Jornal do Cariri
Camilo dará palavra final sobre candidaturas no Crajubar
Ele abre definições de chapas majoritárias em maio
Foto: Redes Sociais
Madson Vagner
02/04/24 0:00

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), principal liderança da base aliada dos governos Lula e Elmano de Freitas no Ceará, deve iniciar as conversas sobre as definições das chapas majoritárias, ainda abertas, somente em maio. Segundo a assessoria do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), a informação foi revelada em uma conversa do deputado com Camilo, no início de março.

Falando do início das discussões no Estado, Camilo teria colocado Juazeiro como prioridade para iniciar a articulação. O ministro disse que em abril iniciará as conversas com os partidos - sobre a aliança - e depois falará sobre as definições da chapa majoritária. A conversa teria sido incentivada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), depois de questionar Davi sobre a situação de Juazeiro.

As articulações da base em Juazeiro continuam sendo feitas pelo pré-candidato do PT, deputado estadual Fernando Santana. Em conversas com Davi, que reafirma sua pré-candidatura, Fernando ressaltou que a decisão final deve vir do ministro Camilo. Davi tem deixado claro que discute compor chapa como pré-candidato a vice-prefeito.

A posição de vice na chapa governista é especulada entre os nomes do ex-prefeito Arnon Bezerra, o seu irmão Luiz Ivan Bezerra e o ex-deputado estadual Nelinho Freitas (MDB). Apesar das pré-candidaturas de Arnon e Nelinho, os dois têm deixado claro que podem desistir para apoiar Fernando. No PT de Juazeiro, o nome de Fernando está pacificado.

Em Crato, as discussões devem seguir a mesma dinâmica de Juazeiro e iniciarem de forma definitiva apenas em maio. Pelos menos, sete pré-candidaturas, entre o PT e partidos da base aliada, estão colocadas. O prefeito Zé Ailton Brasil (PT) tem repetido que a previsão de anúncio dos nomes que comporão a chapa majoritária e para depois de junho.

Disputam as vagas, os petistas Pedro Lobo, Eliane Estrela, André Barreto e Rondinele Brasil, além do promotor aposentado Leitão Moura, recém filiado ao PSB, o diretor da Adece, Rafael Branco (PP), e o presidente da Câmara, Florisval Coriolano. Especulações recentes colocaram Rafael, Leitão e Florisval em disputa pela indicação de vice. A informação foi negada por Rafael.

Barbalha é a única do Crajubar que tem sua situação definida. Candidato a reeleição, o prefeito Guilherme Saraiva (PT) já anunciou a permanência do vice-prefeito Vevé Siqueira (PSB) na chapa majoritária. A decisão foi endossada por Camilo, Elmano e Fernando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ