Jornal do Cariri
Câmaras do Crajubar evitam discussão eleitoral na volta do recesso
Câmaras voltam às atividades legislativas
Foto: Josimar Segundo - CMJN
Jornal do Cariri
30/01/24 14:00

Mesmo com as discussões político-eleitorais se intensificando na região, as câmaras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha devem evitar o debate, com o fim de preservar a imagem das Casas. É unânime, entre os presidentes, que a discussão eleitoral não passe pelo ambiente dos Legislativos, para não atrapalhar as discussões de interesse da população.

Em Barbalha, primeira a retornar aos trabalhos, o presidente Odair Matos (PT) disse que as discussões estão focadas em temas relacionados à cidade, como o Zona Azul e o reajuste da educação, proposto pelo Governo Federal. Odair destacou a diminuição dos períodos de recesso e o aumento no número de sessões, que passaram de 80 para 90. A Câmara voltou no dia 15.

Numa posição mais política, o 1º vice-presidente, André Feitosa (PSB), disse que as discussões devem ser feitas no momento certo, quando a oposição apresentar um nome. André ressalta que, apesar de esperar uma discussão muito intensa, avalia que ela não deverá ser feita na Câmara. Para ele, a Casa não pode ser usada como palanque eleitoral.

Na Câmara de Juazeiro do Norte, as sessões retornam nesta quinta-feira (1º), com a inauguração Sala da Imprensa, que leva o nome do radialista e ex-suplente de deputado federal Normando Sóracles, falecido vítima da covid-19. O presidente Capitão Vieira Neto (MDB) disse que a discussão política será inevitável, mas que a Mesa Diretora trabalhará para evitar, principalmente, para manter a harmonia entre os vereadores. Para ele, a discussão terá o tempo e o lugar certo para ser feita.

Vieira Neto ressaltou que o trabalho será para dar mais visibilidade a projetos como a Procuradoria da Mulher, em parceria com Assembleia Legislativa e aCasa da Mulher Cearense; Ouvidoria mais abrangente, para receber críticas e denúncias; Balcão da Cidadania, que terá novo prédio; além de abrir a Casa para as manifestações da população e incentivar os vereadores a articularem recursos para o Município.

No Crato, o presidente Florisval Coriolano (PRTB) também disse que evitará a discussão político-eleitoral. Mesmo sendo pré-candidato a prefeito, Florisval disse que essa discussão será feita a partir da avaliação do prefeito Zé Ailton Brasil (PT). Florisval destacou que, nesse início de 2024, temas como as tarifas de água e esgoto, consideradas abusivas pela população, devem dominar os debates. A Câmara já enviou convite para que representante da Ambiental Crato (Aegea Saneamentos) compareça na Casa, para explicar as cobranças. As atividades legislativas terão início no próximo dia 5 de fevereiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ