Jornal do Cariri
Camilo decreta toque de recolher
18/02/21 0:00

O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta quarta-feira (17), toque de recolher entre as 22h e 5h, em todo o Estado. A decisão está entre as restrições para conter o avanço da segunda onda da pandemia no Ceará. No pacote, também está a proibição da circulação em espaços públicos a partir das 17 horas; a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas; e o trabalho remoto para todas as esferas públicas. Camilo vai manter, também, algumas determinações específicas do decreto de Carnaval, com o funcionamento do comércio até 20 horas, de segunda a sexta, e até 17h nos fins de semana. O novo decreto, que entra em vigor nesta quinta-feira (18), tem validade até o dia 28 de fevereiro.

 Camilo cobra vacinas de Pazuello

Num encontro virtual tenso entre os governadores e o ministro da Saúde, General Pazuello, Camilo Santana cobrou vacinas para o Ceará. Outros governadores fizeram a mesma cobrança. Disseram que não há mais vacinas para prosseguir imunizando a população nos estados. General Pazuello tentou apagar o incêndio da revolta da falta de planejamento da Saúde, que não adquiriu vacinas capaz de resolver a contaminação por covid no Brasil. Na busca para agradar os governadores, o ministro da Saúde, General Pazuello, confirmou que irá liberar recursos para pagar os leitos que precisam ser montados nessa segunda onda da pandemia em todas as unidades da federação . Essa boa notícia favorece nas despesas dos leitos que estão sendo montados em Juazeiro do Norte, Barbalha e em outros municípios do Ceará. Mesmo tendo assegurado verbas para leitos, Camilo não ficou feliz: ministro Pazuello, o Ceará exige vacinas.

Darlan anda bastante nervoso

O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Darlan Lobo, está à beira de um ataque de nervos. Não aguenta mais as cobranças do seu grupo para resolver a situação com o prefeito Glêdson Bezerra. A pressão foi tanta, que o presidente teve que ser resgatado, por aliados mais próximos, de um estado preliminar de depressão. Darlan queria entregar os pontos, mas foi convencido do contrário. Abatido, saiu do fundo da rede, em sua casa, para articular mais uma investida contra a administração municipal. A Câmara aprovou, na sessão do dia 11, um pedido de Tomada de Contas Especial, apesar da gestão estar com apenas 40 dias de mandato. Darlan lamenta a falta de prestígio, depois de prometer aos vereadores uma participação efetiva na administração, fato que não acontecerá. Os 14 vereadores-eleitores de Darlan, até agora, tiveram que se contentar com os cem abraços que receberam na campanha para a eleição da Mesa Diretora. Os vereadores querem mais aconselho de Darlan ao final de cada mês.

Arnon e Argemiro viram aliados

 Uma reunião entre os ex-prefeitos de Juazeiro, Arnon Bezerra, e de Barbalha, Argemiro Sampaio, está motivando várias especulações dos aliados do governo Camilo Santana no Cariri. Arnon e Argemiro estiveram na casa do comunicador e promoter Marcos Peixoto. Ele faz assessoria de imprensa para Argemiro. Os três estavam na companhia do médico Alcides Muniz e quem conhece garante que o assunto não desviou da política. Argemiro é candidato a deputado estadual e procura aliados para fazer parcerias eleitorais. Na base do governo, o encontro é avaliado como uma afronta a Camilo, já que Argemiro será candidato de oposição. Para pessoas próximas, Arnon e Argemiro minimizam o encontro dizendo que têm amigos em comum.

Disputa pela liderança do PT

 O confronto entre os vereadores do PT no Crato está sem controle. A tensão da vez foi a liderança do partido na Câmara. A vereadora Lurdes de Carlim se colocou como nome para assumir o posto, mas acabou sendo implodida pelo vereador Pedro Lobo, que não abriu mão da posição. Na reunião da bancada para decidir, cada vereador votou em si e o processo foi inviabilizado. A decisão acabou nas mãos da Executiva Municipal, que escolheu Pedro Lobo. Lurdes se sentiu traída. A briga interna deixa a ideia de ruptura total na bancada. Lurdes já entendeu como funciona o PT e promete tomar o comando de Pedro Lobo na próxima eleição. Para isso, tenta convencer os membros da Direção Municipal a se juntarem a ela. O prefeito Zé Ailton Brasil assiste essa confusão de camarote.

Ivo Gomes desiste de candidatura

 O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, participou de uma DR, em seu Instagram, na noite de segunda (15), quando declarou que larga a vida pública no dia 31/12/2024, quando conclui seu mandato à frente da Prefeitura. Esse anúncio de sua desistência muda o tabuleiro eleitoral sobre o futuro político do governador Camilo Santana. O desejo de Camilo é ser candidato ao Senado em 2022, porém, sua candidatura depende do aval do senador Cid Gomes. Sem Ivo ser candidato ao Abolição, quem pode ter de ser candidato é o próprio Cid Gomes, que não gostaria de largar sua vida de senador. Alega ter compromissos com os eleitores que o colocaram no Senado para cumprir oito anos de mandato. Sem Cid na disputa como candidato do PDT, a opção passa a ser Roberto Cláudio, um nome que não é do coração do governador Camilo.

 Roberto Cláudio escapa da Federal

O ex-prefeito Roberto Cláudio se cacifou para ser o candidato dos Ferreira Gomes à sucessão de Camilo Santana: ganhou um presente da Polícia Federal, nesta quarta (17). O inquérito que investigou irregularidades na construção do Hospital de Campanha do Presidente Vargas foi concluído pela PF sem que Roberto Cláudio tenha sido denunciado pela prática de quaisquer ilegalidades. Os indícios de fraudes identificados não foram suficientes para comprometer a figura de Roberto Cláudio. Ele escapou de uma denúncia por corrupção. A Polícia Federal decidiu encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Ceará. No MPCE, Roberto Cláudio se sente mais seguro de que não corre mais riscos de ser preso por fraudes nessa obra, que foi desmontada e agora está fazendo falta porque Fortaleza vive uma segunda onda do covid bem mais forte do que a primeira.

 Bender articula candidatura a vice

As oposições aos Ferreira Gomes começam a trabalhar mais cedo na formação de uma chapa competitiva ao Governo do Estado e ao Senado Federal. Hoje, o nome com maior popularidade e chances de ser candidato a governador com o apoio do presidente Bolsonaro é o deputado federal Capitão Wagner. Outra alternativa é o senador Eduardo Girão. Essa opção não empolga tanto. Entretanto, uma definição já está tomada pela cúpula dos líderes da oposição no Ceará: a vaga de vicegovernador será indicado pelo Cariri. Hoje, o candidato mais provável para ser ungido na dobradinha com Capitão Wagner é o empresário Gilmar Bender. As negociações estão adiantadas. Houve até sondagem a Bender. Que disse aceitar conversar.

DISSE ME DISSE

Pelos corredores da Câmara de Juazeiro, o assunto é quando o prefeito Glêdson vai ceder às exigências do presidente Darlan. Os aliados do presidente Darlan espalham que é uma questão de tempo o prefeito Glêdson recuar.

Aos que avaliam que Glêdson não vai ceder, o aviso é direto: já passou tomada de contas, CPI e ainda tem muito mais. O MP acompanha a tensão.

 Essa guerra patrocinada em tão curto prazo pela Câmara de Juazeiro contra a administração de Glêdson Bezerra pode cobrar um alto preço dos vereadores. É só aguardar.

 Adepto do consenso e da paz, o vereador Adauto Araújo avalia que passou da hora de Glêdson ter um líder. Perguntado se ele aceitaria, disse que não.

A bomba no Crato é a informação de que Aluísio Brasil não será candidato em 2022. Deve apoiar Manoel Salviano, na disputa a deputado federal.

Na disputa estadual, Aluísio quer apoiar Argemiro Sampaio. Porém, espera uma indicação do Podemos. A costura é do senador Eduardo Girão.

Ainda no Crato, o professor Érico deve ser indiciado por maus-tratos de animais. Sua chácara foi invadida pela Polícia após denúncia. No local foi encontrado um cão faminto, com sinais de maus tratos. O animal foi resgatado.

Nas redes sociais, ativistas da proteção aos animais tentam colar a imagem de agressor a do professor. Érico é proprietário de uma escola particular. Érico tem direito a apresentar sua defesa.

Desculpe a ignorância, o presidente da Câmara, Darlan Lobo, quer mandar no prefeito Glêdson Bezerra para poder dar abraços em seus vereadores aliados?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ