Câmaras de Barro e Potengi continuarão nas mãos da oposição
13/12/22 0:00

Com maioria de vereadores da oposição, as câmaras de Barro e Potengi continuarão divergindo das gestões dos prefeitos George Feitosa e Edson Veriato, respectivamente. Com as atuais formações nos Legislativos, os dois prefeitos já chegaram a desabafos e críticas à atuação nas redes sociais, como apontar prejuízos à população em votações determinadas pelo critério político. No Barro, a presidente Vanda Pereira comandou a articulação que elegeu o vereador Zé Mario, no dia 8, com seis dos 11 votos. Apesar do discurso ameno do novo presidente, prometendo serenidade e diálogo, ele garantiu que dará continuidade ao trabalho de Vanda. O prefeito George acredita no bom senso e na amizade com o novo presidente.Pode se decepcionar. Em Potengi, apenas a chapa da oposição foi inscrita dentro do prazo, dia 5. Nos bastidores, a futura presidenta Vanda Tenório promete manter a CPI que investiga o prefeito Veriato. Sem forças para mudar a eleição, Veriato se mantém em silêncio.

Questionamento na eleição da Câmara de Milagres

O processo que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara de Milagres, ocorrido debaixo de críticas e polêmicas, sofreu um golpe duro, com o pedido de anulação do pleito, realizado no último dia 29 de novembro. Na sessão do dia 5, a vereadora Michelyane Alves impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar por “vícios no processo”. A posse do novo presidente, Ozório Dantas, deveria acontecer imediatamente após a eleição, o que não aconteceu, ferindo o Regimento Interno. O curioso é que Michelyne e seus apoiadores, os vereadores Fernando Sampaio e Jorge Henrique, fazem parte da situação. Mas, a crise na base tem o apoio do vereador da oposição, José Napoleão, que concorda com o pedido.

Câmara de Antonina tem eleição da Mesa anulada

Depois de muita repercussão negativa, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Antonina do Norte foi suspensa pelo juiz da comarca de Assaré, Diogo Schenatto, no dia 09. A eleição foi denunciada por seis dos nove vereadores, que garantiram ter votado no candidato perdedor, Edno Freitas. A fraude é creditada ao atual presidente, Rômulo Sampaio, e ao vencedor da fraude, Elmar Alves. Eles teriam violado a urna e substituído dois votos. Na decisão, o juiz ordenou nova eleição, em até cinco dias dorecebimento da decisão, sob pena de multa de R$ 500 reais por dia, direcionada ao presidente Rômulo. A decisão não ameniza a crise na Casa, que pode levar à cassação de Rômulo e Elmar.

Base rachada para a eleição da Câmara de Altaneira

Sem votos para fazer a Mesa Diretora, a oposição da Câmara de Altaneira apenas assiste à queda de braço entre os vereadores da base do prefeito Dariomar Rodrigues. A crise é entre o atual presidente, Deza Soares, e os “aliados” Professor Nonato e Junior do Povo. A discussão, na sessão do dia 07, foi puxada pela vereadora Rafaela Gonçalves, que cobrou unidade e avaliou o grupo como “verdadeiro centrão”. Rafaela é eleitora de Deza, a quem rasgou elogios. Mesmo assim, ela garante votar em qualquer um do grupo, desde seja uma escolha unânime. Professor Nonato não quis discutir a sucessão na sessão e Júnior garante que há tempo para construir unidade. Dariomar estava na sessão, mas permaneceu calado.

Enquanto isso...

Na Câmara de Brejo Santo, a base aliada da prefeita Gislaine Landim mostrou força e elegeu novamente a Mesa Diretora. O vereador Ranilson Tavares (PDT) foi eleito no dia 07, com sete dos 15 votos.

A chapa vencedora foi a única na disputa e teve apenas nomes do PDT. Talvez aí o motivo de Ranilson não ter um melhor desempenho. Para muitos, oitos votos de abstenção é um mau sinal.

Em Aurora, o prefeito Marcone Tavares acatou a orientação do Ministério Público do Estado e exonerou o secretário de Transportes, José Valdir, e o coordenador de Manutenção de Frota, Francisco Alex.

As exonerações foram publicadas no dia 08. Para o promotor Luiz Cogan, os dois não apresentavam qualificação técnica para os cargos. Um acidente com ônibus escolar em Caririaçu, com três mortes, motivou o pedido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE EDITAL
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ