Jornal do Cariri
Camilo corre atrás de vacinar
Donizete Arruda
05/01/21 0:00

O comportamento negacionista do presidente Bolsonaro, de negar a gravidade da covid, de insistir que a pandemia estava no fim, quando iniciava uma segunda onda, e agora em ter criado todas as dificuldades para a vacinação do povo brasileiro, incluindo o cearense, tem tirado o sono do governador Camilo Santana, e também dos novos prefeitos do Ceará e do Cariri, que assumiram os seus cargos na última sexta, 1° de Janeiro. O Brasil não tem vacinas, e muito menos seringas, para imunizar os milhões de brasileiros. O discurso fácil presidencial, que liberou R$ 20 bilhões, esbarra na falta de vacinas para se comprar. Há mais países compradores do que oferta de vacinas no mundo. Nos Estados Unidos, a ausência da vacina é tão visível, que começaram a aplicar meia dose da vacina Moderna. E nós, no Cariri? Os prefeitos do Cariri precisam se reunir e buscar uma solução urgente. Não está nada fácil. O governador Camilo tenta adquirir vacinas de todos os laboratórios. Tem esbarrado nos erros cometidos pelo Governo Bolsonaro, que deixou o nosso País e o Ceará também sem vacina.

Astrazeneca e CoronaVac – salvadoras

Só há ao alcance da população do Cariri nos próximos 90 dias duas vacinas: CoronaVac e Astrazeneca/Oxford. Se tudo correr bem e o Ministério da Saúde cumprir seu plano de imunização, os beneficiados serão idosos e o pessoal da área de Saúde. Ciente dessas dificuldades, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, tem avançado nas negociações com o Instituto Butantã, para o Município comprar a vacina CoronaVac. O mesmo gesto que tem feito o governador Camilo. Ambos estão corretos em querer salvar vidas. Esses entendimentos são realizados com o governador de São Paulo, João Doria. Essa é a vacina que mais tem chances de chegar logo para imunizar o Ceará e o Cariri. Contudo, a CoronaVac tem a forte oposição do Governo Bolsonaro, que não quer registrá-la na Anvisa, alegando que sua eficácia é pouco superior a 50%. Esquece que a vacina da Astrazeneca/Oxford, que o Brasil só comprou 2 milhões de doses, tem eficácia de perto de 62%. A Índia barrou exportar 2 milhões de doses para nós. A nossa sorte é que quem produzirá essa vacina é o Instituto Fiocruz, que tem sede no Eusébio, aqui no Ceará. Daí crescem as chances dela chegar a todos os cearenses pela pressão que Camilo vem fazendo.

Arnon pretende voltar em 2024
 
Para quem achava que o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, teria enfrentado sua última eleição, se enganou. Arnon garante que retornará à prefeitura em 2024. Antes, está convencido que dará o troco em Glêdson, retomando o cargo que era seu, impedindo a reeleição do atual prefeito. Arnon quer deixar a carreira política com uma derrota. Voltou atrás de sua própria candidatura, admite que o deputado Pedro Bezerra pode não disputar novamente uma vaga à Câmara Federal, mas sua família terá um candidato. Arnon justifica não querer mais voltar para Brasília e, por isso, não encara as urnas em 2022. A surpresa é a escolha de quem disputará a cadeira ocupada na Câmara Federal há décadas por sua família. O deputado Pedro Bezerra sairia de cena para dar lugar a irmã mais velha, Isabela Bezerra. Arnon não abre mão do sobrenome continuar tendo protagonismo na política do Juazeiro do Norte e Pedro estaria propenso a seguir outros projetos pessoais. Pedro voltaria para as empresas. Ainda há tempo para definir quem será o candidato a deputado federal que contará o apoio do Planalto, pois o PTB hoje é o partido que o presidente Bolsonaro pretende se filiar.

Luciano Basílio traiu Arnon cedinho
 
Aliado fiel do prefeito Arnon Bezerra, o ex-secretário de Esportes, Luciano Basílio, nunca enganou a ninguém, só mesmo a Arnon. Nem mesmo Arnon perdeu o cargo e Basílio já abandonou o barco. E o mais grave: saiu atirando no ex-prefeito de Juazeiro, que sempre foi um amigo dele. A decepção de Arnon foi enorme. Não se conformou ao saber dos comentários de Basílio, em toda esquina de Juazeiro. É muita ingratidão. Basílio culpa o próprio Arnon por se reeleger, esquecendo que  abandonou a campanha dele para eleger o irmão William Basílio, conhecido como Bilinha. Aliás, Bilinha nem esconde mais que negocia uma conversa com o novo prefeito Glêdson Bezerra. Alega não querer ser oposição. Gosta mesmo de ser é governista. Sabe que não rende nada ficar contra o prefeito de plantão em Juazeiro. Sobre a traição, Arnon tem reagido com tranqüilidade: entrega a Deus. Não precisa de mais uma frente de conflitos entre tantas que vai enfrentar.
 
Oposição enfraquecida no Crato
 
Apesar da briga com três candidaturas de oposição, que obtiveram boa votação, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, não terá dificuldades na Câmara. O presidente Florisval Coriolano e o prefeito Zé Ailton contabilizam uma base com 14 dos 19 vereadores. Para melhorar o cenário governista, os três candidatos da oposição – Thiago Esmeraldo, Pedro Lobo e Dr. Dudé – também pertencem a base de Zé Ailton. A dúvida é o vereador Dr. Dudé, eleito com a força do promotor aposentado Leitão Moura. Leitão declarou apoio, mas não participou da campanha e continua ausente das discussões políticas no Crato. As posições de Dr. Dudé devem dar o tom do discurso de Leitão.
 
Argemiro traído na disputa da Câmara
 
O ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, sofreu sua primeira derrota após deixar o cargo. Argemiro articulou um nome para vencer a disputa pela presidência da Câmara e acabou derrotado. Imaginava ter a maioria, mas acabou traído por Luana de Rosário, esposa do ex-vereador Rosário Amorim. Fechado com Argemiro, Rosário acabou traindo o grupo e fechando com a candidatura do prefeito Guilherme Saraiva. Rosário havia deixado o grupo governista, liderado pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Fernando Santana, para compor a base de Argemiro. A sua volta foi articulada pelo próprio Fernando Santana. Argemiro governou os quatro anos sem maioria e, agora, na largada, vê seu grupo de oposição perder força. Já Rosário, fica totalmente inconfiável. Em ambas as bases, o ex-vereador que administra o mandato da mulher é apontado como um traidor nato.

Tasso anuncia desistência de 2022

O caminho está aberto para a candidatura do governador Camilo Santana ao Senado em 2022. O jornal carioca O Globo, publicou, em sua edição de domingo (03), a informação que o senador Tasso Jereissati irá se aposentar ao final desse mandato e não concorrerá à reeleição. Sem Tasso no páreo, a família Ferreira Gomes se une em torno do nome de Camilo, que se desincompatibilizará em abril do ano que vem para concorrer ao Senado Federal. Hoje, não há nenhum nome na oposição que se disponha a enfrentá-lo, tamanho o seu favoritismo. Porém, deverá surgir um candidato para fazer dobradinha com o deputado federal Capitão Wagner, que é apontando como o favorito para disputar contra os FGs o Abolição.
 
Disse me disse...
 
PT sob a liderança do deputado José Guimarães fechou apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara.

Guimarães se fortaleceu com o governador Camilo e com os FGs, que também estão apoiando o nome de Baleia, do MDB, contra o candidato de Bolsonaro, deputado Artur Lira.

O primeiro estado que Baleia Rossi deve visitar no Nordeste deve ser o Ceará, a convite do governador Camilo.


Apesar da campanha enxuta, o prefeito derrotado Arnon Bezerra, estaria com saldo negativo de R$ 2 milhões. Todos credores estão tranquilos. Arnon avisou-os que honrará todos seus compromissos.
 
Doadores que prometeram ajudar na reeleição, sumiram depois da derrota. Arnon fez compromissos e vai cumprir, sem essa turma sem palavra.
 
No Crato, o jogo político para 2022 começou. Além dos nomes de Rafael Branco e Dr. Leitão, hoje, suplentes na Assembleia, a corrida pela prefeitura  deve ter outras novidades.
 
O ex-prefeito Ronaldo Mattos estuda disputar uma vaga na Assembleia. Se decidir, vai propor a Rafael e Leitão a disputa pela Prefeitura em 2024.
 
E por falar em eleição, o maior derrotado em 2020 no Crato foi o ex-prefeito Samuel Araripe. Saiu fragilizado e como tendo se submetido aos caprichos do seu ex-adversário, o atual prefeito.
 
Samuel incentivou a candidatura de Dr. Aluísio Brasil e depois declarou apoio a Zé Ailton. Dr. Aluísio tomou seu lugar na liderança da oposição.   

Desculpe a ignorância, quem aceita ser o candidato da oposição ao Senado para encarar nas urnas o governador Camilo Santana?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ