JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Câmara promete mobilização por hospital infantil no Crato
Unidade pediátrica desafogaria demanda no município
Foto: Câmara do Crato - Divulgação
Robson Roque
10/06/25 15:00

Vereadores do Crato se mobilizam para a construção de um hospital pediátrico no município, que já teve um equipamento do tipo entre as décadas de 1970 e 90. A proposta é motivada pela alta demanda por serviços em saúde para crianças e adolescentes. A medida também visa aliviar a carga do Hospital São Camilo/São Francisco de Assis, que possui maternidade e ala pediátrica. O equipamento tem registrado cenários de superlotação devido a um surto de síndromes respiratórias. 

“A demanda é muito grande e não suporta”, considera a vereadora Ariza Silva (PP), autora da proposta. “Tenho a visão de que seria muito importante para as crianças do nosso município terem esse suporte com hospital pediátrico”, acrescenta.

Atualmente, o Hospital São Camilo atende às demandas por serviços de saúde da população cratense e de outras 11 cidades que compõem a área descentralizada de saúde do Crato: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas. 

Ariza citou a reabertura do Hospital Infantil Maria Amélia, em Juazeiro do Norte, como um modelo a ser seguido. “É um suporte muito bom e, quando uma coisa está dando certo, é bom a gente se espelhar”, argumenta. Ela também prometeu buscar recursos entre deputados estaduais e federais, além de buscar o respaldo do prefeito André Barreto (PT), na busca por aportes financeiros.

A cidade do Crato teve um hospital pediátrico inaugurado em 1973, instalado ao lado do Seminário São José, no bairro Seminário. A unidade foi transferida para o prédio que hoje abriga a Secretaria Municipal de Saúde, no bairro São Miguel, mas foi desativada na década de 1990. “Uma das grandes perdas que a cidade do Crato teve para a área da saúde, e como um todo”, argumenta o vereador Alex Saraiva (PSB), que completa: “o Hospital São Francisco, realmente, não suporta a demanda para atender as crianças do nosso município e da região”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE