Camilo convida Cid para o PT com aval de Lula
Filiação de Cid enfrenta resistência de lideranças petistas
Robson Roque
18/11/23 15:00

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), revelou, na sexta-feira, 17, que “as portas do partido estão abertas” para o senador Cid Gomes, que está de saída do PDT.

Segundo o ministro, o convite para Cid se filiar ao PT partiu do próprio presidente Lula, que o orientou, na semana passada, a procurar o senador.

De acordo com o jornal O Globo, Cid confirmou o interesse de ir para a sigla do presidente. O governador Elmano de Freitas também é a favor.

Apesar da vontade de Lula, Camilo e do próprio Cid, a filiação tem resistência entre lideranças petistas, a exemplo do deputado federal José Guimarães.

Guimarães defendeu que os ritos internos do PT sejam observados. "Penso que as declarações dos nossos líderes precisam ser discutidas dentro do partido, quando existir pedido de filiação", argumentou.

Embora tenha defendido a aliança entre PT e PDT, Cid Gomes não é bem quisto por algumas lideranças petistas devido a algumas declarações.

Em outubro de 2018, Cid chamou petistas de "babacas" durante um ato pró-Haddad no Ceará durante a campanha presidencial.

Militantes gritavam o nome do presidente Lula depois que o irmão de Cid, Ciro Gomes, considerou que o PT deveria pedir desculpas ao povo brasileiro por ter "criado" a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Lula tá preso, babaca", gritou Cid à época.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE