Jornal do Cariri
Camilo defende candidatura de Fernando a prefeito de Juazeiro
Guimarães revelou que candidatura de Fernando é uma "diretriz" de Camilo
Foto: Reprodução do Facebook
Robson Roque
30/01/24 0:00

O ministro da Educação, Camilo Santana, teve uma conversa com Fernando Santana, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, durante um encontro familiar, onde não escondeu a sua preferência pela candidatura do próprio Fernando Santana a prefeito de Juazeiro do Norte. Para Camilo, o cargo de prefeito de Juazeiro projeta lideranças para todo o Ceará.

O ministro ressalta que se Fernando pensar grande na política, ser prefeito de Juazeiro será um passo importante. O Partido dos Trabalhadores já sinalizou que depende apenas da confirmação do próprio Fernando, para lançar pré-candidatura na disputa pela prefeitura de Juazeiro, contra a reeleição de Glêdson Bezerra (Podemos).

Nos próximos dias, os diretórios municipais do Cariri deverão agilizar as definições de candidaturas a prefeito. A prioridade deve ser dada às cidades onde não há disputa interna ou com partidos aliados, para que as candidaturas sejam anunciadas em março. O partido pretende lançar candidaturas próprias em 63 municípios cearenses e chegar às eleições, em outubro, com pelo menos 50 prefeitos.

Alguns gestores já começaram a se filiar, como os prefeitos de Barbalha, Guilherme Saraiva, e de Nova Olinda, Ítalo Brito, que deixaram, respectivamente, PDT e PP. O advogado Luã Almino também ingressou no partido como pré-candidato do PT em Potengi. Ele será apoiado pelo atual gestor, Edson Veriato, que não concorrerá à reeleição em razão do tratamento contra um câncer.

Líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, José Guimarães argumentou que os diretórios municipais terão “uma enorme responsabilidade de ampliar o diálogo” para, “na hora certa, a gente bater o martelo”. Ele ainda promete “apressar” as tratativas, em busca de definições, sobretudo em Juazeiro do Norte, onde o partido espera apenas o “sim” do deputado estadual Fernando Santana, para representar o PT na disputa contra a reeleição do atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

Citando governos estaduais anteriores, em que os partidos do governador possuía mais prefeituras no Ceará, Guimarães considerou que está na hora do PT ter mais destaque nos municípios. O deputado estadual De Assis Diniz também considera que o PT deve encabeçar chapas nas principais cidades do Ceará, “para que ele seja o maior partido da base, o que foi natural com todos os outros que tiveram o seu governador. Então, o PT também tem direito a esse protagonismo”, defende.

Na outra ponta, o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) aguarda a definição do concorrente, vindo da base aliada a Camilo e ao governador Elmano de Freitas. A expectativa do gestor é de que lideranças de partidos aliados desembarquem após a definição. Com isso, ele tentará convencer dissidentes para apoiarem sua tentativa de reeleição. Para a chapa de Glêdson é cogitado o vice Diogo Machado. No último dia 25, Eunício Oliveira, presidente do MDB – Ceará, lançou a pré-candidatura do deputado estadual Davi de Raimundão à prefeitura de Juazeiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ