Jornal do Cariri
Camilo articula Fernando Santana para a disputa em Juazeiro
15/08/23 0:00

O deputado estadual Fernando Santana tem tudo para ser o candidato da base do governador Elmano de Freitas, na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, no próximo ano. O martelo já foi batido pelo ministro Camilo Santana, na última semana. Numa conversa com lideranças do Cariri, Camilo propôs alguns acordos para viabilizar Fernando, consolidando politicamente sua candidatura. Entre as sugestões expostas e executaras: Camilo contemplou Nelinho de Freitas com um cargo na Casa Civil. Assumiu, ainda, o compromisso dele assumir o mandato na Câmara dos Deputados, com uma possível licença de Eunício Oliveira. Ao ex-prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra, a promessa é de ajudá-lo na recuperação da Fundação Leandro Bezerra, hoje sob intervenção do Estado. Ao ex-prefeito Raimundo Macedo e a seu filho, o deputado Davi de Raimundão, caberia a indicação do vice na chapa de Fernando. O caminho é longo até a uma definição. Resistências precisam ser superadas: Raimundão tem dito que a candidatura de Davi tem mais chances de sucesso e que ambos, pai e filho, precisam ser convencidos do contrário. Avalia que está forte, e apenas a vice não basta.


Guimarães ainda não desistiu de candidatura

A entrada do ministro da Educação, Camilo Santana, para definir a corrida eleitoral de Juazeiro precisa ter o cuidado de não ferir as susceptibilidades do líder do governo Lula, José Guimarães. O motivo: Guimarães ainda não jogou a toalha para anunciar que desistiu de ser candidato à sucessão do prefeito Glêdson Bezerra. Daí, Camilo sabe que necessita conversar com Guimarães, para evitar qualquer racha no grupo majoritário do PT cearense, liderado por ele. Guimarães tem expressado, publicamente, que as decisões de candidaturas no Cariri terão de passar “necessariamente” pelo seu crivo. Camilo não se opõe a fazer esse diálogo com Guimarães. Tanto que com o mesmo Guimarães acertou, junto com governador Elmano de Freitas, a filiação do presidente da Assembleia, Evandro Leitão ao PT. E mais: Evandro será o candidato petista à sucessão do prefeito José Sarto, em Fortaleza. Se Elmano, Camilo e Guimarães se entenderam na capital, Juazeiro não será problema. Até porque, o PT juazeirense sempre foi a favor do nome de Fernando. Contudo, Guimarães quer ser ouvido e participar efetivamente do lançamento dos candidatos do PT no Cariri. Afinal, sem prefeitura de Juazeiro, o único plano de Guimarães é se eleger senador em 2026.

Ciro Gomes sendo Ciro ataca Zema de imbecil

Ciro Gomes continua com sua língua afiada. Após, ter anunciado que não é mais candidato a nada, de Ibiza, na Espanha, onde curte férias com seu amigo, o empreiteiro José Carlos Pontes, da Marquise, Ciro respondeu em sua newsletter às agressões do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que chamou os nordestinos de “vaquinhas que trabalham pouco”.  Zema mereceu: “As estapafúrdias declarações preconceituosas e separatistas do governador atual de Minas Gerais, Romeu Zema, ninguém duvide, foram dadas por um motivo vil e um contexto. Zema escolheu o pior caminho: a exploração da ignorância e da boçalidade de seus radicais, o racismo, o preconceito. O Brasil se protege melhor (embora nada garanta) de termos mais um imbecil na presidência. Zema ainda não deu a réplica a Ciro. E nem o senador Eduardo Girão, que defendeu o preconceito de Zema contra cearenses.

Cid Gomes quer dominar prefeituras do Cariri

Sem prestígio em Brasília, e alijado das decisões da política do Ceará, o senador Cid Gomes resolveu remar tudo de novo, repetindo o que fizera com sucesso ainda em 2005, quando conseguiu, no ano seguinte, ser eleito governador do Ceará. Diante do seu desafio de conseguir ser um dos candidatos ao Senado do governador Elmano e de Camilo - as duas vagas estão bastante disputadas, com pelo menos quatro pretendentes: o próprio Cid, Eunício Oliveira, Chiquinho Feitosa e José Guimarães-, Cid resolveu priorizar as eleições municipais de 2024 no Cariri. No sábado (12), participou do pré-lançamento da candidatura do deputado estadual Moésio Loiola à prefeitura de Campos Sales. Também está articulando, firmemente, à candidatura à reeleição do prefeito Glêdson Bezerra, em Juazeiro do Norte. Também prepara candidatos para várias cidades em todo o Cariri. Quer sair das eleições, forte eleitoralmente, para encarar a definição dos nomes de Elmano/Camilo ao Senado.

Vereadores quase às vias de fato na Câmara do Crato

A realização de uma cavalgada foi o estopim para uma acalorada discussão entre vereadores na Câmara do Crato, no último dia 08. Diante dos argumentos reservados à causa animal, o vereador Júnior da Cachoeira acabou enfrentando a vereadora Mariângela, dizendo que os cavalos da cavalgada são melhor tratados que os animais das ONGs que tem “uma ruma de cachorro morrendo de fome”, em referência ao abrigo mantido pela vereadora. O vereador recebeu troco, à altura de Mariângela: Júnior da Cachoeira, o senhor é um vereador “esquenta banco e sem moral" para criticar o meu trabalho. A discussão dos vereadores ganhou as redes sociais e acabou por gerar desgaste para a Mesa Diretora, que não conseguiu impedir esse debate de nível duvidoso entre dois vereadores. Esse bate-boca sofreu críticas nas redes sociais.


Reviravolta na Câmara do Crato com posse de Nando


Está em curso uma grande mudança na composição da Câmara do Crato. A mais impactante: o vereador afastado, Nando Bezerra, pode reassumir seu mandato. Com a licença médica do vereador Gabriel Figueiredo ( PROS ), assumiu a cadeira o suplente Jales Veloso. A confusão continua: nos últimos dias, o suplente Erasmo Morais disse aos quatro cantos do Crato, que havia feito um acordo com o vereador Darcio Luiz, para que ele tire licença médica, cedendo sua vaga para o próprio Erasmo. O que ninguém esperava era a movimentação do ex-vereador Nando Bezerra, que foi afastado pela Justiça no início do ano. Ocorre que Nando Bezerra teria encontrado algumas brechas no seu processo. Isso garantiria o seu retorno à Câmara Municipal do Crato. Um dos principais fundamentos, na alegativa da sua volta: Nando Bezerra não chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores, como determina o regimento interno e a Lei Orgânica do Município.


Disse me disse…

Cariri ocupa os dois importantes cargos da CPI da ENEL: a presidência com Fernando Santana e a relatoria com Guilherme Landim.

Fernando Santana é defensor que a ENEL se mude do Ceará. Tem mais 05 anos de contrato.

Deputado Felipe Mota, membro da CPI, defende um novo leilão, que possa arrecadar bilhões para investimentos no Ceará.

O ex-deputado Eudoro Santana, pai do ministro Camilo Santana, assume o PSB no dia 26, no Ceará. A expectativa é que no Cariri haja mudanças.

Em Juazeiro do Norte, o vereador Lunga, ligado ao ex-deputado Denis Bezerra, deve deixar o partido.

No STF, o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, no processo contra o vereador cratense Marconde da Vila foi pela cassação.

É questão de tempo para o Pleno do STF confirmar a cassação, com o trânsito em julgado. No lugar de Marconde assumirá o suplente Celso dos Frangos.

Desculpe a ignorância, você concorda com a crítica de Ciro Gomes, que o preconceituoso Romeu Zema é um “imbecil”?

PUBLICIDADE
PUBLI_Requerimento_ASV.pdf
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ