Jornal do Cariri
Camilo ameaça trocar candidato
Donizete Arruda
29/09/20 0:00

O governador Camilo Santana esteve no Crajubar no sábado (26), um dia antes do início da campanha eleitoral, e fez reuniões com lideranças ligadas ao seu Governo. Na sua residência, no Caldas, Camilo foi enfático: não admitirá derrota no Crajubar- Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Camilo não descarta, inclusive, a possibilidade de substituição dos candidatos que não deslancharem até a metade da campanha. O Governador garantiu que está monitorando a região e que já existe uma fila à espera das prováveis desistências. Os favoritos são o ex-prefeito Zé Leite, em Barbalha, o sobrinho de Arnon, Pedro Bezerra, em Juazeiro, e o promotor aposentado, Leitão Moura, em Crato. Os três candidatos governistas – Guilherme Saraiva, Arnon Bezerra e Zé Ailton Brasil – ainda não foram informados da estratégia. Aliados apontam um Camilo preocupado com o desempenho dos seus candidatos.

Monitoramento de pesquisa semanal

A preocupação do governador Camilo Santana com o comportamento eleitoral de seus três candidatos – Arnon Bezerra(Juazeiro), Zé Ailton(Crato) e Guilherme Saraiva (Barbalha) está sendo acompanhado por ele próprio, e também com a realização semanal de pesquisas contratadas a institutos nacionais. Camilo não quer ser surpreendido com nenhuma derrota. Há um temor justificado com as dificuldades que o prefeito Arnon terá para registrar sua candidatura. Com o nome na lista dos ficha suja no TCU, Arnon precisa de uma liminar a ser conseguida no Supremo Tribunal Federal (STF). Só que há resistências no STF a concessão de liminares. Arnon mantém o otimismo que conseguirá, como reafirma que passará incólume aos questionamentos da Justiça Eleitoral, de que é inelegível por já ter cumprido dois mandatos ao suceder o irmão, Luiz Ivan. Outro que precisa evoluir seus índices nas pesquisas é o candidato Guilherme Saraiva. Camilo quer que ele assuma a liderança até a metade de outubro. Um desafio e tanto.

Juazeiro em clima de aglomerações

Depois de acionar PTB, PSB e PSDB por aglomeração nas convenções, agora, o Ministério Público Eleitoral apura desobediência aos decretos de distanciamento no início das campanhas. Foram denunciados eventos de adesivaços e carreatas. Pessoas sem máscaras e aglomerações foram devidamente fotografadas e filmadas. Além de receber as denúncias, os promotores estão enviando fiscais aos locais marcados pelas coordenações dos eventos. O adesivaço de Nelinho Freitas, do PSDB, e a carreata de Glêdson Bezerra, do Podemos, estão sendo analisadas pelo MPE. Bem mais distante de uma punição, a caminhada de Ana Paula Cruz, do PSB, em um mercado público, também está sendo analisada. O MPE garante que nenhum evento que desobedeça aos decretos será perdoado.

A briga já começou em Juazeiro

E não poderia terminar em paz e tranquilidade o encontro dos dois maiores eventos do primeiro dia de campanha em Juazeiro do Norte. Enquanto fazia um adesivaço em frente ao shopping, o grupo do candidato Nelinho Freitas foi surpreendido com a passagem da carreata do candidato Glêdson Bezerra. Um dos apoiadores de Nelinho teria dito palavras ofensivas a filha do candidato a vice Giovanni Sampaio. A menina acusou o militante tucano de ter ofendido ao pai. Giovanni foi às redes sociais desafiar o apoiador de Nelinho para fazer o mesmo na sua frente, não a uma criança. O clima pode esquentar daqui pra frente. Esse ambiente hostil é ruim para a democracia. Ambos candidatos devem chamar seus aliados, e pedirem mais responsabilidade. Giovanni promete buscar a identificação do provável agressor para tomar satisfação. Chamou o agressor de “cachorro”. A coordenação de Nelinho disse não ter tomado conhecimento do fato e reclamou da campanha de Glêdson que, para eles, promoveu o encontro.

Aceni poderosa ganha contratos

Mesmo com todas as suspeitas existentes contra a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu  (Aceni), o prefeito Arnon Bezerra não suspendeu a assinatura do contrato dela. Ao contrário, assinou a entrega da administração da UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas. As denúncias que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal, Estadual e Polícia Federal não convenceram a administração Arnon Bezerra a cancelar a licitação que deu a vitória a Aceni. Agora, caberá a Aceni gerenciar esses segmentos da saúde juazeirense. Arnon alegou que a organização social ganhou o processo licitatório legitimamente e não há, até o momento, comprovação do seu envolvimento com as facções, apesar dela estar sendo investigada pela Polícia Federal. Quem comemorou a assinatura dos contratos foi o candidato a vice-prefeito de Arnon, o advogado da Aceni, Gabriel Santana.

PF identificou lobista da Aceni

Já não é mais segredo que o nome do representante da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni) junto à prefeitura de Juazeiro do Norte. Trata-se do socialite, Cassio Sales, com fortes ligações com empresários do ramo financeiro que atuam em São Paulo. Entretanto esses homens que negociam com dinheiro são cearenses. A Polícia Federal deverá apurar o vínculo de Cassio com a Aceni e essas factorings, ou seria fintechs, que dão cobertura a organização social. Por enquanto, as apurações são mantidas em segredo. A descoberta do papel de Cassio Sales, inclusive em reuniões com o prefeito Arnon, é o primeiro passo para descobrir como a Aceni conseguiu prestígio para assumir a gerência de importantes setores da saúde da prefeitura de Juazeiro do Norte. Cassio Sales virou alvo, junto com a Aceni.

Cid Gomes tira licença do Senado

Em dezembro de 2019, o senador Cid Gomes solicitou 121 dias de licença por interesse particular. Assumiu seu lugar o seu primeiro suplente, Prisco Bezerra. Agora, Cid repete a decisão e irá ficar afastado do Senado Federal pelo mesmo período. A novidade é que quem irá assumir a vaga será o segundo suplente, o empresário Julio Ventura Neto. A posse de Julinho, como é conhecido, só acontecerá após as eleições de 15 de novembro. E sua interinidade permanecerá até março de 2021. Com tantas ausências no Senado Federal, Cid Gomes demonstra que sua vocação é o Poder Executivo, e sinaliza claramente que buscará retornar ao Abolição em 2022, na sucessão do governador Camilo. Afinal, em menos de dois anos de mandato, Cid pediu para se ausentar oito meses, sempre por decisão própria. Tanto deve-se ressaltar que está prestigiando novas lideranças de seu partido, o PDT.

Disse me disse...

O prefeito Arnon Bezerra parece preparar uma estratégia diferente para o início da campanha. Nada de grandes eventos, apenas pequenas reuniões.

No domingo, Arnon postou vídeo onde lamenta as mortes por covid-19 e disse que fará uma campanha obedecendo os decretos.

A mesma estratégia parece ter sido adotada pelo prefeito do Crato, Zé Ailton, que iniciou a campanha fazendo defesa política em favor da natureza.

Zé Ailton foi a encosta do Seminário plantar mudas de plantas nos canteiros. A coordenação garante que haverá obediência aos decretos.

Em Barbalha, o prefeito Argemiro Sampaio também parece estar com o pé no freio. Preferiu abrir a campanha com o que tem feito bem: live.

Reuniu seu vice, Ernandes Garcia, e a sua liderança maior, o ex-prefeito Rommel Feijó. Fizeram um debate sobre as realizações da sua gestão.

Em Juazeiro, além de Rita Monteiro e Aninha Teles, que nem foram à disputa, o vereador Tarso Magno está em situação difícil na disputa.

Tarso vive um drama pessoal com a doença do filho, que faz tratamento em São Paulo. Tarso não deve estar presente na sua campanha.

Ainda em Juazeiro, quem está de volta à disputa é o Sargento Firmino. Na eleição passada, votou no filho Damian de Firmino.

Não ficou explicado a volta do Firmino pai. Há quem avalie que não houve obediência do filho Damian em algumas discussões na Câmara.   
Desculpe a ignorância, até quando a Aceni irá atrasar salários dos servidores da saúde em Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ