, pelo menos 18 prefeitos foram ouvidos por Camilo sobre seu desejo de concorrer ao mandato de senador no ano que vem. Nas reuniões, Camilo esclarece que tanto ele quanto a sua vice, Izolda Cela, irão se desincompatibilizar. Izolda será candidata a deputada federal. Quem assumirá o Governo do Estado é o atual presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana. Desse modo, Fernando Santana não mais irá ser candidato a uma vaga à Câmara Federal. Permanecerá na Assembleia. E nesse acordão entre Camilo e Cid Gomes, o governador Evandro Leitão não terá direito à reeleição. Seu mandato será de 09 meses. O candidato a governador será uma indicação dos FGs. Hoje, o ex-prefeito Roberto Cláudio sonha com esse lugar, mas os escândalos envolvendo seu nome queimaram suas pretensões. O mais provável é um retorno de Cid ao Abolição.

Tem dúvidas? Fale com Santana do Cariri

Ao se encontrar com o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade Werton, na última semana, em Fortaleza, o governador Camilo tinha na pauta dois assuntos. O primeiro era a liberação de R$ 18 milhões para a construção do Complexo Turístico de Benigna, que inclui um  monumento de 20 metros em homenagem a primeira Beata cearense. Além da estátua, o projeto inclui o erguimento de um santuário, salas administrativas, espaços de convivência e estacionamento para carros, motos e ônibus, segundo ficou definido na reunião entre Camilo e o prefeito Samuel Cidade Werton. O segundo assunto do encontro foi a pesquisa formulada pelo Governador ao seu aliado sobre suas pretensões de deixar o Abolição e ser candidato ao Senado em 2022. Mesmo filiado ao DEM, o prefeito Samuel Cidade Werton disse a Camilo que estará ao seu lado, e assegurou que o município de Santana do Cariri dará a maior votação da história a um candidato ao Senado. O Governador ouviu. Balançou com a cabeça, consentindo que é sua disposição ser candidato, e não como recuar nessa candidatura.

Consulta a prefeitos tem mesmo perfil

O governador Camilo Santana pretende ouvir nos próximos 120 dias – se não tivermos problemas com uma terceira onda de covid -  quase todos os 184 prefeitos do Ceará. Na sua contabilidade para pesquisar  como os prefeitos estão vendo a sucessão do senador Tasso Jereissati, Camilo quer ouvir até mesmo os prefeitos que hoje não fazem parte de sua base de apoio. Sabe, antecipadamente, que esses administradores não irão votar nele, mas quer antecipar quem serão seus adversários na disputa eleitoral de 2022. Por enquanto, o governador Camilo já ouviu 18 prefeitos. Todos foram unânimes em estimular a sua candidatura e dar aval a manutenção do acordo entre PDT e PT. Esse é o desejo de Camilo, que depende do apoio do presidenciável Lula, e também de como irá se comportar o presidenciável cearense Ciro Gomes. Camilo crê que ele e Cid Gomes possam superar as divergências de Brasília, mantendo a aliança no Ceará.

Ciro escolhe Lula como principal inimigo

O convencimento de Ciro Gomes que estará no segundo turno presidencial e que seu adversário será Lula ameaça a aliança do PT, leia-se governador Camilo Santana com o PDT dos irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará. Ciro resolveu mirar todos seus ataques em Lula. O bombardeio maior dele é no ex-presidente, e o que sobra de suas forças dedica ao presidente Bolsonaro. Nesta segunda, Ciro anunciou que o Centrão irá abandonar Bolsonaro. Já em relação a Lula, os ataques foram violentos: “ Vou para cima (de Lula)”. E cumpriu a ameaça: “Lula é a parte central da corrupção. Lula é o maior corrupto da história moderna brasileira." As agressões a Lula não pararam por aí. Ciro foi além em sua entrevista ao jornal Valor Econômico: “ Lula está se esforçando apenas para retomar o poder.” Prossegue, dizendo que o presidenciável petista esqueceu que “ mesmo tendo parido Dilma, a crise fiscal”. E fulminou: “ Lula arrebentou a economia brasileira e agora se coloca como a solução para recuperar o País.” Para concluir, foi além na desconstrução de Lula: “ Fica na lambança, prometendo a volta de um passado idílico que é mentira”.

Lama contra Lula desagradou até a Lupi

As declarações de Ciro Gomes ao Valor Econômico enfureceram ao PT, a Lula e também ao presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Ciro ficou isolado. Lupi disse que “ a etapa agora é salvar o Brasil do Bolsonaro”, numa resposta que Ciro está atuando como linha auxiliar do presidente da República para desmontar a candidatura de Lula. Lupi não se conteve e desautorizou a Ciro sobre os ataques a Lula em entrevista ao site O Antagonista: “... Eu, penso que o principal alvo da gente (da pré-campanha presidencial de Ciro, do PDT) precisaria ser  o Bolsonaro e o que estou chamando de processo de ignorância, que inclui o presidente e seus seguidores. Mas, o Ciro e outros pensam que, ao mesmo, é importante bater também no Lula, para tentar furar esse bloqueio que fica entre os dois lados. Eu não penso assim. A etapa agora é salvar o Brasil. Em uma segunda etapa, a gente faria um enfrentamento com o Lula, no substantivo, apresentando um projeto de Brasil que a gente imagina ser melhor do que foi. Mas cada um tem o direito de pensar diferente. É a cabeça dele (do Ciro). Eu respeito, mas penso diferente”.

Darlan joga a toalha e vai ficar neutro

O presidente da Câmara de Juazeiro, Darlan Lobo, parece cansado dos quatro meses de lutas intensas contra o prefeito Glêdson Bezerra. Ao voltar de Fortaleza, sem um resultado concreto das articulações, resolveu liberar sua base para compor com o prefeito Glêdson. Darlan confessou a pessoas próximas que precisa se livrar da pressão exercida pelos colegas e que vai repensar sua atuação daqui para frente. Irá anunciar ser independente e irá trabalhar pelo Juazeiro. Não será nem oposição, nem situação. A decisão frustrou parte da oposição, que agora ficará sob o comando definitivo do vereador Capitão Vieira, que garante ter forças para cassar Glêdson.

Glêdson adota tolerância zero na Câmara

O prefeito Glêdson Bezerra resolveu mudar a estratégia no enfrentamento ao núcleo duro da oposição na Câmara, hoje comandado por Capitão Vieira. No dia 5, advogados de Glêdson protocolaram pedido de interpelação judicial contra o vereador Janu, por informação falsa com o objetivo de denegrir sua imagem. O vereador disse, em entrevista a uma rádio, que a suspensão da licitação do lixo teria sido por corrupção e suspeitas de direcionamento ao empresário Gilmar Bender. A verdadeira motivação foi a exclusão de consórcios na concorrência. Agora, o vereador terá que provar o que falou. Janu tem até o dia 20 para apresentar as provas, sob pena de responder judicialmente. A interpelação é apenas o primeiro recado.

Disse me disse...

  • O lockdown adotado pelo prefeito Guilherme Saraiva, em Barbalha, tem tido repercussão negativa e enfrenta manifestações nas ruas.
  • Mal assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, Rafael Branco já conseguiu virar  o novo vice-líder do MDB na Casa.
  • Crato pegando fogo! O vereador Gabriel Figueiredo é acusado de agredir o blogueiro Ismael da Silva, o Ismael da Mídia, com um soco.
  • O blogueiro teria compartilhado uma notícia contra o vereador. Gabriel nega a agressão, mas há testemunhas se propondo a depor para provar o contrário.
  • Em Juazeiro, a candidata a vereadora Maria Bertoso, do DC, não teve nenhum voto nas últimas eleições, mas recebeu verba partidária. MP Eleitoral de olho nela. No Cariri, são três municípios investigados.
  • Eunício Oliveira (MDB) terá novo encontro com o ex-presidente Lula nesta terça-feira, 18, em São Paulo.
  • O PSD deve ir parar no Crato nas mãos do ex-candidato a prefeito, Aloísio Brasil.
  • A articulação está sendo encabeçada pelo prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que sonha com uma votação para a candidatura a deputada federal da sua mulher, a vereadora Eliane Braz

Desculpe a ignorância, até quando Lula e o PT suportarão calados os ataques de Ciro Gomes?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ